segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Dia do Veterinário: dia de fazer uma homenagem!

Dia 9 de setembro, comemorado ontem, é dia do Médico Veterinário. Aproveitando, gostaria de parabenizar todos os meus colegas de profissão por esta data que valoriza a importância e o reconhecimento de um profissional às vezes um pouco desvalorizado por alguns. (ou “...de um profissional que costuma encontrar tantas dificuldades no mercado de trabalho”)

O Veterinário sabe que um animal é uma vida, um organismo que funciona como o corpo humano (muitas vezes até mais complexo, dependendo da espécie). Eles não falam o que estão sentindo, onde dói, o que precisam - e aqui está a função do Médico Veterinário que, por exemplo com a experiência do clínico, consegue “desvendar alguns mistérios” no dia-a-dia de uma clínica.

O Veterinário tem uma gama de áreas de atuação, em todas elas sempre zelando com muito respeito e dignidade pela saúde e bem estar animal. As “especialidades” podem ser por classe, espécie, especificidades dentro de uma determinada espécie, grandes ou pequenos animais, ou até outros setores que envolvem, direta ou indiretamente, várias espécies.

O profissional Veterinário pode fazer clínica e/ou cirurgia (cães e gatos, somente gatos, eqüinos, aves, roedores, caprinos, animais selvagens – zoológico etc.), trabalhar com vigilância sanitária ou outros cargos relacionados com saúde pública (por exemplo em prefeituras, como é o caso do personagem “Lineu”, de “A grande Família”), atuar em frigoríficos, matadouros comerciais e supermercados (no último caso, na inspeção de produtos de origem animal). Indo além, o Veterinário pode dar aula (no curso de veterinária e em outros da área de saúde), conduzir pesquisas acadêmicas públicas ou em empresas privadas e trabalhar na fabricação de rações e medicamentos para animais.

Deixo registrada a homenagem e os agradecimentos em nome dos próprios animais, dos proprietários e daqueles que gostam de bichos. E como li há algum tempo (não lembro aonde, mas foi em um material também de homenagem ao 9 de setembro): “Morro de medo, fico assustado e até bravo, mas você continua sendo meu grande herói”, dizia o cachorro.

Nenhum comentário: