segunda-feira, 17 de março de 2008

Tumor de mama em cadela – comum, mas “prevenível”

Os tumores de mama surgem na maioria das cadelas em idade geriátrica e, em geral, são malignos. Hoje em dia, já sabemos, através de trabalhos científicos, que esses tumores dependem dos hormônios sexuais da fêmea para aparecerem no organismo e se proliferarem (são hormôniodependentes).

Esses tumores podem aparecer em qualquer uma das dez mamas existentes na cadela (normalmente só se percebe oito mamas, pois as duas mais craniais – mais próximas da cabeça são atrofiadas). Normalmente, iniciam-se de tamanho semelhante a um grão de arroz, podendo ficar bem maior do que uma manga se o tratamento correto não for instituído. Como na maioria dos casos são malignos, o tumor pode se espalhar (o que é chamado de metástase), principalmente em pulmão, fígado e rins.

No início são indolores e conforme vão crescendo a dor pode aparecer por causa da dilatação da pele e compressão de tecidos anexos, e alguns podem até supurar e ficar drenando uma secreção de odor bem fétido. O diagnóstico do tumor é firmado através do exame clínico, mas só podemos saber se é câncer através de uma biópsia.

O tratamento de eleição é cirúrgico, no qual deve ser feita a retirada da cadeia de mamas que envolve o tumor, e nunca somente a retirada do próprio tumor. E por ter relação hormonal, recomenda-se também a castração (ováriosalpingohisterectomia). Sempre que os tumores são retirados devem ser encaminhados para exame histopatológico, que vai dizer qual o tipo do tumor e sua malignidade ou não.

Prevenção
A prevenção pode ser feita através da castração antes do primeiro cio, o que reduz seu aparecimento, segundo estudos, em aproximadamente 98% dos casos. Evitar anticoncepcionais também é bom (‘injeções para não entrar no cio’), pois predispõe o aparecimento do tumor de mama. E importante: o acasalamento não interfere no aparecimento desses tumores, ou seja, é mito a idéia de que ‘A cadela que não cruzar vai ter câncer de mama’.

O prognóstico (‘resultado pós-tratamento’) é bom desde que o tumor seja benigno ou que não tenham indícios de metástase que, quando acontecem não têm tratamento - apenas oferecer qualidade de vida para o animal, por meio de medicamentos adequados, por exemplo analgésicos.

429 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 429   Recentes›   Mais recentes»
Daniel Lima disse...

Oi Marcos, boa tarde.
Não existe nenhuma ração específica; eu sempre recomendo manter uma ração de qualidade e senior pela idade dela.
O que de melhor vcs podem fazer é seguir todas as recomendações do veterinário dela e administrar corretamente todos os medicamentos prescritos por ele.
Boa sorte e obrigado pelo comentário.
Daniel Lima

Carolina S. disse...

Boa tarde.. =)
mt legal aqui... bom para tirar dúvidas.
tenho uma cadela de 11 anos.
ela tem o câncer há 1 ano, mais ou menos.
por estar com idade avançada, o veterinário aconselhou a não retirada do tumor, uma vez que, com a biópsia, o câncer pode espalhar.
passou um tempo, ela teve um problema enorme no útero, que teve que ser retirado. o tumor parou de crescer, mas hoje, observei que o bico da mama está bem inchado.. eu não sei se ele se moveu, ou se continua crescendo (dizem q quando o útero e ovarios são retirados, o tumor não cresce mais)
não quero ter que operar a Milla, mas tb não quero perder ela por causa disso.. (só pra vc saber.. desde o início o tamanho é de meia bola de ping pong - pequeno)

Anônimo disse...

Ola Daniel queria sabe se é comum apos uma catraçao ter inchaço abdominal e tb ter vermelhidao no local dos ponto grata

Daniel Lima disse...

Oi Carolina, com a retirada dos ovários, pode diminuir a chance de aparecer outros tumores ou até aumentar a chance deles estabilizarem, mas se forem malígnos, não importa o tamanho; entende? Por isso que recomendamos a retirada + exames. Mas essa decisão tem que ser tomada com calma e junto com o veterinário dela. Se não estiverem seguros, não façam. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Anônimo, pode acontecer sim, mas o correto é levá-la no veterinário que operou para ter certeza de que está tudo bem mesmo.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Daniel,boa noite.Tenho uma cadela Airedale Terrier de 6 anos, já castrada a 4 anos,porén após a castração a cadela entrou no cio, procurei o veterinário que fez a cirurgia e o mesmo disse que pode ter ocorrido de ter ficado um coto de utero, ou que poderia ainda sangrar um pouco mas logo cessaria, pois a cadela era jovem.Ela continou a entra no cio, com pouco sangramento, porém algumas vezes desenvolvendo gravides psicologica, normal para a raça.Agora apareceram alguns caroços na teta inferior, são pequenos.Levei a uma outra veterinária local e a mesma disse que o ideal é tirar a cadeia das duas ultimas tetas e abri-la pra retirar o que deve ter ficado da castração anterior, pois caso tire somente os caroços estes com certeza voltaram, pois ela continuará a entrar no cio e gerará novos caroços.Fico demais preocupada, pois como vou abrir uma cadela sem saber o que pode ter e se ficou alguma coisa dentro dela, tipo ovario, utero, ou pedaçao de coto???Que coisa mais estranha é esta?, que tipo de cirugia pode ter sido feita nesta cadela pra agora tê-la de abrir novamente e pior sem saber o que há dentro dela?Como posso começar a resolver esta situação.Moro no interior da Bahia.Depois que castrei a cadela pra evitar maiores problemas e agora me aparece esta,como posso simplesmente abri-la novamente.Há algum exame, ultrason, sei lá algo que me diga o que ainda há dentro desta cadela e se é mesmo necessario abri-la?
Me oriente por favor.grata
Maria

Daniel Lima disse...

Oi D. Maria, boa tarde, infelizmente isso pode acontecer em algumas cirurgias mais difíceis - com certeza ficou restos de ovário, pois ela ainda tem hormônios e está ciclando normalmente. O ultrassom pode ser feito, mas a visualização desses resquícios é bem difícil; por isso que recomendamos 'abrir' novamente, procurar os resquícios e retirá-los, mas não é uma cirurgia fácil.
A veterinária tem toda a razão no que foi orientado.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr., Parabéns.
Lendo os comentários, encontrei as respostas às minhas dúvidas de hoje.
Obrigada!

Daniel Lima disse...

Que bom Tayná; fico à disposição.
Obrigado pelo comentário.
Daniel Lima

sara disse...

Ola me ajude por favor minha cadela poodle 11 anos, tem um nodulo medio em uma das mamas direita eoutros menores em outras mamas, todos devem ser retirados ? quais os riscos? estou apavorada ,pois eu a amo tanto.

Daniel Lima disse...

Oi Sara, o correto é retirar todas as cadeias mamárias que envolvem os nódulos e fazer a castração. O risco é da anestesia, mas realizando exames pré-operatórios e uma anestesia adequada eles diminuem muito e a segurança aumenta bastante.
Tem que fazer, pois é para o bem dela.
Sempre recomendo analisar os tumores retirados.
Boa sorte.
Daniel Lima

Christina disse...

Dr. Daniel,

Notei há pouco um inchaço em uma das mamas de minha Yorkshire, deve ter aparecido há poucos dias, pois estamos sempre juntas e nunca havia percebido. Levarei o quanto antes ao veterinário para examiná-la, só que como não poderia ser diferente, estou apavorada com a ideia de operá-la, ela tem 4 anos e é minuscula, pesa 1,5 kgs, nunca cruzou, nem a castrei de medo da cirurgia, ela é tão pequena e delicada, tenho medo da anestesia ser demais para ela, do pós operatório, de tudo...ela corre um risco maior por ser tão frágil?

Daniel Lima disse...

Oi Christina, ela não corre risco maior por ser pequena, o importante é ela estar saudável, realizar exames pré-operatórios e procurar uma anestesia segura apropriada para ela. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá doutor!

Temos uma cachorra de mais ou menos 12 anos de idade e há um tempo apareceu um nódulo em uma das mamas, o então veterinário dela disse que era melhor não operar e ficou por isso mesmo, mas nem havia sido feito um exame se quer.
Acontece que em um descuido o meu outro cachorro cruzou com ela e demos uma injeção para evitar a cria em dois cios seguidos.
Como havia uma recém-nascida em casa paramos de olhar com tanta frequencia e qdo olhamos estava maior q uma manga, enorme,parece que vai logo arrebentar a pele, tá até assando, qdo ela anda fica encostando nas patas.Levamos em uma outra veterinária e ela disse que era perigoso pela anestesia, por ser velhinha e pq se ela resistisse iria ficar uma ferida aberta pq não teria pele p fechar, pergunto
*não foi feito ultrassom, biópsia,raio-x, e nenhum outro exame,pode-se afirmar só olhando que se trata de um câncer?
**Devo levá-la a outro vet.?
***É arriscado fazer uma cirurgia?

Ps:Ela é cega de uma vista e qse por completo da outra, come só ração e biscoitos caninos, e tem uma boa saúde apesar de ser paradona...

Ela apenas está tomando um antiinflamatório.

Muito grata,

Camila.

Unknown disse...

Olá doutor!

Gostaria de saber se fazer uma biópsia ou punção prejudica a saúde do animal?
*se ele tiver câncer por exemplo, vai ficar ainda pior??

**Os mesmos doem para serem feitos?

***Somente com uma punção dá pra saber se é câncer?

grata, Camila

PS:Parabéns,percebe-se que o senhor ama a profissão que escolheu e dá ótimas dicas.Mto valiosoo espaço.

Daniel Lima disse...

Oi Camila, boa noite, realmente existem riscos de anestesia, mas realizando exames pré-operatórios e uma anestesia adequada para ela esses riscos diminuem bastante.
O grande problema em fazer uma citologia, além de não ser muito preciso, é que esse tumor tem que ser retirado de qualquer forma, sendo malígno ou benígno, pois do jeito que está e podendo romper ela não vai ter qualidade de vida e vai começar a sofrer.
Converse em casa e com a veterinária, pesando os prós e contras.
Vamos nos falando, ok?
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Oi doutor!


Levaram a lilica em outro veterinário, ele fez raio-x p ver se o câncer não tava no pulmão, e deu td certo, não tem nada no pulmão, só tá c um pouco de bico de papagaio por causa da velhice, colheu sangue para fazer exame e o resultado vem no fim da tarde.
Ele disse q não tem jeito, q TEM q tirar aquilo ali, e deu boas perspectivas qto a cirurgia.A cirurgia tá marcada para quarta q vem de manhã, ele disse q não adianta esperar estourar p ver se consegue fazer a cirurgia, tem q fazer o qto antes.E vamos castrá-la tbm.Estamos esperançosos.Ele faz anestesia inalatória, acho q é melhor né...
A outra vet.disse q não havia pele, q iria ficar uma ferida aberta, e q pode voltar d qqr forma, mas vamos tentar a cirurgia, o veterinário passou confiança e disse q pode voltar o câncer daqui um mês, ou um ano, não se sabe...

Muito obrigada,

Aviso sobre a cirurgia.


Abs,

Camila.

Daniel Lima disse...

Oi Camila, era aí que eu queria chegar, concordo plenamente com a opinião deste veterinário.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Ana Maria disse...

ola bom dia.
minha cachorra fez ua cirurgia de retirada de tumor de mama e castraçao junto.so que desde de quarta ela nao quer comer ne beber agua...antes da cirurgia ela estava com anemia e doença do carrapato.
so q o vet nao quis esperar fizemos 2 semnas de tratamento e depois fizemos a cirurgia e normal/// ela esta bem debilitada oq faço....obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Ana Maria, não sei como ela está hj, mas o correto é retornar ao veterinário que operou para decidir algum tratamento diferente.
Daniel Lima

Anônimo disse...

olá doutor,eu tenho uma cadela de aproximadamente 10 anos,uma semana atrás eu acariciando ela,eu senti 3caroços na mama,o maior e do tamanho de uma azeitona,fiquei com medo e levei a cadela ao ao vet,ele examinou com as mãos e falou para mim que era um tumor,quando eu passo a mão nela,ela não sente dor,ele falou que tinha que fazer a retirada desses tumores e castrar,ela e uma cadela saudavel,se alimenta super bem,brincalhona,estou com medo de realizar essa cirurgia ,pois ela aparentimente esta tão bem,o vet falou que ela corre risco de morrer,pois a anestesia e forte, ainda mais que ela ja esta bem velhinha,ele falou que ia realizar nela uma anestesia respiratoria,pq seria mais apropriada.essa anestisia e melhor mesmo?oque vc acha??vc acha que eu devo opera-la?


