quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Insuficiência Renal – cães e gatos

A Insuficiência Renal (IR) é uma doença muito grave que acomete, com muita freqüência, os cães e gatos com idade mais avançada, na maioria dos casos. Junto com o Câncer, estatisticamente está como uma das maiores causas de morte entre esses animais e o próprio ser humano, mas não quero que fiquem assustados, vou escrever um pouco sobre o assunto, e assim vocês poderão entender melhor.

IR é a perda da função da maior parte das células que compõe um rim, e que são chamadas de néfrons. Ela pode ser primária, quando essas células vão se degenerando com o passar do tempo, ou secundária a algum agente agressor como bactérias específicas, imuno-complexos (ligação antígeno-anticorpo) formados em determinadas infecções no organismo etc.; doenças congênitas podem ocorrer raramente, onde o animal já nasce com perda parcial ou total da função renal. E, além disso, ela pode ser aguda (de forma repentina) ou crônica, que vai se manifestando aos poucos, e é o que acontece com os animais idosos – todas as células do corpo vão degenerando com o tempo, e muitas vezes o órgão perde a sua função.

As doenças mais comuns que causam IR aguda são a Piometra (infecção uterina), Leptospirose (transmitida pela urina dos ratos) e Cálculos Renais, dentre outras. Algumas medicações em longo prazo podem também lesar os rins.

Os sintomas mais comuns são sinais de intoxicação como vômito, diarréia, mau hálito e andar cambaleante, pois os rins eliminam do nosso organismo todas as substâncias tóxicas que devem ser excretadas. Na IR aguda, o animal pára de urinar, e já na IR crônica, o mesmo ingere muita água e urina bastante, consequentemente, pois o próprio organismo tenta compensar a função dos rins fazendo com que o animal beba grande quantidade de água.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue como Função Renal e Hemograma associados com Ultrassonografia abdominal ou Tomografia, que é bem incomum na Medicina Veterinária por causa do custo.

Com o tratamento instituído, não existe cura, mas sim controle. Normalmente se baseia na Fluidoterapia associada com algumas medicações necessárias em cada caso; a Hemodiálise, que é utilizada para controle de pacientes humanos crônicos, é pouco usada em animais também por causa do custo das seções, mas já existem no Brasil clínicas veterinárias especializadas nesse tratamento. O resultado positivo consiste em fazer com que os rins voltem a ‘trabalhar’ normalmente, para que possamos controlar sua função com alimentação específica.

Muitos animais conseguem manter a doença controlada por anos, mesmo apresentando algumas crises no decorrer – gatos convivem melhor que os cães com a IR. Mas infelizmente muitos organismos desses animais não conseguem reverter o quadro, levando os mesmos a óbito.

562 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 562   Recentes›   Mais recentes»
Daniel Lima disse...

Oi D. Elisabeth, é uma pena, mas foi a melhor decisão que vcs poderiam ter tomado, admiro pessoas assim, que pensam no bem estar do animal e não somente nelas.
A Fluidoterapia não causa piora, somente se os rins já estiverem sem função nenhuma e o animal não urina mais, portanto foi coincidência ele ter piorado com a Fluidoterapia.
E qto ao Ketosteril, ele pode ajudar, mas não faz milagre, o mais importante ainda é a Fluidoterapia.
Fica tranquila.
Obrigado pelo comentário.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Doutor, tenho uma yorkshire de 7 anos, pesa 1k e meio, muito boazinha, tranquila, um anjo.
No ano passado ela foi castrada, aparentemente foi tudo bem, ela engordou mais ou menos 400gr, mas desde o começo deste ano ela começou a não se alimentar normalmente. Levei-a a vet dela de costume, achamos q era por falta de limpeza de tártaro, isso foi feito, e extraído alguns dentinhos, porém ela n voltou a se alimentar normalmente. Estranhamente há um mes ela entrou no cio, então a vet indicou um ultrasom e foi contatado calculos renais nos dois rins, (além de um pedaço do ovário que ficou) sendo que o pior é o rim direito,o calculo está na saída do rim, obstruindo a passagem, desde então este rim tem ficado muito aumentado, tendo alguns intervalos de normalidade. Os exames de uréia e creatinina tem dado normal durante todo o tempo, porém no exame de urina foi constado q o calculo é de calcio.
Eu estou muito apavorada com a idéia de uma cirurgia, pois no caso dela, por ser mto pequena pode acontecer deste canal se fechar após a cirurgia e assim ela perder o rim de vez, o que ainda ocasionaria outra cirurgia.
Não sei o que fazer, estou me sentindo entre a cruz e a espada, não haverá outra solução???
me ajude por favor?

Daniel Lima disse...

