terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sarna: saiba como prevenir e tratar

A escabiose canina, também conhecida como Sarna Sarcóptica, é uma doença de pele (dematopatia) muito temida. Trata-se de uma zoonose, que pode ser transmitida, além do ser humano, para outros animais. A escabiose canina tem como causa um ácaro chamado Sarcoptes escabiei, transmitido por contato direto.

Os sinais clínicos são lesões crostosas e eritematosas (avermelhadas) localizadas primeiramente em pontas das orelhas, cotovelos e membros posteriores, que sempre estão acompanhadas de escoriações decorrentes do prurido (coceira) - o sintoma mais característico da doença. A Escabiose é a doença de pele que mais causa coceira dentre as pruriginosas (normalmente o animal pára de comer e de brincar para se coçar).

O diagnóstico é firmado através de um raspado de pele profundo em que o material coletado é colocado entre lâminas e observado no microscópio.

O tratamento é feito com base na erradicação dos ácaros. Pode ser tópico, com banhos e produtos apropriados, ou sistêmico, também com medicações apropriadas - contra-indicadas em algumas raças de cães, como por exemplo, Collie e Pastor de Shetland. O animal responde rápido ao tratamento, que na maioria dos casos se realiza com sucesso.

Quanto ao ser humano, a Escabiose, quando adquirida, não se prolifera, ficando localizada em alguns pontos como dobra dos braços, na barriga e, na mulher, sob os seios, manifestando-se com várias lesões bem pequenas e avermelhadas. O prurido também é muito intenso nestes locais, principalmente ao dormir, quando normalmente cobrimos o corpo com lençóis ou cobertores deixando os locais acometidos mais quentes e abafados. O tratamento em seres humanos deve ser orientado por um Médico Dermatologista, que deve ser avisado sobre o contato com animal suspeito de escabiose. Assim, o melhor tratamento pode ser mais facilmente prescrito pelo profissional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tem, como eu saber como se previnir

Daniel Lima disse...

A prevenção pode ser feita com medicamentos mensais prescritos por um veterinário e/ou evitando umidade no ambiente do animal, evitando grande concentração de animais e evitando contato com animais de rua ou que não conhecemos a procedência.
Daniel Lima