MUITO OBRIGADA!FICO GRATA DESDE JÁ..

Unknown disse...

Olá doutor!

Estou retornando ao espaço para contar que a cirurgia foi um sucesso e minha cachorra Lilica está ótima, antes só ficava deitada e agora já tá querendo sair, latir...
Nem sei qtos pontos levou mas foram mtos...Temos q cuidar para ela não descer escadas p não abrir os pontos pq até perto das patas traseiras têm.
Estamos dando carne p ela ao invés de ração pq ela não qria comer mto direito...


Até mais, td d bom...


Camila

Daniel Lima disse...

Oi Suellen, boa noite, realmente existe risco na anestesia, mas usando esta anestesia, que chamamos de inalatória, esses riscos diminuem bastante. Eu recomendo operar, pois é de extrema importância para a saúde dela.
Boa sorte.
Daniel lima

Daniel Lima disse...

Que bom Camila, vai continuar dando td certo.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá Doutor Daniel!

Ontem fazendo carinho em minha poodle de 6 anos verifiquei que ela está com um nódulo na última mama do tamanho de um carocinho de azeitona e prontamente fui em dois veterinários para fazer uma cosulta. Os dois disseram que se trata de um tumor de mama em estágio inicial, porém o primeiro disse que a cirurgia deveria ser feita na próxima semana e que seria feita a remoção das quatro últimas mamas somente, e que a castração deveria ser feita em outra cirugia após 30 dias da primeira, isso para diminuir os riscos da anestesia já que a duração dos dois procedimentos duraria em média 3 horas. Já o segundo veterinário informou que a cirurgia não precisava ser feita as pressas e que poderiamos até esperar o próximo cio( cerca de 5 meses) para acompanhar se ocorre o crecimento. Porém informei que não estava disposta a aguardar e que queria fazer a cirurgia em um curto prazo e ele então disse que poderia ser feita sem nenhum problema. Agora minha dúvida entre os dois é que este último faria os dois procedimentos na mesma cirurgia evitando assim duas anestesias etc... No entanto agora estou preocupada pois o primeiro disse que seria perigoso fazer os dois procedimentos na mesma cirurgia e já o outro disse que poderia ser feito tudo em uma cirurgia só. ( os dois usam anestesia inalatória).
Para isso gostaria de uma opinião sua, se é mais recomendável fazer duas cirurgias, considerando recuperação, anestesia, duração da cirurgia, ou se é preferível fazer tudo em uma só.
Desde já agradeço!!
Micheli

Daniel Lima disse...

Oi Micheli, não se assuste, pois cada médico tem uma opinião dentro da sua experiência - são caminhos distintos que buscam o mesmo resultado positivo.
Na minha opinião, eu prefiro fazer tudo no mesmo dia com a mesma anestesia; eu só faço ao contrário qdo o animal apresenta alguma doença que precisa encurtar o tempo de anestesia.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Oi daniel,
Mel, minha labradora tem 10 anos e está com uma espécie de nódulo (cisto?) de uns 3 cm. em cima da coxa (traseira) esquerda. Levei-a a um veterinário que disse que ela não tem qualquer nódulo nas mamas, mas que faria uma cirurgia (coma nestesia geral só para ver se é um tumor maligno ou benigno. O estado de saúde é excelente; será que vale a pena fazer uma cirurgia desse porte?

Unknown disse...

Olá Daniel!
Há 3 meses escrevi para você tirando dúvidas sobre o câncer de mama da minha poodle de 6 anos! Resumindo, ela teve 3 tumores. Tiramos 1 (deu carcinoma in situ na biópsia). Depois de 1 mês, tiramos o 2o (deu adenoma - benigno). E há 3 semanas, apareceu o outro. Tiramos todas as mamas, finalmente (não saiu o resultado da biópsia ainda). Por causa de todas as cirurgias e corticóides, ela acabou tendo uma micose na pele. Atualmente, ela está com lesões em quase o corpo todo. E sobre as lesões (manchas brancas)formaram feridas enormes, com uma crosta preta (tipo de machucado). Tá horrível. A veterinária prescreveu Itraconazol e um antibiótico que chama Difloxacin para as infecções secundárias. Passo Dermolene e ela toma banho com shampoo de peróxido de benzoila. Gostaria de saber se tem algum outro procedimento para acelerar a melhora. Eu fotografei ela, para acompanhar a evolução. Se possível, gostaria de enviar as fotos por email, para você avaliar. Obrigada desde já! Paula

Daniel Lima disse...

Oi Solange, é uma decisão difícil, mas não podemos brincar com tumores; o correto seria fazer e encaminhar para histopatológico, mas decidam com calma e, na dúvida, procurem outra opinião.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Paula, a melhor coisa foi retirar todas as mamas.
Quanto às lesões de pele, infelizmente eu não posso lhe ajudar sem estar acompanhando o caso - lesões de pele são quase todas iguais, dependemos muito do histórico e exame clínico.
Na dúvida, procure um dermatologista veterinário.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

suellen disse...

olá doutor,muito obrigada por ter me respondido,fico muito grata,não só pq me ajudou bastante a ter coragem de operar minha cadelinha dinny,mais como eu vejo que vc leva o seu trabalho muita a serio,qui deus te abençoe muito mesmo!
Levei a dinny no vet ontem,ela fez a cirurgia dá retirada dos tumores e a castração ocorreu tudo bem,graças a deus.
Ela até queria ficar em pé,depois qui o efeito da anestesia estava indo embora.rsrsr

Aparentimente ela está bem,não está com inchaço,aonde ela levou os pontos está tbm,tomando atibiotico Duotrril e antiflamatório Maxicam estou tbm usando rifamicina nos pontos.Mais estou com uma dúvida...Ela esta si alimentando muito pouco e tbm está um pouco muada e até agora ela não evacuou e nem urinou.
isso é normal?
muito obrigada!!ass: suellen

Daniel Lima disse...

Oi Suellen, que bom que deu td certo. Aparentemente isso é normal, mas não pode durar mais dias. Na dúvida, retorne no veterinário.
Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa noite Daniel!
Tenho uma poodle de 8 anos e 10 meses, teve apenas um parto e nunca tomou contraceptivos hormonais. Há cerca de dois meses foi retirado um "caroço" pequeno da penúltima mama, hoje percebi novo nódulo muito pequeno, perceptível apenas por apalpação. Estou aflita. Esse novo "caroço" é mau sinal?
Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
Gleice.

Daniel Lima disse...

Oi Gleice, não temos como saber, pode ser que sim ou não, portanto recomendo fazer uma nova cirurgia com margens seguras e encaminhar o material retirado para análise; só assim podemos saber se é benigno ou malígno.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel, primeiramente vou te parabenizar pelo espaço maravilhoso.
Estou com um probleminha tenho uma cachorrinha chamada Meghi (poodle de 6 aninhos),e eu e a minha mãe notamos que havia um caroçinho no peitinho dela do tamanho de um caroçinho de feijão, levamos a uma veterinária, chegando lá mostramos á ela e ela só passou a mão e falou que era um tumor, e já marcou a data da cirurgia para o dia 08/07/2010(sem nenhum exame feito apenas passou a mão em cima do caroçinho),e correto o procedimento desse diagnostico Dr. Daniel? Mas mesmo assim resolvemos fazer logo a cirurgia, e a castração,o corte foi grande ficou mais ou menos no formato de um Y, e em volta do corte e na barriguinha dela ficou muitos hematomas roxos, e outros parecendo queimadura sangue pisado (muito vermelho), e normal acontecer isso?
E para completar passada a cirurgia, levamos para a retirada dos pontos dia 19/07/2010, eram 10 pontos externos, só havia caído 3 pontinhos e os outros ela falou que não estava sequinho ainda e remarcou a consulta para dia 28/07/2010 ate então tudo bem!
Mas perguntei dos resultados do exame (o diagnostico do tumor), e ela falou que não houve necessidade de mandar para analise, pois não são em todos os casos que necessitam de avaliação, e correto esse procedimento?
Apesar de não entender muito (ou quase nada), eu estranhei primeiramente pelo fato dela não ter feito um exame para diagnosticar o caroço (antes da cirurgia), e depois pelo fato de não ter mandado o (suposto tumor) para analise. Dr. Daniel me de a sua opinião, pois sou leiga no assunto e estou muito preocupada.
Desde já agradeço. "Juliana"

Daniel Lima disse...

Oi Juliana, é delicado falar disso, pois cada médico tem uma opinião.
O clínico que tem prática, só de olhar e examinar já sabe que é um tumor de mama, porém eu sempre recomendo o histopatológico após a cirurgia para sabermos se é malígno (câncer) ou benígno, pensando em recidivas.
Os hematomas quase sempre acontecem nas cirurgias de mamas.
Ok? Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Oi Drº.
Obrigada pela orientação sobre nódulos mamários. Mas recentemente surgiu um problema nos cães da minha mãe, talvez o sr. possa me orientar. Em maio último perdemos um poodle de 4 anos, após uma cirurgia e suas complicações, contudo o pincher da mesma idade está apresentando os mesmos sintomas iniciais que culminaram em cirurgia. Nos dois casos os cães começaram a mancar da pata traseira, o poodle evolui os sintomas e não tinha firmeza nas patas traseiras chegando a escanchar totalmente e não se erguer sozinho tampouco manter-se em pé se erguido por nós. O vet indicou cirurgia devido ligamentos frouxos e displasia couxofemura. Enquanto sob efeito de medicação(10 dias pós cirurgia) o cão andava, após isso passou a arrastar-se até total perda dos movimentos e morte por parada respiratória. Os vets que consultei, tentando reverter o quadro, discordaram da cirurgia mas não podiam intervir devido o estado frágil de saúde do animal.
Temos outros cães e diante da repetição dos sintomas iniciais e do diagnóstico (joelho frouxo-típico da raça!), estou insegura, com medo de ser algo mais sério e contagioso, expondo a riscos os demais animais. O sr. pode me orientar? Existe algum vírus, parasita que explique a reincidência?
Muito obrigada!
Deus te abenções pelo bem que vc faz.

Gleice.

Daniel Lima disse...

Boa noite Gleice, infelizmente as raças pequenas apresentam com frequência problemas nos joelhos, como luxação de rótula (patela), por ex., mas isto é congênito (genético) e não está ligado a nenhum vírus ou bactéria.
Eu recomendo procurar um veterinário ortopedista que vai solicitar os exames necessários para fechar o diagnóstico correto.
Boa sorte.
Daniel Lima

**Nany disse...

Olá Dr. tudo bem, desde já eu agradeço sua disposição em ajudar as pessoas; O que eu gostaria de saber e quanto custa + - os preços dos exames e cirurgias necessarias neste diagnostico, pois tenho uma lhasa de 5 anos e apareceu um caroço no ultimo mamilo dela prox ao quadril o caroço tem aproximadamente 1 cm de diametro acho que é um tumor, gostaria de saber se consigo tratar isso na USP ou outra faculdade que seja de graça pois tô passando a maior dureza; Ela já cruzou qdo tinha 2 anos de idade e teve 3 lindos filhotes de-lá pra cá teve algumas gravidez psicologicas

Daniel Lima disse...

Oi D. Nany, boa noite. Os valores de retirada da cadeia mamária em que está o tumor + a castração variam bastante dependendo do veterinário, cidade, região e bairro, isso por causa dos impostos e despesas fixas pagas em determinadas regiões, além da qualificação do profissional e da qualidade da cirurgia e anestesia.
Aqui em são paulo fica em torno de R$ 500,00 a 700,00. Nas faculdades os valores são um pouco inferiores, mas não de graça e a qualidade é ótima.
Como vc diz não poder gastar, eu recomendaria procurar a USP, por ex. e fazer uma consulta para avaliação.
Boa sorte.
Daniel Lima

sueli disse...