Em relação à Yorkshire de 7 anos, infelizmente é uma decisão difícil de tomar, mas a cirurgia é uma tentativa válida, pois pode resolver o problema, mas se não estão seguros, procurem outra opinião e busquem outras tentativas.
Mas não se esqueçam de que o importante é ela não sentir dor e estar bem; pensem sempre no bem estar dela.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá doutor!
É verdade que a taxa de creatinina aumenta de acordo com a idade do cão?
Obrigada!!

Daniel Lima disse...

Oi Fernanda, na verdade são os rins que vão degenerando com a idade, podendo se tornarem insuficientes, causando um aumento na uréia e creatinina.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá doutor Daniel,
a minha cadela Luma operou a 3 dias de piometra.Desde então o médico veterinário passou uma série de remédios.Todos em cápsulas e apenas um líquido,para dar com a seringa(vitamina).
Os medicamentos são:
*Ketosteril
*Synulox
*Rimadyl
Ela não toma de jeito nenhum..já tentamos na carne..no começo até deu certo,mas agora ela cospe..mesmo sendo pedaçinhos minusculos...
A única maneira que encontramos para não estressá-la muito, foi amassar os remédios e colocar na carne..sendo assim ela come..
Gostaria de perguntar se o remédio perde o efeito quando dado dessa maneira..pq realmente,não tem outro jeito.Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Ana Beatriz, boa tarde, o efeito sempre diminui um pouco, pois partículas bem pequenas se perdem, mas não é considerável, principalmente na medicina veterinária em que a dificuldade de administrar comprimidos para esses bichos não é fácil. Ok? Pode ficar tranquila, pois é assim que fazemos no dia a dia.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá doutor, tenho um cachorro(SRD) de 2 anos, tudo começou com febre, falta de apetite e perda de peso, levei a um vet. que disse q era doença de carrapato e indicou doxitec, nada resolveu, passou p doxifin e Beethoven(meu cãozinho) continuou na mesma com vomitos e piorando,sendo internado, o vet insistiu nesse tratamento por 1 mês, levei em outro vet. que pediu novos exames e ele não está com a doença do carrapato, mas os exames de ALT deu174UI/L, Uréia 150mg/dl, e Creatinina deu 2,85mg/gl, e anemia o vet disse que ele esta com IR,que pode ter sido dos antibióticos que ele tomou e receitou royal canin renal, intercalar com arroz e frango e dar fígado p ele. Doutor estou no caminho certo? Pois penso que não posso mas errar com Beethoven, preciso acertar para continuar tendo o previlégio de ser "dona" dele. Pois o amo muito. Me ajude com sua opinião doutor, pois quero muito acertar dessa vez.
Ah! ele parou de vomitar, está comendo e aparentemente está bem melhor sem os medicamento q estava tomando. A ração sozinha ele não quer comer, estou misturando com fígado ou frando mal passado , ai ele come(não sei se pode).
Desde já agradeço
Nayara

Daniel Lima disse...

Oi Nayara, boa tarde, é muito difícil opinar de longe, mas, pelo que relatou, me parece estar no caminho certo sim; recomendo repetir esses exames em 15 dias. Qualquer dúvida, volte no veterinário e vá acompanhando de perto, pois várias doenças podem se apresentar dessa forma (sintomas e exames). Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Obrigada pela atenção,doutor. É sempre bom ouvir outras opiniões mesmo que a distância. Afinal foi esse pensamento q me levou a procurar outro especialista. E vou repetir sim os exames dele.
Um gde abraço e que Deus continue o abençoando por esse trabalho.
Nayara

Unknown disse...

ola dr daniel!nao tenho formaçao em veterinaria, mas me chamou a atençao a morte da dalmata do red t.por que os sintomas descritos por ele(a)sao muito parecidos com os que o meu cao de 6 meses apresentou so que no caso dele foi constatada a presença da dictophyma renale. poderia ser o mesmo caso dela ja que nao foi feita autopsia?depois da cirurgia para retirada do rim ele tera uma vida normal?

Daniel Lima disse...

Oi Rogerio, boa tarde, eu acho pouco provável, pois a infestação normalmente é unilateral e não tem sintomas de insuficiência renal, mas na medicina tudo é possível ocorrer, portanto pode ser sim um diagnóstico diferencial junto com leptospirose, por ex., que tb causa sintomas de IR aguda.
Na infestação unilateral, os resultados pós cirurgia são bons.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá, ao procurar informações sobre o problema que meu gato está passando, encontrei e li seus comentários e recomendações sobre IR. Muito bem explicado, e objetivo. Parabéns pela boa comunicação e pelo apoio aos leitores!
Meu gatinho tem 14 anos e meio e é mestiço de persa com angorá. Muito apegado aos humanos, ultimamente recolheu-se a um canto da casa, praticamente não come, urinando muito e bebendo bastante água. Ficou muito fraco e desidratado. Exame de sangue mostrou uréia 380 e creatinina 10. Após alguns dias de hidratação em casa baixou para 330 e 9.6. Ultrassom não revelou nada expressivo, e ele adquiriu também uma infecção meio feia no olho.
Como esse gato tem sido um ótimo animal de estimação, não quis deixá-lo internado em clínica e venho me empenhando em hidratá-lo em casa, só tenho conseguido dar uns 150 ml por dia, ele fica muito agitado. Também estou dando antibiótico e 2 ml hidróxido alumínio. A ração renal tenho que dar na boca, molhada com água, 2 a 3 vezes por dia. Faço também uma espécie de sopinha com água e misturo uns pedacinhos de ração de atum, caso contrário ele não come.
A qualidade de vida dele está muito ruim e gostaria de saber se ele está em sofrimento ou não. Será que IR dói? Como ocorre a morte por IR? Muito obrigada.

Daniel Lima disse...

Helo, boa noite. Em primeiro lugar, obrigado pelo comentário.
Quanto à qualidade de vida, é bem difícil quando o animal não sai de crise. IR crônica não dói, o que ocorre são sinais de intoxicação e mal estar geral, por isso a apatia e falta de apetite. Se ele não responder ao tratamento o quadro vai piorando e o bicho começa a sofrer bastante com todo esse mal estar, podendo ficar inconsciente e entrar em coma, portanto não deixe chegar nesse ponto, fazendo a eutanásia antes. Quando fazemos tudo possível e não obtemos resultados positivos numa doença dessa, a eutanásia antes do sofrimento é uma forma de respeito ao bicho que sempre nos trouxe alegria e companhia.
Boa sorte com ele.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi doutor,
Descobri que meu gato de 8 anos está com insuficiência renal. Ele fez exames de sangue e funçào renal. O de sangue deu normal, mas a creatina dele deu 3.2. Ele tomou soro lactato, 250 ml por 7 dias. Parou por 5 e refez ontem os exames. A creatina deu 3.0. É grave o caso dele? Ele está hje comendo ração renal da Royal. E seu comportamento está completamente normal. Como, bebe água, brica. Mas está um pouco mais magro de uns meses pra cá. O que eu posso fazer mais por ele? Devo continuar dando soro? Se sim, quantas vezes por semana? Muito obrigada mesmo por me ajudar.

LEANDRO disse...

Olá Doutor, tenho um basset com 10 anos castrado e bem gordinho pesando 16,8oo com crises constantes de coluna assim os vet. tratam mas desta vez mudamos de de vet.fezemos o RX e não apareceu nada de desgaste na coluna mas mesmo assim a vet. iniciou o tto com um 1,5 ml de dexa citoneurin injetável todos os dias durante 8 dias, achamos d+ porém fizemos, mas em vez de melhorar a cada dia estava piorando, começou com febre, estufammento a noite e xixi com sangue, a vet falou que era cistite e acrescentou o antibiotico enrofloxacino de 150 mg 3\4 comp., mais 17 gotas de profenid, e cada pior, e agora + o vômito marrom claro ficamos apavoradas, então levamos p a clinica onde iniciou com o soro, fez exame de sangue onde a infecção é muito grande, a ureia deu alterada mas a creatinina um pouco e tbém fez um US onde mostrou uma dilatação dos rins muito grande.Então doutor o que acha por favor nos ajude com se parecer. Desde de já agradeço pela atenção. Giselle meu e-mail giselle.gruszka@yahoo.com.br

Daniel Lima disse...

Oi Anônimo, o caso não me parece muito grave, porém deve continuar com a fluidoterapia subcutânea sim, pois sem ela ele deve piorar muito - é esse tratamento junto com a alimentação que vai dar qualidade de vida para ele; quanto à frequência, só o veterinário que está acompanhando o caso pode decidir, pois isso é muito relativo. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Giselle, me parece uma crise renal; pode ser aguda pelo excesso da medicação, o que reverte rápido ou crônica pelo desgaste da idade. O importante é iniciar o tratamento para insuficiência renal e aguardar para repetir os exames; recomendo evitar medicação oral, fazer tudo injetável e alimentação leve.
Vamos nos falando.
Daniel Lima

LEANDRO disse...

Obrigado Dr. por responder, mais foi tarde de mais ele veio a falecer, estamos muito triste e com a consciencia pesado pois levamos o Fofinho bem para a clinica achando que era apenas uma crise de coluna ou quem sabe estivesse com calculo renal,então foi feito apenas o RX com havia falado e o dexa-citoneurin contra a nossa vontade, pois somos leigos fazia o que a vet. mandava mais estava vendo o quadro piorar e nada de melhora, acho que a vet. errou no diagnostico e no tto, e no final foi nos que exigimos um US, pois para ela era td normal, reação normal da medicação.. ó Dr. não vamos nos perdoar nunca por não ter levando a outro vet. pois ele podia estar com nós..pois o Fofinho era um membro da familia, que agora este anjinho nos perdoe pelo sofrimento que o fizemos passar, e que agora vá brilhar lá no céu e levar muiatas felicidades como aqui o fez. Muito obrigada Dr.
Giselle.