Daniel, quero deixar aqui minha experiencia com a quimio terapia.
Para ajudar outras pessoas a optar ou não pela quimio.A minha amada cachorrinha Evelin morreu apos 15 dias da primeira sessão, estava otima no decimo dia, acordou mais não ficou de pé levei ao veterinario, tomou alguns medicamentos melhorou, no outro dia febre, no outro dia febre e animia profunda e no outro dia morreu do coração.

Daniel Lima disse...

Oi Sueli, agradeço o comentário - vai ser bastante útil para os meus leitores.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa tarde Daniel,temos uma pastora de 14 anos,encontramos um caroço na teta mais ou menos do tamanho de um limão, estou assustada, pois a desconfiança de câncer é grande.Se for câncer na idade dela é recomendável cirurgia??Detalhe nossa amiga é hiperativa,só que para ela a idade também chegou!!!Grata Regina

Daniel Lima disse...

Oi Regina, infelizmente é uma decisão delicada, pois uma pastora de 14 anos pode estar no finalzinho da sua vida. Claro que o correto seria retirar as mamas acometidas e fazer a castração, porém os riscos anestésicos durante e depois da cirurgia são grandes.
Uma sugestão seria fazer uma citologia para tentar ver se existem células malígnas podendo dar metástases e fazê-la sofrer mais para frente, mas não é certeza de que ajude no diagnóstico, pois o correto é fazer a análise após a retirada.
Recomendo procurar um veterinário de confiança e conversar sobre tudo isso após ele avaliar o estado geral dela.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

ola daniel .em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo blog e pelo exelente trabalho que você tem feito.Tenho uma cadelinha de 11 anos e encontrei um nodulo na região das mamas alem disso tem uma ferida que sagra de vez em quando proximo ao local.tenho medo que possa ser um tumor e que ela tenha que sofrer,especialmente por ela ser bem idosa.

Daniel Lima disse...

Em relação à sua cadelinha de 11 anos, realmente deve ser um tumor de mama e com provável infecção secundária. Procure um veterinário de confiança que ele vai lhe orientar a respeito de cirurgia e exames necessários.
Aguardo notícias e boa sorte.
Obrigado pelo comentário.
Daniel Lima

Vini disse...

A partir de que idade esses tumores aparecem nas cadelas?
Só quando são idosas?

Unknown disse...

Oi Daniel. Achei otimo o artigo. tenho uam cadela que passa por esse problema. Sei qua nao eh legal esse tipo pergunta, mas gostaria de saber que valores podem ter a cirugia de retirada do tumor.

Daniel Lima disse...

Oi Vini, normalmente após 7-8 anos, mas já operei algumas cadelas com 4 anos, por ex.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Elizânea, boa tarde, esses valores dependem muito e variam de veterinário para veterinário e de qtas e quais mamas estão afetadas, além da decisão em castrar ou não.
Levando em conta td isso podem variar, aproximadamente, entre 300,00 a 1500,00.
Daniel Lima

Unknown disse...

olá Daniel!
minha rotweiller, esta com uma mama inchada e acho que doi, pq quando passo a mão ela rosna, não tem secreção, pode ser um câncer?ela tem 3 anos, ela esta normal,faz tudo normalmente...por favor me ajude.obrigada!!!

Luis disse...

Daniel desculpa minha pergunta, mas cadelas com 1 ou 2 anos nao tem esse problema nao né?

Daniel Lima disse...

Oi Renata, procure um veterinário, pois não necessariamente seja tumor, pode ser uma mastite, por ex., que é uma inflamação e infecção da glândula mamária.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Luis, normalmente não, seria muito raro.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

obrigada Daniel,a mama dela desinchoumas mesmo assim levei-a um veterinario e realmente não era nada demais, ela ja esta boa, Graças a DEUS!!! OBRIGADA.

Daniel Lima disse...

Que bom Renata!
Abs,
Daniel Lima

Tathiana Casarini disse...

Olá Daniel,fico feliz por existir pessoas q amam a profissão assim como vc e ajude respondendo nossas duvidas com nossos bichinhos amigos.Estou SUPER preocupada,tenho uma cadela pit bull de 8 anos e meio,e apareceu um inchaço bem grande em 1 mama com vazamento de liquido com sangue,teve febre e falta de apetite,apareceu em 2 dias + -.O Veterinario disse q poderia ser gravidez psicologica q havia leite e q ela poderia ter mordido causando a infecção.Ele apertou a mama e receitou 2 medicamentos(Cefalexina,Meticortem)alem de curativos diarios com polvidine e unguento.Ela melhorou o comportamento nos primeiros dias mais o ferimento aumentou bastante e ela parece estar sentindo dor, bebe muita agua, treme.Isso tem 1 semana e depois de amanha tem retorno.Gostaria de saber se isso pode ser cancer?

Daniel Lima disse...

Oi Thatiana, provavelmente não é tumor de mama, me parece mais uma mastite (infecção e inflamação da glândula mamária), o que pode ter mais demora na melhora, mesmo com o tratamento correto.
Me dê notícias.
Obrigado pela participação no blog.
Daniel Lima

Tathiana Casarini disse...

Olá Daniel.Devido a pouka melhora da mama o veterinario achou melhor operar(retirou)porque estava muito infeccionado e poderia ter problema virando um tumor.Ela esta otima e correu tudo bem, só q estourou um ponto pois ela não para e estamos com medo de inflamar,+ retorno só semana q vem.O veterinario receitou iodo e ungento para a cicatrização.Será q poderia usar aquele spray prata(bactrovet)para sarar a cirurgia mais rapido?Abraços

fabiana disse...

ola tenho uma pitt bull de 13 anos
ela tem um tumor nas mamas
a veterinaria me explicou os riscos e me disse pra esperar ela melhorar pra avaliar se era maligno ou nao depois voltou e disse que nao era maligno nao deu injeçao e ela toma azium e cefalexina
agora furou de novo e ela quase nao anda
ela come e bebe normal mas nunca ficou assim quase sem andar levant muito pouco e anda bambeando das pernas !!!e as vezes do lado do corpo dela incha porque isso acontece?
muito obrigada aguardo resposta!!!

Daniel Lima disse...

Oi Tathiana, que bom que ocorreu td bem.
Eu não gosto do bactrovet para cicatrização, pois normalmente retarda. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fabiana, eu recomendo retirar qualquer tumor de mama, pois pode ficar drenando toda hora e até virar malígno.
Procure outra opinião ou converse novamente com a sua veterinária; agora essa bambeira nas patas pode não ter relação com o tumor - é preciso ver isso tb.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Helena at Red Balloon disse...

Oi Dr. Daniel!
Minha cachorrinha Chérie é uma daschund de 5 anos. Há 3 meses notei um caroço na mama do tamanho de uma uva. Foi retirado e a veterinária disse que era cancer (maligno) e que ele estava envolto em uma capa de gordura, de sorte que não havia se prendido em nenhuma mama. Agora estamos analisando a hipótese de castração, mas cada veterinário indica uma coisa. Uns indicam o cruzamento e outros a castração. Na sua opnião, alguma medida é eficaaz para tentar barrar a volta do cancer?

Helena

Daniel Lima disse...

Oi Helena, eu recomendo a castração (OSH) para tentar barrar a volta do tumor, pois já existem trabalhos científicos que nos mostram isso. Ok?
Boa sorte com ela.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr. Daniel, Nós temos uma cadelinha poodlo com 10 anos, e no últimos apareceu umas bolinhas nas tetas, levamos a um especialista e disse ser tumor,mas nada de exames foi feito apenas receitado antibióticos, nos últimos meses tem aumentado atualmente está no tamanho de uma manga, pergunto se é um cancer e o que fazer. Nelson - Cachoeirinha - RS.

Rafani aline disse...

Daniel , tenho uma cachorra com 11 anos, "vira-lata" ela tem uns caroços grandes e agora está muito mal ela está sangrando pelo nariz nao se alimenta e também nao esta conseguindo andar. O veterinario a principio acho que era "doença do carrapato" mas ficou preocupado com esses caroços, caso for o cancer é possivel que ela fique melhor e que volte a andar ? Qual seria o melhor geito que possamos (nós os donos) trata-lá ?
Aguardo uma resposta , pesso que seja rapida ,Beijos
Rafani

Daniel Lima disse...

Oi Nelson, não temos como saber se é câncer, o correto é retirar o tumor e mandar para análise.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Rafani, é muita coisa acontecendo junto; o correto é fazer um check up com todos os exames e tentar fechar um diagnóstico para escolher o melhor caminho a seguir. Se não está satisfeita, procure a opinião de outro veterinário que lhe encaminhe para td isso que eu disse.
Boa sorte e vamos nos falando.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr. Daniel. Cocker 16 anos, cega com dois tumores de mama sendo que um rompeu e ocorreu miíase. Mora em uma chácara com meus ex-caseiros, que ficaram com ela há anos por gosto. Ano passado fez castração total por tumor (sem biopsia). A questão é: cirurgia ou eutanásia. A cadela ainda tem vida razoavelmente ativa (não está entrevada). Agradeço uma sugestão.
Paulo

Unknown disse...

Dr. Daniel
Preciso de sua valiosa ajuda. Tenho uma gatinha de aproximadamente 12 anos, e há cerca de i ano vem aparecendo pequenos nodulos em seu abdomem, e por ultima sua ultima mama inflamou e cresceu muito, mas ela não sente dor. Levei ao veterinário e ele me disse sem nenhum exame especifico, que não tem como opera-la, pois se mexer vai ficar pior. Me aconselhou a nao fazer nada. Ela esta otima, pesa em media 5 kl, olhar brilhante e come super bem. Eu a examinei e percebi muitos carocinhos espalhados pela abdomem dela e tb nas mamas, parece um cordão saliente e duro ligando as mamas. Gosaria de opera-la, mas ela não qiwe. Tenho certeza que ela não teria problemas com anestesia. Mas seria possivel retirar todos os nodulos exintentes. Ela não apresenta nenhum outro sintomas, e esta com a respiração normal. Peço sua ajuda
bjos
Mara/Bebedouro/SP

Anônimo disse...

Dr, Daniel
Uma cocker que foi de minha filha (mordeu o rostop do meu neto quando tinha 1 ano e quase o cegou) foi viver numa chácara que eu tinha. Os caseiros a "adotaram". Vendi a chácara há 2 anos e ela ficou lá. Despesas maiores paguei (como castração no começo do ano passad). Agora está com 2 tumores mamários, sendo que um rompeu e apareceu miíase (bicheira para os leigos como eu). Está com 16 anos, cega, mas se movimenta e late pedindo comida ao que me contaram. Minha lágica leva à eutanásia, para manter um final digno para o cão. Cirurgia vai ser cara (e não tenho $ para isso) e a vida dela será curta e certamente complicada: quimio, medicamentos, infecções... Gostaria de sua opinião. Paulo

Unknown disse...

Olá Daniel, tenho uma cachorrinha sem raça definida, tem 12 anos, e apresenta tumor de mama, está mais ou menos do tamanho de um limão. Fez exame de sangue e stpa td ok, porém apresentou metastase de pulmão de aproximadamente 2,5 cm. O veterinário falou q a melhor hipótese seria a eutanásia, porém , não quremos. Ele disse que poderia tentar fazer a retirada da mama, e depois tentar a quimioterapia, p tentar prolongar a vida dela. Gostaria da sua opnião, pis não sei o que fazer. Gostaria de tentar na cirurgia, mas não tenho certeza. Na cirurgia iariam usar anestesia inalatória, p tentar dimunuir os riscos.
Ela aparentemente está bem, porém o caroço na mama pode estourar a qlq momento. No caso da cirurgia der certo ela pode ter uma vida "normal". Tem alguma etimativa de vida para metástase no pulmão?
Aguardo resposta.

Daniel Lima disse...

Oi Paulo, é uma situação difícil, pois na idade dela a recuperação de uma cirurgia não é fácil e tem riscos.
Converse com o seu veterinário tb.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Mara, pelo exame clínico conseguimos ter quase certeza se é tumor de mama ou apenas inflamação; se for tumor mesmo, eu recomendo a cirurgia e exame dos nódulos.
Procure outra opinião aí na sua cidade. Vamos nos falando; mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Aline, qto à metástase, não temos como curar, porém podemos controlar; ela pode conviver bem com ela por um bom tempo ou não, mas tb não temos como saber.
Eu tentaria fazer a cirurgia mesmo com alguns riscos envolvidos e depois medicações para qualidade de vida dela como um todo e dos pulmões.
Converse com seu veterinário sobre td isso.
Boa sorte e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr. Daniel
Muito obrigado pela sua opinião a respeito da minha gatinha de 12anos com tumores no abdome e mamas, pois eu já estava desanimada de pensar em levar em outro vet e ouvir a mesma coisa, mas falando com o SR. as minhas esperanças voltaram, pois foi Deus quem colocou o Sr. no meu caminho, pois eu nem dormia mais e ficava examinando e observando ela o tempo todo, uma tortura pra mim, mas agora tomei coragem e vou leva-la novamente em outro vet e fazer todos os exames necessarios. Ela continua bem. muito obrigado mesmo.
Mara/Bebedouro/SP

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.Daniel! Parabens pelo blog!!
Meu nome 'e Lisandra e estou muito angustiada c/a situacao da minha cachorra Lis. Ela 'e uma pinsher de 9 anos. Ha mais ou menos um mes, percebemos um caroco numa mama dela.Levamos a veterinaria e ela recomendou cirurgia p/retirada e tambem castracao.Pelo que li aqui no blog,esta 'e a conduta que o senhor recomenda tambem. E era o que queriamos fazer, pois a Lis nao 'e tao idosa!! No entanto, o que esta dificultando a cirurgia 'e um problema de coracao da Lis. Ela toma maleato de enalapril 5mg (1/4 de comprimido a cada 12 horas).A veterinaria disse que usaria anestesia inalatoria e que talvez nao fizesse a cadeia mamaria toda e a castracao no mesmo dia, apenas a retirada do tumor, para ver se a Lis aguentava a situacao. Pois bem, ontem (19/10/2010)levamos a Lis p/cirurgia e estavamos confiantes.Pouco tempo depois de dar entrada na sala cirurgica, o pessoal voltou c/ ela,dizendo que nao iriam mais opera-la,pois fizeram um "teste" e ela vomitou muito. Entao que nao daria p/ fazer naquele dia. Marcaram p/outra data. Mas... num momento em que meu marido ficou a sos com a vet.anestesista,esta disse a ele que, se a Lis fosse dela, ela nao faria a operacao de jeito nenhum! Ja a outra vet (oncologista/cirurgia)disse que deve-se fazer sim.
Deus do Ceu! Que dilema! A Lis tem 9 anos, mas sei que a expectativa de um pinsher 'e de uns 14 anos, ou seja, ela tem muito chao pela frente... Se operarmos, podemos perde-la! Ou nao! Se nao operarmos, ela pode viver bastante e o quadro so ira complicar la no futuro (qdo ela estiver no fim da vida mesmo...). Nao sabemos o que fazer. Esse fato dela ter vomitado e/ou o caso do coracao sao fatores tao graves assim?? O que o senhor acha??
Ah! A Lis teve apenas uma cria (3 filhotes) em 2003 e atualmente toma tambem Luteina 20mg (uma capsula por dia) p/ os olhos. Seu peso 'e aproximadamente 3,5Kg.
No caso dela, o que o senhor acha menos perigoso: operar ou deixar como esta??
Um grande abraco e muito obrigada!!
Lisandra

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel
Levei a minha gata em outro veterinário conforme sua orientação, e ele me indicou a cirurgia. Fizemos radiografia do Torax e abdomem e esta tdo normal, e agora vamos fazer os exames de sangue.
Só que eu perguntei se ele trabalhava com a anestesia inalatoria e ele disse que não e que realmente esta anestesia é muito mais segura pra ela. Mas ele não faz ainda. E tb disse que vai ser em duas etapas, na primeira cirurgia retira-se uma cadeia inteira e depois de 30 dias apos a gata recuperada ele realiza todos os exames novamente e faz o segundo procedimento.Pois precisa-se retirar muito tecido e a cirugia é um pouco demorada. Ele está correto? Aguardo sua resposta, pois dependendo dos resultados do exame de sangue , ela será operada quarta feira proximo.
Aguardo sua resposta
Obrigado
Mara/Bebedouro-SP

Fernanda disse...

Olá Daniel! tenho uma poodle de pequeno porte com 11 anos, recentemente apareceu um nódulo em uma de suas mamas que produz uma substancia semelhante ao leite, levei na veterinária e foi recomendado que fosse utilizado um medicamento durante 8 dias para secar esse leite para depois marcar a cirurgia após fazer os exames de sangue e raio X, fico preocupada pela sua idade e por seus problemas bucais (tártaro) pelo risco de infecção. A veterinária sugeriu, dependendo do resultado dos exames, que a limpeza de tártaro fosse realizada tbm no mesmo dia da castração e da retirada de duas mamas! estou preocupada, o procedimento é viavel? Ela teve uma gestação aos 3 anos, que foi tranquila, fiquei uma filhote dela que hj tem 8 anos e nunca cruzou e nem foi castrada, tem alguma coisa que posso fazer para evitar que Ela tenha tbm?

obrigada!

Jade disse...

Olá Doutor Daniel,

Tenho uma cadela SRD de 12 anos e insulino-dependente(toma 8un a cada 12 horas após as refeições) desde os 10 anos. Nesta sexta-feira ela foi operada, castrada e teve a retirada de toda a cadeia mamária esquerda. Foi muito difícil para mim tomar a decisão de operá-la, pois me foi recomendada a castração desde o diagnostico da diabetes mellitus(os cios causavam hiperglicemia nela). Eu resolvi operá-la após o aparecimento de tumores bem pequenos nas mamas. Logo após a operação ela estava incrívelmente bem, eu queria que ela fizesse repouso mas ela queria caminhar e não queria deitar. Ela está comendo bem e tomando a insulina como de costume, nos primeiros 3 dias ela está tomando Dorless V, durante 5 dias cetoprofen, e durante 10 dias lexin. A minha maior preocupação é a respeito da cicatrização, pois ela é diabética, o endocrinologista dela disse que a dificuldade em cicatrização não é comum em cães diabéticos, é mais uma característica de pessoas com diabetes. Porém me pediram para retirar o curativo após 2 dias e eu retirei, mas achei a aparência da cicatriz tão feia e ainda sai uma secreção que parece sangue aguado. continua...

Jade disse...

Também me preocupo pois na primeira noite fiquei com pena dela e deixei ela dormir sem o colar elizabetano e ela se lambeu nos pontos de cima que ela conseguiu alcançar, agora deixei ela com o colar, e hoje ela acordou com a patinha direta de frente inchada. O médico mandou apenas limpar a cicatriz com soro uma vez ao dia. Agora a patinha já desinchou mas eu fiquei pensando por que será que a patinha inchou, pode ter a ver com a cirurgia? Será que o fato de ela ter lambido vai dificultar a cicatrização? Sendo tão idosa e diabética ela terá cicatrização satisfatória? Só o soro é suficiente para a higienização do local? Não seria bom utilizar mais algum medicamento para evitar infecção?
Desculpe esse monte de perguntas mas eu estou quicando de nervosismo, durante a cirurgia correu tudo bem com a anestesia e a glicemia e todos os protocolos estavam bem mas eu fiquei durante as 8 horas do pré até o pós operatório em pé e em pânico, com medo que ela não voltasse da mesa, e agora o meu medo é que ela não se recupere.

Obrigada por tudo e por manter esse blog tão legal e informativo!
Meu nome é Jade, dona da cadela Gorda.

Jade disse...

Agora estava lendo mais sobre metástase no pulmão e me lembrei que a Gorda quando se levanta dá uma tossidinhas. Será que ela está com metástase?
O veterinário não falou sobre metástases comigo e essa tossezinha dela só apareceu depois da cirurgia.

Daniel Lima disse...

Oi Mara, eu concordo plenamente com ele, faça a cirurgia sim, pois é o melhor para ela e não tem outra saída.
Eu já usei muita anestesia injetável, pois existem muitas de qualidade e que fazem um excelente procedimento.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Lisandra, o vômito não me preocupa, mas o problema no coração sim, pois ela pode descompensar após a anestesia. Na dúvida e insegurança, não faria a cirurgia agora, esperem alguns meses para ver como anda o coração dela, façam exames completos e depois pensem na possibilidade da cirurgia, que realmente seria o melhor para ela.
Ok?
Abs e boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fernanda, o correto é fazer a cirurgia sim; qto ao tártaro muitas vezes fazemos junto para aproveitar a anestesia e por ela ser idosa, o importante é utilizar antibióticos apropriados para os dois procedimentos, evitando infecção secundária.
Quanto à prevenção da outra cadelinha, não tem o que fazer, apenas nunca aplicar anticoncepcional para não entrar em cio. Ok?
Apenas a castração antes do primeiro cio da cadela evita quase 99% as chances de aparecimento dos tumores de mama, segundo estudos realizados.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Jade, é comum em cirurgia de mama formar esse líquido que chamamos de seroma, o que retarda a cicatrização, mas não tem problema, a única coisa é que realmente demora mais para ficar 'sequinho' e retirar pontos. Mas qualquer dúvida, volte no veterinário dela.
As tosses devem ser por causa da intubação da anestesia, mas fique em observação e comente com ele.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel

Fizemos o exame de sangue na minha gatinha de 12 anos, que eu já havia comentado com o Sr. e por enquanto ela não podera realizar a cirugia, pois suas plaquetas estavam um pouco baixa em l45 para um minino de 200. Não tem anemia e tdo estava bem, dentro do limite da idade dela. Agora ele deu um tratamento de 20 dias com doxitrat mais o label, por causa do antibiotico e ração renal da royal pra melhorar as funções dos rins, e apos esse tempo repetir o exame de sangue. É preciso mesmo esperar, pois eu queria opera-la o qto antes, pela saude dela. O tumor não aumentou em nada continua na mesma proporção graças a Deus e ela continua muito bem, mas rejeitou a ração renal. O que o Sr. acha?
Obrigado pela sua valiosa atenção
Mara

juliana disse...

Oi Daniel, parabens pelo blog =]
eu tenho uma cocker que tem 9 anos e ela ja teve um caroço aonde foi retirado e comprovado que era beligno, porem agora voltou um caroço maior e outros menores perto de outra mama, e as mamas inchadas e com produção de leite, sendo que ela ja teve varias gravidez psicologias e depressão, o veterinario recomendou esperar e ver se irá crescer, minha cadela anda com um ronco muito alto e dormindo muito, o que posso fazer enquanto espero ?
beijos e muito obrigado

SS disse...

Olá Dr. Daniel. Primeiramente quero parabenizá-lo por esse espaço! Tenho uma cadela da raça Lhasa Apso com 4 aninhos, não castrada, e há 1 semana percebemos um carocinho em uma das mamas (bem pequeno, menor que um grão de feijão). Por orientação da veterinária ela será submetida a cirurgia de castração e remoção da mama afetada + cadeia e linfonodo (provavelmente as mamas ao redor. Bom, estamos bem tristes em casa.. minha pergunta é: a cirurgia e remoção do nódulo diminui muito a sobrevida do animal? Minha filha está muito preocupada que a cadela viva muito menos após esse fato. Desde já agradeço suas considerações (mesmo considerando as limitações "virtuais"). Deus abençoe, Soraya

Daniel Lima disse...

Oi Mara, infelizmente tem que esperar mesmo, não podemos operá-la com exames alterados.
Fica tranquila que vai dar td certo.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Juliana, obrigado pela participação no blog.
Eu recomendo sempre retirar os tumores, mesmo tendo histórico de benignidade.
Converse com o veterinário dela sobre a realização de exames (check up geral) e depois a cirurgia.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Soraya, fica tranquila, pois a cirurgia é feira justamente para o contrário, aumentar a sobrevida dela, tentando erradicar com o problema. Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Muito interessante...
Queria ter lido isso antes (agora minha cachorra morreu)(fez um mes dia 6)
Eu devia ter me preocupado mais com os caroços...Eu só tenho 14 anos,não sou rica e veterinario na minha cidade é bem caro,e a minha mãe achou mais importante trocar a porcaria do estofado dela do que levar a Pitty no veterinário.Minha minha amiga-irmã-vizinha me disse que minha mãe a levou a 3 veterinários mais que todos dizeram que não tinha mais jeito, e que ela preferira ocultar o diagnostico de mim.
Em fim ela era bem gorda,não obesa... Gorda,corria bastante mas era gorduchinha, o peso dela pode ter acelerado o processo de metástase?

Jéssica *-*

Daniel Lima disse...