Daniel Lima disse...

Oi Giselle, é uma pena, eu sinto muito por ele.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

boa noite doutor eu sou a Eloá
levei o meu cachorro floquinho de 10 anos ao veterinario,há uma semana pq ele fugiu para a rua brigou e ficou todo mordido, iniciei uma medicaçao de cataflan q descobri q faz um mal imenço ao cao.Ele ta tava todo infalamado cheio de buracos saindo uma secreçao ficou no soro e fizemos um exame de sange onde deu,que ele tava anemico,com as plaquetas 110,000,e a ureia 125 e com a doença do carrapato.ficou em ternado tres dias tomando soro,ele foi enternado numa quarta e ficou áte sabado,foi feito um outro exame e tudo tinha melhorado as plaquetas subiram de para 396,000 a anemia tinha melhrado mais ainda a ureia aumentou de 125 para 147 e a creatinina 1.9 no primeiro exame nao foi feito creatinina e sim tgp que deu 37.0 o medico disse q ele pode estar com insuficiencia renal
por conta de tudo q aconteceu e por ele já ser idoso.Ele passou soplemento vitaminico mineral,antiflamatorio,antibiotico e um remedio para a tosse que ele so tem anoite.e ainda vai fazer os exames de urina e ultra-sonografia abodominal. Eu qeria saber se ele pode comer mais alguma coisa alem da raçao pq ele nao gosta dela, do peixe e do arroz integral,pode ser arroz comun?pq ele gosta mais, pode da carne moida,pao,frango,pate para caes? a medicaçao ta certinha? ele ainda ta com essa esecreçao saindo de varios abeseços posso passar mais alguma coisa alem do remedio em esprei bactrovet prata para secar logo?

desde já muito obrigada pela atençao

Daniel Lima disse...

Oi Eloá, quanto à medicação eu não posso opinar sem estar acompanhando o quadro.
Quanto à alimentação, pode dar o arroz comum, mas evite proteínas de carne vermelha; se ele não come o peixe ofereça peito de frango desfiado junto com o arroz, mas sem sal e nenhum outro tempero.
Daniel Lima

Rita Soares disse...

Olá Dr, tenho uma schanuzer de 12 anos. Ela já passou por 2 cirurgias para retirada de cálculo biliar em um intervalo de menos de 1 ano, sendo a última em jan deste ano. Faço acompanhameto a cada 2 meses para verificar função renal, além de dieta específica e controlada. Tudo em ordem em relação a isso, mas o fígado apresentou uma disfunção no último exame, assim como surgiram mais 3 pequenas pedras. Ela está medicada e passa bem, meio enjoada, mas bem. Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a utilização de fitoterapia para cães para tratamento coadjunvante para os cálculos. Devo de acordo com o médico aguardar mais uns 4 meses antes de pensar em uma nova cirurgia, queria tentar diminuir o problema. Cuido de forma cautelosa e até preciosa da saúde da Brisa, mas ela não corresponde gostaria de poupa - la de uma nova cirurgia.
Queria a sua opinião.

Viviane disse...

Olá Doutor, Tenho um Maltês de 13 anos. Dia 08 de Dezembro de 2009 ele teve um edema agudo de pulmão, ficou sianótico e quase morreu. Depois fazendo os exames, descobriram que as vávulas cardiacas estavam espessas e por isso o coração estava muito grande, assim como o figado. Tenho controlado-o com uma série de medicações: Vetmedin 1,25, lisinopril 2,5mg, lasix 60mg, aldactone 25mg, e viagra. A parte cardiaca ficou super bem controlada, mas há duas semanas atrás ele perdeu o apetite e parou de beber água, fizeram um exame de sangue e estava com a creatinina e uréia muito alta. Fiz fluidoterapia e depois de uma semana quando repetimos os exames estavam quase normais, baixou muito. Há 05 dias ele começou a vomitar e parou de beber água e comer, tenho feito soro intravenoso e dado papinha de bebe da Nestle com geleia de mocoto na seringa, pois ele adora. Ele não esta prostado, vejo que esta com fome, vi sua receita do peixe, com chuchu e arroz integral, dei para ele na seringa e ele 5 horas depois vomitou tudo. Ele nunca teve problema nos rins, mas sei que a quantidade de diuréticos com o tempo (7 meses) o levaria a esse quadro. Não quero ve-lo sofrer, e pelo visto ele esta em uma situação irreversível, tendendo a piorar a cada dia. O que devo fazer.....

Geysa disse...