Oi Jésica, que pena, eu sinto muito pela sua cadela.
Mas o excesso de peso não interfere nas metástases (nem no surgimento e nem na velocidade).
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Oi Daniel,

Gostaria de saber qual antibiotico seria melhor para dar a minha cadelinha de 14 anos... Ela está com um tumor provavelmente maligno onde já estourou a mama e agora está drenando sangue (pouco). Tá com um tamanho de um limão acerca de alguns anos e desde então não cresce mais, porem sempre abre essa ferida... O remedio que eu dou é Cataflam para dor e uma pomada cicatrizante no local, onde vem sendo a unica solução cabível, pois a pele volta a crescer e cobre novamente a ferida, ficando apenas aquela bola na mama. O tumor já tomou as outras mamas, porem com tamanhos pequenos. Nao vou fazer a cirurgia pois a um grande risco. Sò quero amenizar as dores dela e ir tratando da ferida o quanto tempo ela aguentar. Me receita algum remedio, ouo que estou fazendo já está sendo bom para ela? Ela é uma foz paulistinha misturado com vira lata... Alias, ela está até que muito bem, ela corre, come, passeia, brinca, normal... o problema é quando ela vai deitar que ela grita, ou quando vai subir as escadas..(ela é gordinha). Desde já agradeço sua atenção e aguardo ansiosa por alguma luz que possa me dar. Abraços, Vivian

Daniel Lima disse...

Oi Vivian, infelizmente não vou poder ajudá-la, pois não posso prescrever medicações sem estar acompanhando o caso.
A pomada cicatrizante eu posso concordar, mas o Cataflan eu discordo, pois não é recomendável para cães e gatos, podendo causar efeitos colaterais bem graves.
Procure um veterinário de confiança que ele lhe orientará sobre o que é melhor para ela, após examiná-la.
Boa sorte com ela.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel

Quero agradecer muito, mas muito mesmo ao Senhor, pela sua preciosa ajuda. Segui as suas orientações fizemos todos os exames necessários e hj a minha gatinha de 12 anos com tumor em toda cadeia mamaria já se encontra operada(l fase) e ela esta reagindo muito bem aos 70 pontos que levou. A cirurgia foi um sucesso, em todos os sentidos, ela foi assistida por dois veterinarios e com anestesia normal. Valeu as suas palavras de Vitoria e otimismo que me fez mudar de veterinario.
Os vets falaram que assim que ela se recuperar totalmente, faremos a segunda cadeia. Muito obrigado Dr. e que Deus abençoe muito a sua vida e a sua brilhante profissão.
abraços.
Mara/Bebedouro/SP

Daniel Lima disse...

Que bom Mara, eu que fico agradecido!
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Karina disse...

Olá Daniel, primeiramente, parabens pelo se espaço e por tirar as duvidas de todas as pessoas.
Tenho uma cadelinha de 13 anos, castrada e ontem (27/11/2010) senti um nodulo em uma das mamas dela, coisa que não tinha sentido em algumas semanas passadas. Pelo que pude notar, não tem mais do que 3cm, porém pe um pouco duro de sentir. A possibilidade realmente é de cancêr? Por ela ser castrada as chances de ser beligno aumentam? Quais os procedimentos a tomar? Em caso de cirurgia, pela idade ela, é arriscado? Obrigada

Karina disse...

Olá Daniel, boa tarde.
Ontem (26/11/2010) notei um nódulo em uma das mamas da minha cadelinha, não deve ter mais do que 3 cm pelo que pude perceber, mas é um pouco duro e parece que ela nao sente dor quando toquei. Ela é castrada e tem 13 anos, já teve 2 crias, mais nova. Gostaria de saber se pode realmente significar cancês ou displasia, se por ela ser castrada as chances de um tumor beligno são maiores? Fico no aguardo, Muito obrigada.
Karina

Daniel Lima disse...

Oi Karina, muito provavelmente seja um tumor de mama, mas só retirando e fazendo análise para saber se é malígno ou não. Ela sendo castrada não interfere na malignidade ou não.
Em relação a riscos de cirurgia, o importante é fazer uma anestesia inalatória de qualidade para diminuir bastante os riscos da idade avançada.
Ok?
Mande notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Daniel, parabéns pelo espaço.
Daniel meu caso é uma dúvida, pois no momento estou desempregada e sem condições de tratar da minha cadelinha.Ela não tem raça definida, já tem 1 ano e já teve seu primeiro cio.Agora de uns dias pra cá percebi uma mudança em seu comportamento,ela sempre foi muito agitada e brincalhona, agora só fica em baixo da escada do meu quintal não se alimenta direito,acho que até a água ela não anda bebendo bem.Outra coisa quando tento chegar perto dela ela fica me olhando de um modo estranho e fica rosnando para mim.E percebi que suas 2 últimas mamas estão inchadas e ela fica lambendo de vez enquando.Estou muito preocupada com ela, pois no momento não tenho como tratar dela.me ajude por favor? Aguardo resposta. Grata.

Daniel Lima disse...

Oi Cláudia, infelizmente não posso diagnosticar e tratar sem examinar o animal. Só levando em um veterinário mesmo; pq não leva em alguma universidade (hospital veterinário) onde o custo é bem mais baixo do que particular.
Desculpa não poder ajudar e boa sorte com ela.
Daniel Lima

Gilberto disse...

Ola Doutor queria sabe ce essas vacinas pra cadela não entra no cio , aumenta as chances dela pega cancer ?
As vacinas prejudicam muito a cadela ?

Gabriel disse...

Doutor temos uma cachorrinha aqui de 6 anos poodle, e ela ta com um tumor na mama do tamanho de uma ameixa , e o veterinário disse q tem q remove toda a cadeia mamária .
Mais eu queria sabe, fazendo isso ce eu optar por opera o tumor não volta , ou tem chances de volta ?
E ce eu optar por não opera ela vai sofre muito ?
Ce não opera quanto tempo de vida ela vai te ?

Desde ja agradeço , e espero a resposta !

Lorelai Victoria disse...

Olá Daniel, minha cachorrinha é uma poodle de 11 anos, está com um carcinoma na cadeia de mama direita bem avançado, através de RX descobrimos que ela tem Neoplasias primárias do pulmão esquerdo, o ecocardigrama mostrou que ela tem endocardiose de mitral leve a moderada.
Ela está aparentemente bem, come, brinca, mas está sob medicação para conter inflamações (prednisona 5mg - 2/dia; Silimarina 200mg - 1/dia; Inlamene 9mg/ml - 4gota/dia e Promum dog 1 medida 2/dia; como teve uma convulção na mesa de exame, também está tomando Gardenal 40mg/ml 10gotas/dia, a convulção nunca havia acontecido antes). Seria isso sinal de metástase?
Fazendo quimioterapia e havendo redução neste da mama, qual seria a probabilidade dela ter uma vida razoavelmente normal como a que tem agora? Por favor, me ajude.

Karina disse...

Olá Daniel, obrigada por responder. Realmente foi diagnosticado um tumor de mama na minha cadelinha e terá que operar. Ela fez todos os exames pré cirúrgicos, pois foi diagnosticado maligno pela pulsão. Os exames estão ok, mas meu medo ainda é a anestesia. Em breve ela irá operar. Deixo noticias pra vc.Obrigada e mais uma vez parabéns

Daniel Lima disse...

Oi Gilberto, as injeções para não entrar no cio prejudicam bastante a cadela, podendo estimular o câncer de mama e infecção de útero.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Gabriel, o correto é retirar toda a cadeia mamária em que está o tumor, pois se ele for malígno, as chances de voltar são bem menores.
Se deixar, podem ocorrer metástases e consequente sofrimento antes do óbito.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Lorelai, infelizmente deve ser metástase nos pulmões. Eu não tenho bons resultados com quimioterapia para esses tumores, portanto pensaria mais em oferecer qualidade de vida para ela, tentando evitar o sofrimento e prolongar o máximo possível a vida dela.
Boa sorte e vamos nos falando.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Karina, seja confiante. Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Carla, infelizmente esse outro tumor deve ser retirado junto com a cadeia mamária sim. Mas eu recomendo fazer análise de tudo para sabermos qual tumor é e ficarmos prevenidos para qualquer outra situação nela, é importante.
Ok?
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa noite Doutor! Me chamo Millena. Sou de Campos dos Goytacazes. No dia 8/11/10, minha cadelinha da raça Fox -14 anos-, retirou uma de suas cadeias mamárias devido a um tumor relativamente evoluído: uns 3 cm de diâmetro. Enfim, fiz todo o procedimento que me foi passado. Não teve problema com os pontos (não abriram,inflamaram,infeccionaram), nenhuma reação a anestesia... Mas, ultimamente, observei que surgiram pequenos nódulos na região onde fora feita a retirada da cadeia mamária. Seria fibrose ou outra coisa, ou devo me preocupar com uma possível volta do tumor nessa região?O pré-operatório não acusou nada que impedisse a cirurgia: sem metástase! Até hj n sei se era um câncer maligno (não tenho o resultado das análises do tumor). Ela precisará remover a outra cadeia, segundo o veterinário que cuidou de seu caso, pois tb há focos do tumor em algumas mamas que restaram. Gostaria de saber também em qto tempo deverei levá-la para a retirada das demais mamas. Desde já o agradeço e aguardo por sua resposta!Tenha um bom ano de 2011!Sucesso!

Daniel Lima disse...

Oi Millena, provavelmente seja fibrose, pois é muito recente, vamos aguardar.
Eu recomendo uns 2 meses depois da primeira para a outra cirurgia.
Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Millena disse...

Boa tarde!Obrigada por sua resposta e atenção!Pode deixar que enviarei notícias^^!Ela esta bem, mas embreve terei de pensar numa nova cirurgia, não é mesmo?!Abraços, Doutor!

Daniel Lima disse...

Ok Millena, combinado.
Abs,
Daniel Lima

Cláudia disse...

Olá, estou bastante preocupada e com algumas dúvidas...

Minha cachorra (10 anos, vira-lata) fez uma masectomia há seis dias para a retirada de três tumores. No entanto, não conseguimos administrar a medicação.... Ela está se apresentando extremamente agressiva e não tem fome...

Já levei em um veterinário e a resposta que obtive foi "tente mais"!

Estou preocupada com a evolução do quadro dela...

É comum a cachorra ficar agressiva após a cirurgia?

Obrigada,

Cláudia

Daniel Lima disse...

Oi Cláudia, não é comum a cadela ficar agressiva após a cirurgia, a não ser que ela esteja com bastante dor. Recomendo levá-la no veterinário que operou para ver se está td bem e fazer medicações injetáveis, caso necessário.
Boa sorte.
Daniel Lima

Luciana disse...

Oi dr., tenho uma beagle de 8 anos q está obesa e tem um tumor q está muito grande, consultei vários veterinários, mas cada um me dá uma sugestão, to muito confusa, a maioria me recomendou retirar as mamas mais próximas do tumor e castra-la, e usar a anestesia inalatória q devido a idade e peso dela tem menos risco,mas teve um veterinário q disse q o melhor e retirar só o caroço pq esta grande e esperar ela emagrecer para castra-la, o q eu faço? li os comentários e estou ainda mais desanimada...por favor me ajude, no geral ela esta bem come toma agua até brinca, mas tenho medo de fazer a cirurgia e ai ela decair
Obrigada e parabéns pelo blog

luciane disse...

Oi doutor, tenho uma cadela da raca poodle com 5 anos que a +-a 2nao tinha cio.como tenho uma outra cadela da raca vira lata entrou no cio ela tambem ficou.so que o meu problema e que tambem tenho o macho e cruzou com ela.minha duvida e que ela tem nodulos no seio e eu ainda nao pode opera_la nao sei se ela ta prenha, se ela tiver vou ter problema na gravidez dela, o que o sh aconselha que eu faca. por favor me ajude eu amo minha cadela....

Daniel Lima disse...

Oi Luciana, em relação à sua Beagle, o correto seria castrar e fazer as mamas, para já resolver todos os problemas.
O único cuidado, após o pós-operatório, é fazer uma dieta para emagrecer e tentar manter o peso dela.
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Luciane, eu recomendo aguardar e manter a gestação, caso positivo.
Se os nódulos não forem grandes, podem não atrapalhar na amamentação.
E depois de tudo, fazer a cirurgia.
Mande notícias.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr. minha cachorra fez a cirurgia de castração e retirada de tumor de mama, agr ela ta com os pontos, mas entre os pontos qdo eu deitei ela p ver, saiu um poukinho de sangue, isso é normal? pode ser infecção?

millena willemen disse...

Boa tarde doutor!Minha cadela esta com um pouco de diarreia apresentando vestigios(pouco) de sangue.o q fazer?ela tomou remedio de verme ha poucos dias...parece estar sentido colicas.posso da algum remedio para infecção gastrointestinal ou algum outro medicamento?qual?ela operou para retirada de um tumor de mama ha pouco mais de um mes...enfim,o q fazer?obrigada!
Millena

Daniel Lima disse...

Anônimo, pode ser infecção sim. Leve-a para retorno no médico que operou.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Millena, não estou aqui para fazer consulta virtual, muito menos para receitar medicamentos, sinto muito.
Procure um veterinário próximo para examinar e medicar.
Daniel Lima

vc saaaaaaaaaabe disse...

desculpe dr.,mas a consulta virtual se dá a partir do momento q lhe pedimos informações e o sr.nos responde e direciona às soluções!pensei que era justamente este o intuito do seu blog!mas de toda forma,obrigada por sua atençao e resposta!com certeza se eu pudesse leva-la a um veterinário, n estaria há horas procurando alguma coisa q eu possa fazer por ela, em sites como o seu!com certeza vc n podera dar um diagnostico,tendo visto n estar diante do paciente,mas pelo menos uma resposta menos rispida, em nome da educação e ética profissional,com certeza o sr. poderia(ou não!)!de qualquer forma,td de bom e obrigada!e desculpe qlqr coisa, principalemte a minha pergunta!mas uma duvida:qual é mesmo o proposito desse espaço?e qdo lhe perguntei a respeito de medicamentos...forte demais né,n?!eu sei...mas sabe como é né...to tentando salvar a cachorra do jeito q posso!hj o sr. n deve estar num bom dia, assim como eu.masss, de tda forma, um pouquinho de educação facilita nossas vidas..é mto mais pratico e evita maiores dessabores!engraçado q a primeira imprensao q tive(boa por sinal) a respeito de sua conduta em seu blog, foi por terra!deve ser mt irritante mesmo informar pessoas leigas no assunto e que contam com seu conhecimento,mtas vezes de um jeito mt objetivo!bjus,te amo!

Unknown disse...

Boa Noite doutor. Minha cadela boxer está com carcinoma complexo.O veterinário irá retirar a cadeia de mamas e castra-lá. Minha curiosidade é saber se fazendo todo esse procedimento ela vai ficar curada ou é só para amenisar o caso??? Obrigada desde já!
Amanda Melo

Anônimo disse...

Oi,Dr.Daniel eu me chamo vania .nossa estou muito triste ,pq eu tinha uma cachorrinha poodle de 7 anos ela estava com cancer na mama ea ai marquei a cerurgia dela em um hospital de veterinario ,o medico dela me deu total segurança ,q ela ia ficar boa a,ate pq ela estava bem de saude fez todos os exames e nao deu nada so o cancer mesmo , mas resumindo ,ela nao voltou da anestecia ,meu Deus q desespero eu fiquei pq ela era minha bebezinha eu o ama-va muito sinto muito falta dela .eu qria saber pq ela nao voltou da anestecia se nen o medico tem explicaçao pq ela tinha muita saude isso aconteceu agora hoje tem 2 dias q to sem minha bebezinha em minha casa so choro o tempo todo eu e meu filho estamos sofrendo muito eu qro so uma explicaçao para oq aconteceu com ela ? desde ja agradeço .

Anônimo disse...

oi dr .sera q demora muito a resposta pq estou tao aflita

Daniel Lima disse...

Oi Millena, sinto muito, mas não concordo com vc; o intuito do blog não é esse e está escrito na primeira página do blog. Vc me descreveu um sintoma, perguntou o que é e qual medicamento usar - isso é consulta virtual sim; e consulta virtual não existe, pois só é possível um médico tentar fechar um diagnóstico após examinar o bicho e solicitar alguns exames, qdo necessário.
O blog está aqui para tirar dúvidas de proprietários e colegas, além de trocarmos informações sobre determinadas doenças - a maioria dos leitores já levaram seus cães em veterinários e já estão em tratamento, portanto as dúvidas são do decorrer da doença, exames complementares, alimentação, desabafos etc.
Felizmente, foram pouquíssimas as vezes que tive que entrar nesses méritos aqui no blog, mas, infelizmente, às vezes é necessário.
Espero que vc entenda o meu lado.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Amanda, se ela não tiver metástases, as chances de cura com o procedimento cirúrgico correto são grandes; não podemos falar em cura total na medicina, principalmente com câncer, mas tenho muitos pacientes com esse quadro, que ficaram curados, sem recidiva do quadro e morrendo por outras doenças senis.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Vania, eu sinto muito por ela, espero que vcs fiquem bem.
Infelizmente não temos como saber o que aconteceu, mas a anestesia é um risco para todos nós, mesmo tendo plena saúde. Alguns cães podem ter reação a algum dos anestésicos, não tendo como saber antes, outros podem não conseguir metabolizar a droga por algum problema em fígado sem sintomas, por ex, e outros podem ter parada cardiorrespiratoria durante a anestesia sem conseguirmos reanimar, enfim, dei alguns ex. do que pode ter ocorrido e que, infelizmente, pode acontecer com todos nós.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr.Daniel ,muito obrigada pela atençao. olaha esta sendo muito dificil para mim viver sem ela minha bebezinha Laila ,a ausencia dela me faz sofre mais ainda , estou desesperada para pegar outra igual a ela ,para ver se consigo esquecer um pouco ,mas ainda nao arrumei uma cachorrinha para alegra minha casa, apesar de saber q nenhuma vai substitui-la,preciso com urgencia de outra bebezinha na minha casa ok ,se o Dr ,puder me ajudar ,eu agradeço ,ate mas obrigada por tudo .

Daniel Lima disse...

Com certeza, se souber de alguma cadelinha eu aviso!
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá
Eu tenho uma cadela com 12 anos e acho que ela tem um tumor de mama um pouco grande.
O problema é que ela só foi vacinada quando tinha 1 ano de idade e agora não sei se poderei levar uma multa por não a ter vacinado quando for ao veterinário.
O que devo fazer? Eu preocupo-me muito com ela. Ela algumas vezes lambe o alto. este também está um pouco negro.

Daniel Lima disse...

Não existe multa por não ter feito as vacinas anuais, mas é perigoso para o animal.
Leve-a para consulta e procedimentos necessários. O médico vai orientá-la após examinar.
Boa sorte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa noite! Eu sou a Lisandra e em 19 de outubro de 2010 escrevi ao Dr. para relatar o drama que estava vivenciando c/ a minha pinsher Lis. Quem quiser, pode procurar pela data e ler!! Pois bem, estou escrevendo novamente p/ dar uma otima noticia: resolvemos esperar algum tempo p/ fazer as cirurgias nela e ...correu tudo bem!!! Em 31/janeiro/2011 foi feita a mastectomia. Estavamos muito tensos devido ao problema cardiaco dela e, realmente, os batimentos cairam muito no decorrer da cirurgia!! Mas, assim que terminou, ela foi reagindo devagarinho ate ser liberada p/ ir pra casa. O pos-operatorio foi delicado e um pouco trabalhoso (pois ela 'e bem ativa), mas transcorreu bem. Como a castracao nao foi feita junto c/a mastectomia, justamente p/que a Lis nao ficasse um tempo maior sob anestesia (devido ao coracao), a castracao foi marcada p/ marco. Bem, nesse meio tempo, surgiu um pequeno nodulo na axila direita, do mesmo lado em que retiraram as maminhas dela. No dia da cirurgia de castracao, as vets retiraram esse nodulo tambem. E,gracas a Deus, essa segunda cirurgia foi bem sucedida tambem!! O pos dessa segunda intervencao foi mais tranquilo que o da primeira (cortes menores, menos remedios etc). Apos tudo isso, como o nodulozinho axilar tambem deu malignidade, as vets fizeram exames nela p/ verificar metastases. E, gracas a Deus, por enquanto, nao tem nada!!! Agora, 'e observa-la sempre p/ ver se nao surgem novos tumorzinhos etc. Mas, pelo menos, o tumor da mama foi retirado (junto c/ a cadeia toda), o nodulo axilar tambem e ela foi castrada. E, apesar do pavor que a familia estava sentindo, devido ao sopro cardiaco dela (ela poderia morrer devido as anestesias), deu tudo certo!!! Eu quis relatar o desenrolar do caso da Lis p/ acalmar e animar aqueles que tambem estao passando pelo mesmo dilema, pelas mesmas duvidas, em operar ou nao os queridos animaizinhos! E, relembrando a resposta dada pelo Dr, quando enviei minhas duvidas, ele disse que "a cirurgia era a melhor solucao p/ o caso da minha Lis". E foi mesmo!!!! Abracos e muito obrigada!!!!!

Daniel Lima disse...

Oi Lisandra, fico contente por ter dado td certo com ela e agradeço o seu esclarecimento do caso - meus leitores vão adorar saber de td isso!
Abs,
Daniel Lima

Dayanne disse...

Bom dia,

Estou muito preocupada com minha cadela.
Quando ela tinha menos de 2 anos de idade reparei u carocinho muito pequeno ao lado de uma das mamas dela. A veterinária disse que a gente esperasse, ficasse observando e caso aumentasse fizessemos biopsia. Ocorre que agora são vários caroços espalhados pela barriga dela, hora sai um líquido amarelo hora nao. Levamos a um outro veterinário e ele disse que era o caso de antibiótico e foi aplicado uma dose. Ela voltou para casa e ficou bem, parou de sair o líquido. Passado um tempo abaixo da patinha diateira dela surgiu um caroço muito grande, parece até que é na pele, diferente dos outros que parecem mais internos mesmo. Nesse ela sente dor ao apertar e apertando sai liquido amarelo na mama dela. Levamos novamente a esse veterinario e ele disse que na mama cistos nao sao malignos, que poderiamos tratar isso com antibióticos sempre, que não era necessário biopsia. Realmente desinchou esse maior abaixo da pata, mas fiquei com a pulga atras da orelha. E na mesma epoca que esse caroço estava doendo minha cadela, totalmente em repouso começou a respirar rapidamente, colocando a lingua para fora, como se tivesse corrido quilômetros.

Estou muito preocupada e penso em consultar a opinião de outros veterinários.

O que o senhor me diz?

Obrigada desde já.

Daniel Lima disse...

Oi Dayanne, primeiramente tem que saber se é tumor de mama ou outra doença, que mtas vezes é possível somente com o exame clínico. Os tratamentos são distintos.
Acho que deveria procurar outra opinião para melhores esclarecimentos. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Rogerio disse...

Dr.Daniel,em primeiro lugar eu agradeço ao espaço. É louvável.
Eu tenho uma poodle, com 12 anos, que há 3 dias não come, não bebe e só permanece deitada na sua casinha. Sei que ela está com cancer da mama e, aliás, ele está imenso, passando a impressão de que a qualquer momento poderá "explodir" - Desculpe-me a colocação, que não é técnica, mas eu, sinceramente, tenho essa impressão. Estou triste e não sei o que fazer. Há alguns meses, o veterinário já havia indicado a existência do câncer, mas alertou que, se fosse realizada uma cirúrgia, em razão do avanço já evidente, as chances de êxito eram mínimas. De fato, não há outra previsão, alguma recomendação medicamentosa? Não queria sacrificá-la, mas sinto que, embora ela não chore e permaneça em repouso, a dor certamente é imensa. O que eu faço, qual a sua sugestão? Desde já, muitíssmimo obrigado.

Daniel Lima disse...

Oi Rogerio, eu recomendo realizar exames para ver como ela está e para ver se não existem metástases em algum lugar - estando td ok, recomendaria pensar em fazer a cirurgia para tentar melhorar a qualidade de vida dela, mesmo existindo um certo risco, mas a decisão é de vcs. Muitas vezes conseguimos deixar o bicho bem por mais 2 ou 3 anos.
Mande notícias.
Daniel Lima

Elaine disse...