Olá doutor!
Sou médica veterinária e estou passando por uma decisão difícil com uma paciente Coker Spaniel Inglês de aproximadamente 14 anos de idade. Há algumas semanas descobrimos que ela tem diabetes (já estava em cetoacidose com glicose +550 mg/dl). Após 1 semana de internação ela se recuperou e teve alta. No entanto, dias depois retornou à clínica com crises de vômito, apesar da taxa de glicose estar bem controlada com a insulina. Por meio de novos exames, foi constatado aumento nas taxas de creatinina (5,0) e uréia(166,0). Detalhe que estes valores estavam dentro da faixa normal há poucos dias atrás, quando da ocasião da primeira internação, que já mencionei. Estamos completando hoje 5 dias de fluidoterapia endovenosa e esses valores caíram para 2,9 e 80,0 respectivamente. Ainda há episódios de vômito e ela não se alimenta espontaneamente e está bem fraca. Detalhe que sempre acompanhamos esses índices nessa paciente porque no ano passado fizemos uma cistotomia para retirada de dois urólitos, e, nunca houve alteração desses valores até então. Estamos aguardando a chegada do Ketosteril encomendado pela proprietária. Gostaria muito de sua opinião sobre o caso, bem como um auxílio para decidir sobre o tipo de ração para oferecê-la: diabetica ou renal? Agradeço desde já sua atenção, e peço também para se possível responder também no meu e-mail: geysarg@yahoo.com.br

Geysa disse...

Doutor, só para me identificar melhor, meu nome é Geysa Kawahara e meu CRMV-MG 8557, postei um caso de uma paciente Cocker Spaniel Inglês à poucos minutos. Grata!

Daniel Lima disse...

Oi D. Rita, eu não tenho experiência com fitoterapia para isso, mas acho válido procurar algum especialista e tentar; eu tento fazer de tudo para evitar várias cirurgia nesses casos, pois sempre há chances de recidiva e o risco das anestesias vai aumentando com a idade e o consequente desgaste dos órgãos.
Converse com o seu veterinário sobre dietas que poderiam ajudar, mas isso depende do tipo do cálculo.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Viviane, realmente é uma situação delicada.
Ele está em crise renal e os sintomas são clássicos; pode sair desta crise, mas outras virão com certeza - o que buscamos é um intervalo grande entre as crises.
Eu recomendo tentar mais um pouco apenas com medicação intra-venosa, mas se ele não responder e só piorar, o correto seria fazer a eutanásia, pois o sofrimento começa a ficar grande e perde toda a qualidade de vida sem volta.
Boa sorte e vamos nos falando.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa tarde Dra. Geysa,
Gostaria de agradecer pela participação no blog; vou lhe responder no email para conversarmos melhor.
Daniel Lima

Unknown disse...

Bom dia Dr. Daniel. Tenho uma filhote de 10 meses, castrada há dois meses. A cirurgia demorou muito pq o veterinário disso q não encontrava os ovários dela (muito pequenos).
Há uma semana foi diagnosticada com IR Crônica, sendo que o veterinário apenas mediu o nível de creatinina (+ de 6,0).
Disse que era desnecessário realizar outros exames.

Sintomas: perdeu peso, pálpebra vermelha, gengiva branca e urina incolor.

Mas está ótima, corre, pula, brinca como uma filhote normal.

Está comendo Royal Canin Renal; tomando 1cp de Ketosteril de 8h/8h; 4ml de Hid. Alumínio de 8h/8h e 1cp de Meleato de Enalapril pela manhã.
Também recebeu soro subcutâneo durante 5 dias.

Hj está com seu peso de antes (quase 20kg).

Gostaria de saber (sua opinião) se, pelo quadro apresentado, a IR pode ser reversível?
Ou se poderia ser outro problema? Devo fazer um ultrasom? Outros exames?

O tratamento está muito caro, principalmente pelo Ketosteril. Tenho pouco dinheiro, mas muitas esperanças.
Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Dani, me parece mais uma insuficiência renal aguda, mas independente disso, recomendo outros exames sim, como por ex., uréia, função hepática e ultrassom abdominal, pois não é comum acontecer isso em uma cadela dessa idade.
Ok?
Daniel Lima

salvar nina disse...

bom dia,

Preciso de ajuda, muita ajuda..
em 2005 adquiri uma cadelina dalmata para culmatar o facto de não podermos ter filhos, isto em 2005, hoje lutamos ardemente contra uma insuficiencia renal aguda que lhe apareceu de um momento para o outro, estamos perdidos como devem calcular, lutamos diariamente junto dos medicos á procura de uma solução, a NINA, já fez exames á urina e ao sangue, está tudo normal, já fez ecografia e despiste á lesmahnia e deu tudo negativo, é certo que á uma semana está ligada a soro e sempre que lhe é retirado volta a ter uma recaida, vomita espuma amarela/verde, perde o equilibrio e forças para andar como tambem dificuldade em respirar..
preciso de toda a ajuda de si e de quem possa dar uma opinião sobre novos tratamentos ou forma de contornar esta situação....
A Nina é mais de que um animal, um companheiro fiel......é tudo para nós..... pelo seu comportamento e pustura, pelo seu carinho e afecto.. somos de portugal e procuramos respostas por todos o mundo, por favor se nos poderem ajudar, respondam para este endereço, salvar.nina.portugal@gmail.com

obrigado

Daniel Lima disse...