Ola Doutor Daniel, td bem? Tenho uma pit bull de 8 anos que nunca cruzou, ela está no cio e surgiu a oportunidade dela cruzar com um pit bull macho, mas fiquei na duvida, ela não esta mto velha p cruzar? E se ela não cruzar pode ter algum tipo de cancer? será que vai amamentar seus filhotes e cuidará deles? Tenho medo que ela tenha depressão pos-parto ou que precise de uma cesarea por esses motivos nunca quiz que ela cruzasse... Será que o srº pode sanar as minhas duvidas? Ela ja esta no cio ha uns 3 dias!!! Mto obrigada!!! Elaine

Daniel Lima disse...

Oi Elaine, eu não recomendaria ela cruzar, pois já é considerada idosa, o correto seria até uns 6 anos de idade.
Normalmente eles dão cria e amamentam normalmente com 8 anos, mas acho que não vale a pena correr risco. Ok?
Não tem problema nenhum ela não cruzar e tb não dá câncer de mama, como diziam antigamente.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Meu nome é Ribamar e tenho uma cadela pit bull com 8 anos. De um certo tempo pra ca, apareceu um volume estranho em uma de suas tetas, sumindo posteriormente. Agora me assustei ao ver quase do nada ela sangrando muito justamente por esse local. Ela nao me deixa ver. Tenho medo de que seja algo grave.

Daniel Lima disse...

Oi Ribamar, a melhor coisa é levá-la em um veterinário para consultá-la.
Daniel Lima

Duas Mamães disse...

Olá, Daniel.
Adorei esse espaço e agradeço de antemão essa ajuda que vc oferece por aqui.
Bem, eu tenho uma cachorrinha linda, Yorkshire, com exatamente 11 meses e meio. Ela teve o primeiro cio e depois que ele passou percebemos que suas mamas ficaram inchadas. Pensei que isso estaria relacionado ao cio, mas as mamas não desincharam, pelo contrário, têm aumentado de tamanho e parecem apresentar uma massa dentro, pois quando toco sinto que está um pouco duro. Isso pode ser tumor? Ou ela poderia estar desenvolvendo gravidez psicológica e produzindo leite? O vet pediu que eu esperasse e observasse, mas tenho medo de esperar e dar tempo para que isso se agrave e se transforme em cancer. Tem cerca de 20 dias que isso vem acontecendo. Espero que possa me ajudar.
Um abraço!

Felipe disse...

Olá Daniel,
Tenho uma maltês de 8 anos com diagnostico de adenocarcinoma mamário complexo grau 1. Ja foi feita a retirada das mamas e o veterinário me indicou a quimioterapia, mais estou muito em duvida se não é muito sofrimento pra ela, ele disse que o tipo de quimio para ela é uma que tem bastante efeito colateral, como vomitos, diarreia e queda de pelos. Fiquei muito assustada e em duvida no que fazer, sera que vc consegue me ajudar?
obrigada, Roberta

Daniel Lima disse...

Oi PoliCaris, tumor de mama é quase impossível nessa idade.
Deve ser alguma inflamação ou acúmulo de leite mesmo.
Não recomendo só aguardar. Procure outra opinião para não piorar o quadro.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Roberta, eu não recomendo quimioterapia para câncer de mama em cadelas, pois além dos efeitos colaterais bem ruins, não tenho bons resultados.
Ok?
Abs e boa sorte com ela.
Daniel Lima

Stephanie disse...

Oi não sei se o Sr. pode responder a minha pergunta +...Minha cadelinha tem 8 anos e foi diagnosticado cancer de mama nela ela é da raça picher o nódulo e do tamanho de um ovo + ou -!
Será q nesta cerurgia há risco de morte?A veterinário disse q há 90% de chance de dar certo!!!!

Daniel Lima disse...

Oi Stephanie, toda anestesia tem risco para qquer paciente. Mas se ela estiver saudável e os exames estiverem bons, basta fazer uma anestesia de qualidade que os riscos são bem pequenos mesmo, e tudo acaba dando certo.
Faça a cirurgia sim, pois é melhor para ela.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Od disse...

Olá Dr., tudo bem? Percebi em minha cadela da raça pastor alemão de 6 anos uma certa massa em uma das mamas, do tamanho de duas azeitonas juntas do lado direito, no tórax. Tinha notado a presença de um pequeno caroço há 10 meses atrás, menor que um feijão, mas acreditava que era por conta de um ponto de uma cirurgia que ela tinha realizado.

Levamos para consulta e o veterinário disse que se tratava de um tumor, e que nesse tipo de caso era alta a probabilidade de ser maligno, e que deveríamos realizar logo a cirurgia, a qual marcamos para amanhã. Ela falou que a cirurgia seria feita para a retirada da mama onde o tumor se encontra e as duas adjacentes, sem retirar todavia toda a cadeia mamária direita. Após a retirada, seria enviado para a análise.

Porém, ontem percebi que em outra mama, desta vez do lado esquerdo, próximo à virilha, havia um pequeno caroço, menor que uma azeitona.

Gostaria de saber, é possível na mesma cirurgia retirar os dois caroços, situados em cadeias mamárias diferentes, ou o trauma seria grande e deveriam ser feitas duas cirurgias? O fato de estarem em duas cadeias diferentes é indício de que está ocorrendo metástase ou não necessariamente?

Outra coisa, a veterinária disse que o fato de o tumor estar apenas na pele era bom, pois ainda não havia atacado o músculo. O do lado esquerdo, pelo que percebi, também está solto na pele.

Há chances de cura para os casos de tumores malignos de mama? Se sim, qual seria o percentual? E caso contrário, é possível a convivência com a doença dando qualidade de vida, ao menos diminuindo as dores? A metástase ocorre com frequência? O avanço relatado em 10 meses (do tamanho de um feijão para o de duas azeitonas) foi agressivo, ou seria algo "normal"?

Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog! =)

Daniel Lima disse...

Oi Od, boa noite.
É mto agressivo para a cadela fazer a retirada das mamas das duas cadeias, portanto é recomendado realizar uma outra cirurgia após 30-40 dias.
Qto à malignidade ou não, somente o histopatológico poderá nos dizer, o resto é puro chute.
Mesmo sendo malígno, se foi retirado por completo e dermos sorte de não ter se espalhado ainda, as chances de cura são grandes, porém pode aparecer em outras mamas, que devem ser retiradas logo no início.
Não posso dizer em percentual de metástase, mas elas são comuns sim, principalmente quando o tumor fica por mais tempo no animal.
Boa sorte por aí e mande notícias dela.
A cirurgia foi feita?
Abs,
Daniel Lima

Priscila disse...

Olá Daniel tenho uma cachorrinha que em setembro vai fazer 11 anos.Estava com medo de levá-la a um veterinário por que ela tem tumores nas mamas e estão crescendo, mas tive que levar ela por causa de uma infecção já tratada agora. Pois bem a veterinária quando viu disse que ela precisa fazer a cirurgia pensei muito até resolver marcar ,será na segunda dia 11/07. Depois que acabei de marcar descobri seu Blog e chorei muito com os comentários. Minha duvida é: será certo fazer a cirurgia ou será melhor deixar como está?("não mexer com quem está quieto"?)

Daniel Lima disse...

Oi Priscila, o correto é fazer a retirada das mamas e a castração.
Hoje em dia conseguimos fazer anestesia de qualidade em cães idosos e os riscos diminuem bastante.
Recomendo mandar analisar os tumores após a retirada.
Nessa semana que passou, fiz mastectomia em duas cadelas de 12 anos e elas estão ótimas na recuperação.
Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Thiago disse...

Oi Daniel, minha cadela tem 12 anos e por volta de 3 meses atras notei que tinham aparecidos alguns caroços nas mamas dela. Em três mamas, pra ser mais exato. O que posso fazer?
Com 12 anos ela ainda pode ser operada?
Obrigado
Thiago

Angel disse...

Oi Daniel,tenho uma cadela a uns 13 anos,e ela tem cancer de mama,descobrimos a uns 4 anos,a veterinaria aconselhou a nao fazer cirurgia,pois nao havia necessidade,agora a cadela nao esta comendo sozinha,nós temos q dar comida pra ela,a pele dels esta muito fria,enrolamos ela em cobertores e agua quente,e dificilmente ela caminha,pois devido a fraqueza ela nao consegue se levantar,levamos ela ao veterinaria a uma semana,ela esta tomando remedios mas continua fraca e grita de dor,entao vamos dando comida e esquentando e ela para um pouco,neste estagio,como esta fraca a medica nao aconselhou novamente a cirurgia.a veterinaria nos disse q é para deixar ela bem quente,para o remedio fazer efeito no corpo dela,mas o pelo esta gelado mas ela esta com muitos panos e com a garrafa termina como disse anteriormente.A cadela pode reagir aos remedios mesmo com o corpo bem debilitado e frio,somente com o calor dos cobertores e agua quente ou nao tem mais jeito mesmo?

Paula Fernanda disse...

Oi Daniel. Tenho uma cocker e imagino que ela tenha uns 7 anos. Não sei ao certo pq peguei ela da rua a um ano. Domingo dia 10 ao brincar com ela notei um caroço deformado próximo da teta inferior esquerda do tamanho de uma bola de gude que cresceu de uma semana pra outra. Levei no vet e ela definiu como tumor e solicitou vários exames, pois alem deste, ela achou mais alguns menores em outras tetas. Na segunda a noite, quando eu cheguei do trabalho, um caroço pequeno já estava do tamanho de uma bolinha de gude e dolorido. Vou fazer os exames amanha para ver se passou para o pulmão e o estado de saúde, mas quero saber quais as chances de
metastase, são altas? Isso evolui e se dissemina tão
rápido assim mesmo? E pode passar tão rápido assim
para o pulmão ou outros órgãos? Será que da tempo de
não disseminar ate a cirurgia para remoção de todas as
tetas? O fato de ter aparecido em outras tetas quer dizer que e metastase? Aguardo resposta, Fernanda.

Sara disse...

Olá Daniel! Adorei o espaço! Parabéns! Minha cadela Princesa tem 8 anos, poodle, fez uma cirurgia de retirada de tumor de mama (carcinoma) de uns 2 cm, há 4 dias. No 2º dia após a cirurgia o local começou a inchar muito e ficou bem avermelhado, levei ao vet que fez a cirurgia e o mesmo informa que é normal, pois nos primeiros dias tentei dá o remédio antibiótico e ela sempre vomitava, ele passou um injetavel, porém estou na segunda aplicação e não teve melhoras. Não confio na opinião dele, pois se tiver feito algo errado na cirurgia não iria assumir o erro. Na cirurgia não foi feito a castração, apenas a retirada da cadeia mamária acometida. Já fazem 2 dias que ela não defeca, o vet disse que também é norma e disse que eu desse óle mineral. Ela está no cio e não fica quieta um minuto, está bem, brinca e come normalmente. Gostaria de saber sua opinião e se isso é realmente normal. Será que ela vai ficar bem?

Od disse...

Oi Dr. Daniel! Então, a cirurgia foi feita naquele dia e a veterinária retirou os dois tumores. Ela disse que não faz isso normalmente por ser muito desgastante o procedimento, mas acabou fazendo para não haver necessidade de uma nova anestesia e menos estresse para minha cadela. Ela está bem, mas se cansa fácil ao brincar. Fora isso, está bem disposta apesar de comer um pouco menos do que o normal.

O único problema é após a cirurgia um dos locais (no tórax) começou a ter um rápido acúmulo de líquido. 10 dias após a cirurgia a veterinária realizou a drenagem, mas há 3 dias o seroma voltou a se acumular e já está um pouco menor do que uma bola de tênis. Ela irá fazer a drenagem de novo, mas eu pergunto, será que pode ser o tumor novamente voltando? Há possibilidade de ele crescer em tão pouco tempo? E no caso de uma grande produção de seroma, o corpo demora a recuperar os vasos que estão produzindo o líquido?

Abs., e obrigado pela resposta! =)

Hebert Passos disse...

Oi Daniel, boa tarde tenho uma cadela picher com 13 anos, aos tres meses atras apareceu um caroço abaixo do olho, ele abriu e começou a sair secreção, ficou cega dos dois olhos, levei ao veterinario so que ele disse que é tumor, mas pela idade dela não opera,ela bebe muita água e urina, o que eu devo fazer para cuidar da ferida pois não cicratriza.

Daniel Lima disse...