Boa tarde, estou respondendo em relação ao animal Nina - Dálmata. Infelizmente é um quadro bem delicado e sem muitas outras saídas em tratamentos diversos. Aqui no Brasil também fazemos como tratamento de eleição a Fluidoterapia intravenosa contínua + medicações suporte até o animal sair de crise, mas dependemos de uma resposta do organismo e muitos deles não respondem, pois a insuficiência renal é uma doença muito grave para animais e seres humanos.
Não recomendo a hemodiálise porque nunca tive bons resultados.
Vamos nos falando e boa sorte por aí.
Daniel Lima

salvar nina disse...

boa tarde Dr,

em relação á NINA
não sabemos o que fazer, recebemos a informação que o problema do rins éra secundário, ela é uma cadela saudavél mas não se consegue saber o que faz ela estar assim, amanha vamos para lisboa procurar mais alternativas, no entanto vamos fazer um TAC.

acontece que ela está ligada a soro faz amanha 5 dias, os rins trabalham bem, tem uma inflamação no figado e está quase seca de sangue.

Espero que corra bem, embora exista a hipótese de fazer uma eco grafia de contraste ou um TAC, o que me diz??

agradeço os seu comentários

obrigado

fatima disse...

oi

fatima disse...

Dr, Daniel, como é bom ter um canal de informação e troca de experiéncia como esse. Vc transmite a todos nós muita sensibilidade, sensatez e empatia p com os nossos anseios. E prq ñ dizer, nosso desespero.
De hoje em diante, vou entrar aqui sempre q possível, p participar e contar da minha experiência com o meu querido gatinho Ron-Ron q partiu no dia 24 de junho de 2010, com muito sofrimento por causa dessa maldita doença q é a IRC.
Eu me solidarizo com todos aqueles q perderam seus "PETS" queridos.
Ainda estou de luto e choro todos os dias ao lembrar do meu amado "bichano" q viveu comigo por 17 anos, completados no dia 15/06/2010.
O Ron-Ron foi alma mais pura e generosa q já conheci. Viveu comigo mais tempo do q os meus pais. Foi um grande companheiro de viagem terrestre e tenho certeza de q vamos nos encontrar em algum outro lugar.
Ele ñ merecia ter sofrido tanto quanto sofreu, mais por falta de informações q ñ me foram passadas pelos vets daqui de Santos e tb aí de São Paulo, onde ele foi fazer diálise peritoneal e saiu da clínica em coma profundo.Foi um total fracasso e enganação, ou p ser mais delicada, foi uma grande venda de ILUSÃO q só nos trouxe muito,muito sofrimento e gastos altíssimos q passaram de 12.000 mil reais. Mas o dinheiro nessa hora é o menos importante. O q eu gostaria mesmo era de ter "meu menininho" perto de mim. Gastaria 20.000 ou 30.000 mil reais, se isso fosse lhe dar qualidade de vida sem sofrimento.
Desculpe o meu desabafo e q Deus te ilumine cada vez mais Dr Daniel.

Daniel Lima disse...

Olá, em relação à Nina, acho uma alternativa boa, mas não realizamos esses exames com frequência aqui no Brasil por causa de uma série de fatores.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fatima, eu sinto muito pelo seu gatinho e agradeço o comentário no blog.
Seja bem vinda por aqui.
Abs,
Daniel Lima

Lucilla disse...

Boa noite doutor,
tenho uma cadela cocker de 10 anos. Ela ocmeçou a ter mau hálito e perder peso e a levamos ao veterinário. Em pouco tempo o hálito piorou bastante e os exames acusaram uma taxa de creatina de 8,5. Começamos a soroterapia, 24h na veterinária, e hoje, após 5 dias, as taxas estão em 8. O veterinário considerou um sinal de que os rins não voltaram a funcionar, e que insistir no tratamento não deve levar a algum resultado. O que o senhor acha? Levá-la para casa a fará sofrer muito? Os sintomas são mto ruins? Ao mesmo tempo que não consigo pensar em eutanásia, não consigo imaginá-la sofrendo muito. Me responda por favor para que eu tome uma decisão.

Daniel Lima disse...

Oi Lucilla, em primeiro lugar gostaria de saber como está o estado geral dela - Come, bebe, anda, fezes, urina, vômito etc.?
Se ela estiver muito ruim, levar para casa e deixar sem medicação é muito sofrimento sim. Nesses casos eu recomendo a eutanásia como uma forma de respeito e acabar com o sofrimento, mesmo sendo bastante triste para vocês.
Aguardo a sua resposta.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

Oi,dr Daniel. Sou a Fátima do Ron-Ron q fez a diálise em SP e ñ deu certo.Postei uma msg no dia 19/07/2010.Hoje vim agradecer-lhe novamente por esse canal pois através dele fiz uma amizade com uma pessoa do Rio de Janeiro chamada Vera e que conversa com vcs desde 16/07/2009.Carioca simpática e amante dos animais como eu, tbm teve problemas com sua cachorrinha Mell em relação à hemodiálise.É mto bom conhecer pessoas com os mesmos ideais e sentimentos que os nossos.Acredito que quem ama um animal, ama a todos sem distinção de raça, cor ou beleza. Estou dizendo isso prq fui mto discriminada aqui em Santos e tbm em SP, pelo fato do meu gato ñ ser de raça e prq elas(as vets) q cuidaram dele não o acharem bonito. Vinha uma vet 2x por semana em minha casa p fazer fluido nele e q nunca me perguntava como ele estava, se tinha melhorado ou mesmo nunca brincava com ele.Ao mesmo tempo,ela brincava , acariciava e conversava com a minha outra gata q tbm foi retirada da rua, mas q é de raça e devo reconhecer é muito bonita.
Ao perceber esse comportamento nessa e em outras veterinárias fiquei mto triste de ver como alguns seres humanos são tão ignorantes ao ponto de discriminarem até os animais.
Para mim o Ron-Ron sempre foi e será lindo!
Abs dr. Daniel e permaneça sempre com DEUS!

Daniel Lima disse...

Oi Fatima, continue participando do blog, pois será muito bom para os nossos leitores.
Obrigado.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

Oi dr Daniel, sou eu de novo, a Fátima de Santos e do RON-RON.
Parece que fiquei viciada nesse blog. Bom, pelo menos é um bom vício, né?
Gostaria de falar um pouco sobre a minha experiencia com a IRC no meu gato.
A diálise peritoneal foi uma experiencia traumatizante pra mim, pra minha familia e principalmente para o meu gato.
Em compensação tivemos algum êxito com a homeopatia. Acho que posso falar isso, prq vc parece ser uma pessoa bem democratica.
Quando descobri a doença no meu gato ele estava com os niveis de uréia em 546.0 mg/dl e
creatinina em 16.1 mg/dl
hemácias 2.62
hemoglobina 4.3
hematocrito 13
Em 10 dias de tratamento, os níveis ficaram em:
uréia 252 mg/dl
creatinina 11.8 mg/dl
hemacias 2.82
hemoglobina 4.6
hematocrito 14.
Ao mesmo tempo, quando ele foi fazer esse tratamento invasivo e doloroso q é a diálise, saiu com os niveis assim:
ureia 244
creatinina 8.2
hemacias (não consta no exame)
hemoglobina 2.8
HEMATOCRITO 10
Saiu dessa clinica para fazer transfusão de sangue no seguinte estado:
comatoso (GLASGLOW 03)
com caquexia
desidratação severa
mucosas perlaceas
temperatura abaixo de 35 graus
frequencia cardiaca: 136 batimentos
frequencia respiratoria: 12 movimentos por minuto
SpO2: 88 por cento.
E com as seguintes doenças:
infecção ñ se sabe onde, problemas respiratorios, na traqueia,na mastigação e deglutiçao,alergia no pescoço( onde foi colocada a sonda esofagica),edema e vermelhidão nas patinhas onde foram colocados os cateteres, 1k mais magro (perdeu em 12 dias de internamento), hemorroida, etc..., etc...
Parecia um gato ESCALDADO em água quente. Sofremos muito!
Ao sair dessa transfusão de sangue e dessa outra clinica q por sinal foi muito bem tratado os niveis eram:
ureia 490
creatinina 10
hemacias 3.70
hemoglobina 5.60
hematocrito 15
Eu gostaria de te perguntar dr Daniel, se esse era o momento certo para fazer a eutanasia?
E prq alguns veterinarios não indicam? Será q eles acreditam num milagre ou será q é para não nos deixar com sentimento de culpa?Agradeço desde já e gostaria de deixar meu email para quem quiser bater papo, trocar informações e nos consolarmos.
email: fatshi55@gmail.com
Obrigada mais uma vez e fique com Deus!
Fátima.

fatima disse...