Oi Thiago, deve ser operada sim.
Faça exames pré-operatórios e procure um anestesista para estar na cirurgia - os riscos diminuem bastante.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Angel, sempre pode reagir, mas a situação me parece delicada.
Qual o diagnóstico da médica?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fernanda, não diz que é metástase e pode ser benigno. A metástase só vem qdo é câncer.
E não temos como saber sem analisar, portanto o correto é fazer a cirurgia e mandar todos os tumores para análise. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Sara, não posso afirmar algo sem ter examinado, porém me parece normal sim. Inchaço, vermelhidão e acúmulo de líquido são comuns pós mastectomia.
Fezes retidas tb, mas vai melhorar com o óleo.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Od, o seroma é comum pós mastectomia. O tumor voltar assim é quase que praticamente impossível. Ok?
Normalmente, pode levar até uns 12 dias para parar de acumular líquido.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Hebert, ferida de tumor dificilmente cicatriza, por isso que o correto é realizar a cirurgia para retirada.
Recomendo check up completo antes de pensar em anestesiá-la.
Boa sorte.
Daniel Lima

Jaqueline disse...

Olá Daniel, tenho uma cachorra de 10 anos a Catita q a pouco tempo teve tumor na mama, fez a cirurgia e retirou a cadeia mamaria, mas agora ela está estranha, não quer comer ração só come se for carne, a maioria das coisas ela come coloca pra fora, ou come uma erva de fazer chá q minha mãe tem no quintal, ta sempre desanimada, estou apavorada, ela sempre foi cheia de vida, alegre. Você acha q pode ter ocorrido metastase? Ou pode ser uma simples virose? estou desesperada. Desde já obrigada

Sara disse...

Oi Daniel, obrigada pela resposta. Só me tira mais uma dúvida: na cirurgia não foi feita a castração,pois o vet disse que com essa idade(8anos) isso não interfere mais, devido a não ter sido feita a castração é mais fácil o tumor voltar?

Elisangela disse...

Oi Daniel tenho uma cadelinha poodle com 14 anos e tumos mamário, o veterinário sugeriu a retirada da mama, porém estamos com medo pois ela tem sopro e última vez que ela precisou fazer uma cirurgia pois estava com piometra os batimentos cardiacos dela foi a 10, ela quase morreu, não seio o que fazer, pois tenho medo de que ela não resista a cirurgia.

Daniel Lima disse...

Oi Jaqueline, não tem como saber assim; o correto é levá-la num veterinário para exames.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Sara, na minha opinião sim, pois existem trabalhos que comprovam que tumor de mama é hormoniodependente. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Elisangela, realmente é uma decisão delicada; a retirada cirúrgica é o correto, porém os riscos me parecem grandes.
O tumor está grande? Como está o resto da saúde dela?
Mas uma coisa é certo, não tomem nenhuma decisão sem certeza do que estão fazendo para não causar arrependimento.
Coloquem num papel os prós e contras junto com o seu veterinário.
Daniel Lima

Livia disse...

olá,Daniel!Tenho uma cadela mestiça de Akita de 12 anos que apresenta um tumor na mama de aproximadamente 10 cm.O veterinário considerou melhor nao arriscar uma cirurgia devido à idade ,ao estado geral e o histórico dela(cegueira desde os 3 anos, piometra aos 5,alguns episódios de hemorragia digestiva de causa indeterminada).Ela brinca , corre , se alimenta bem.Nos raros episódios em que ela aparenta dor , é medicada com analgesicos.Acho que estou fazendo o melhor possivel por ela ,mas me fica uma dúvida :cadelas que retiraram o útero nesta faixa de idade(4 anos) costumam desenvolver cancer de mama ou ela foi um caso raro? Ela nunca teve crias ou tomou anticoncepcional.

Daniel Lima disse...

Oi Livia, é comum sim acontecer isso. Castração, apenas antes do primeiro cio, que reduz as chances de tumor de mama em quase zero. Ok?
Daniel Lima

LAURA disse...

HOLA DR,
MINHA CADELA TEM C.A NA MAMA ESQUERDA PRÓXIMO AO CORAÇÃO, MINHA PREOCUPAÇÃO É QUE ELA ESTÁ MUITO INCHADA, A NOITE SENTE FALTA DE AR, PARECE SENTIR DOR. NESSE CASO UM ANALGÉSICO HUMANO ALIVIA A DOR?
É INDICADO ALGUMA DIETA PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA?
A RAÇÃO LIGHT É RECOMENDADA?
OBRIGADA POR SER ESSE PROFISSIONAL SÁBIO E TÃO ESCLARECEDOR COM SUAS RESPOSTAS ILUSTRATIVAS!!

Daniel Lima disse...

Oi Laura, não posso falar no blog sobre medicamentos ou indicar rações específicas, porém recomendo procurar um veterinário de confiança para examiná-la, fazer exames e indicar o melhor para ela, inclusive a retirada desse tumor de mama. Ok?
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

RJ disse...

Boa tarde doutora...
Temos uma poodle de 14 anos..e desde a semana passada dia 30/10..ela vem vomitando, não quer comer nada, e está babando algo viscoso... Ela tem câncer (eu acho que é) pois do lado da barriga tem um grande caroço que se desenvolveu bastante esse ano e na parte das mamas também... Ultimamente ela não quis comer NADA. Já demos de tudo, papinhas, etc., mas não tem adiantado..ela não levanta mais e parece que ficou cega de um olho essa semana..O que devo fazer??? Aguardo...obrigada

Luciano disse...

Oi Daniel, tenho uma shitzu de 1 ano e 1 mes, esta semana vi que uma teta está bem inchada, mas flacida, e um dia depois começoua e ficar mais dura. O que pode ser? Desde já agradeço pela atenção.

Daniel Lima disse...

RJ, a melhor coisa é levá-la num veterinário com urgência.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Luciano, podem ser mtas coisas... tumor de mama é raro nessa idade; existem inflamações e/ou infecções de mama, abscessos, acúmulo de leite por pseudo-gestação, enfim, a melhor coisa é levá-la num veterinário de confiança para examinar e tratar.
Daniel Lima

Luciano disse...

Daniel, obrigado pela dica. Levei ela a uma veterinária, fizemos exame de sangue e está ok, estava com febre, e realmente foi diagnosticado como gestão psicológica, pois estava produzindo leite, e se apertasse as mamas elas saiam um pouco de leite. A veteriná passou um tratamento de 10 dias, notei melhoras já, e a mama já começou a desinchar. Mais uma vez obrigado. Abraços.

Daniel Lima disse...

Que bom Luciano!
Abs,
Daniel Lima

Hudson disse...

Poucos dias após a castração da minha cadela Poodle de 07 anos apareceram nódulos do tamanho de azeitonas, nas mamas traseiras das 02 cadeias. Agora a veterinária está recomendando retirar as cadeias mamárias ao invés de verificar primeiramente se os tumores são malignos, porque segundo ela a cirurgia de investigação poderia provocar metástase. Ela também disse que nestas cirurgias serão retiradas as faixas de pele sobre todo o tecido mamário pelo mesmo motivo. Estes são os procedimentos usuais? Tenho receio porque os nódulos surgiram logo após a castração e penso que podem ser decorrentes de uma simples inflamação pós cirurgica.

RO disse...

Oi Daniel eu tenho uma cadela de nove anos ela e da raça kuvasz ela tem uma bola grande na barriga ela chega a ter o tamanho de uma de tenis mas so que a bola esta presa na pele por dentro da barriga isso deve ser tumor por favor me ajuda obrigada.....

Analia disse...

Boa Tarde Drº, Muito bom seu blog.

eu tenho uma cadelinha de 16 anos
e a 2 dias percebi ela trite e ontem fui examinala pra ver se estava com algumador. e vi um enorme caroço na mana dela, e hje estourou e está saindo sangue junto com pus. vou levalo no veterinario hj no final tarde pq so esse periodo tenho tempo. eu trabalho o dia todo. mas tenho medo de ser mto grave.


um grande abraço. Analia

Daniel Lima disse...

Oi Hudson, os procedimentos de rotina normalmente são esses, pois o câncer de mama é bastante agressivo e as mamas da mesma cadeia possuem ligações entre elas.
Na dúvida, podemos tentar fazer uma citologia dos nódulos antes, mas o resultado não é preciso como o histopatológico - converse com sua veterinária sobre td isso ou, caso não esteja seguro, procure outra opinião médica para examiná-la.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi RO, pode ser um tumor sim, mas tb pode ser uma inflamação ou infecção.
O correto é levar num veterinário de confiança para examinar e solicitar exames, caso seja necessário. Ok?
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Analia, provavelmente é um tumor de mama e o correto é retirá-lo cirurgicamente.
Como foi a consulta?
Obrigado pela participação no blog.
Daniel Lima

Rosane disse...

Olá doutor, fiquei feliz em conhecer sua página. Tenho uma poodle de 12 anos e apareceu há dois anos um caroço na perna esquerda. Fiz biópsia e não foi diagnosticado câncer, mas este caroço começou a crescer muito e hoje está do tamanho de uma manga, contraindo inclusive a vulva do animal.Na época levei a outro veterinário para tentar fazer uma cirurgia que seria a amputação do membro, pois o caroço é o músculo da perna. Porém quando minha viterinária soube, não permitiu que eu realizasse fizendo que o animal estava idoso e ela acreditava que era câncer. E se mexesse poderia dar metástase. E o sr. o que acha?

Rosane disse...

Minha cadela tem 11 anos e um tumor do tamanho de uma manga em uma perna. Fez biópsia e não acusou câncer, mas agora o tumor cresceu muito e já comprime sua vulva. Para operar seria necessário amputar uma perna, pois o tumor é muscular. Já levei a dois veterinários e cada um diz uma coisa. Um quer amputar, outro diz pra deixar pois ela está idosa. O que fazer?

Daniel Lima disse...

Oi Rosane, realmente é uma situação delicada, pois cada médico tem uma opinião diferente pela sua experiência clínica.
Claro que o correto seria tirar, pois deve estar muito ruim para ela, mas por outro lado entendo a sua veterinária, pois um cão idoso pode não se adaptar depois e tb pode ocorrer o que ela disse, caso seja câncer.
Converse bastante em casa e com a sua veterinária, pesando todos os prós e contras.
Boa sorte e vamos nos falando.
Daniel Lima

ALUGUEL DE CARRO COM MOTORISTA disse...

PRECISO DE AJUDA
TENHO UMA CACHORRA DE 13 ANOS E DESCOBRI QUE ESTA COM TUMOR DE MAMA E LAMENTO NO PODER AJUDAR POR QUE NAO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR A CIRUGIA , JA QUE SAO DUAS UMA PÁRA CASTRAR E A OTRA PARA RETIRADA DOS TUMORES ,O DR ME PODERIA AJUDAR EM INDICAR ALGUM LUGAR QUE REALIZE ESSE TIPO DE CIRUGIA JA QUE NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR O CUSTO DE R 1200,OO, ESTAMOS SUFRENDO MUITO
OBRIGADO

Daniel Lima disse...

Infelizmente, não conheço nenhum local que realize esse tipo de serviço. Recomendaria procurar algum hospital veterinário escola, pois costumam ter valores mais acessíveis.
Daniel Lima

Anônimo disse...

ola!!!tenho uma cadela de 1ano e 1 mes, e ela ja tomou anticoncepcional injetavel 2 vezes!!!ah um tempo atras ela apresentou uma alergia no corpo e coçava muito e caia o pelo no local,agora minha tia disse que as mamas dela parecem que ela esta amamentando de tao grandes e ela as lambe e coça!!!eu nao moro la e estou nervosa!!!!pode ser um cancer?????agradeço desde ja....abraços!!!!Ana Letícia (e-mail:anninhaa0107@hotmail.com)

fonsequinha disse...

oi daniel,tenho uma cachorra de uns 12 anos mais ou menos,esta com um tumor enorme na mama,e agora arrebentou bem embaixo,esta exposto o tumor,o que faço?to desesperada,não tenho condições de pagar um veterinario.mas não quero deixar ela morrer.me ajuda.

Daniel Lima disse...

Oi Ana Letícia , não tem como saber sem examiná-la. Existem tb processos inflamatórios e infecciosos. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fonsequinha, infelizmente não posso ajudá-lo. Procure algum hospital escola, pois os valores são mais acessíveis. Ok?
Boa sorte com ela.
Daniel Lima

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 429   Recentes› Mais recentes»