Oi dr Daniel.
Gostaria de falar com a Roberta do Rio q postou uma mensagem no dia 28/04/2010.
Roberta minha querida, se vc não sentiu segurança na hemodialise por favor NÃO FAÇA. Siga a tua intuição.
Eu fiz e me arrempendi amargamente.
Mesmo prq a minha intuição dizia p/ ñ fazer.
Se o dr me permitir, eu gostaria de deixar o meu contato e se vc quiser, podemos conversar.
email: fatshi55@gmail.com
Sou de Santos e fiz a dialise peritonel no meu gato. Um vet daqui me disse q esse é um tratamento super invasivo e doloroso p/ o animal. Que tb podem sair com várias sequelas e infecções. E foi exatamente o q aconteceu com meu gatinho.
POr favor pense muito, converse mais ainda com varios profissionais e n se iluda com pessoas q pensam somente no dinheiro e n no bem estar do animal.
CUIDADO!
abs
Fátima

Daniel Lima disse...

Oi Fatima, não tenho como dizer o momento certo da eutanásia sem ter acompanhado o caso. Eu recomendo a eutanásia quando sei que o animal não vai responder mais ao tratamento e é só sofrimento.
Não posso questionar condutas de outros veterinários, pois, além de ser anti-ético, cada médico tem uma experiência e uma conduta em cima disso - são vários caminhos que buscam o mesmo resultado.
Ok?
Fique à vontade em conversar com os meus leitores e, mais uma vez, obrigado pela participação no blog.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

Dr Daniel,
Desculpe a minha insitencia, mas eu só queria saber o q vc achou dos exames do meu gato?
Estavam muito ruíns na primeira amostragem e depois melhoraram, ou ñ houve mudança significativa?
Se ñ puder responder, eu vou entender.
Obrigada, Fátima.

Unknown disse...

olá doutor, td bem? meu nome é marina, e tenho 30 cães de rua, sendo q um deles apresentou problemas urinários, após exames, constatou-se uma hiperproteínemia, onde o veterinário pediu para suspender a ração q ele estava comendo, e passasse a dar a royal canin urinary, mas como não tenho condições de comprar, gostaria de saber como posso substituir essa ração por uma alimentação caseira? qual seria a dieta mais indicada nesse caso? grata pela atenção! sem mais!

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, na minha opinião não dá para considerar melhora nos exames, mas isso é muito relativo, pois o quadro clínico às vezes vale mais do que os exames - tem gato renal crônico que mantém uréia e creatinina bem altas e se mantém bem, comendo, brincando etc., mas o contrário tb pode ocorrer.
Portanto só o conjunto que nos mostram o caminho a seguir. Entende?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Marina, eu recomendo uma dieta à base de arroz integral + pescada branca cozida + chuchu + cenoura (td cozido e sem sal).
Ok? É importante verificar a função renal deste animal.
Daniel Lima

fatima disse...

Oi doutor,gostaria de saber como vc procede numa primeira consulta com um animal?
Quais são as explicações dadas ao proprietário?
Vc explica sobre vacinas, alimentação e mais o que?
Preciso saber pois não tenho tido muita sorte com os vets q vêm em minha casa cuidar dos meus gatos.
Eles não explicam absolutamente nada, nem sequer sobre alimentação.
Os meus gatos nem vacinados são, prq quando chega o vet eles saem correndo e se escondem embaixo da cama.
Como devo proceder?
Obrigada. Fátima.

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, isso é muito pessoal e individual de cada veterinário, pois cada um tem a sua conduta.
O que eu recomendo é procurar um veterinário por indicação que transmita confiança para vc e tê-lo como um 'médico da família', pois isso sim lhe passará muita tranquilidade e segurança para com os seus animais.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

Bom dia, dr. Daniel!
Desculpe=me se eu nao sei fazer as minhas perguntas com clareza.
Talvez por isso vc também não tenha sabido me responder.
A minha pergunta é bem clara e objetiva.
Como deve proceder um profissional veterinário na primeira consulta com um animal? Quais são os pontos mais importantes a serem enfatizados?
Se vc, Daniel o profissional, não quer se comprometer dando uma resposta genérica, então se puder dê a resposta com ser humano.
Se eu estou perguntando justamente é prq estou perdida em relação a isto.
Vc consegue tbm ser mais claro em sua resposta?
Desde já agradeço a atenção.
Abs, Fátima.

Maria disse...

Olá, pessoal. Perdi meu cachorro no dia 28/03/10. Ele tinha insuficiência renal crônica, mas sua uréia e creatinina estavam controladas com Ketosteril que ele já não fazia uso há 3 semanas por recomendação da veterinária. Mas, ele tinha outros problemas uma infecção urinária que o Baytril não resolveu e fosfatase alcalina alta, além de artrose.
Sobraram 39 comprimidos de Ketosteril e ainda tenho a embalagem com lote, prazo de validade e data de fabricação. Ainda estou pagando as parcelas do cartão de crédito dos gastos com os veterinários. Devido a essa urgência e porque não quero lucrar, mas precido repor o dinheiro, estou vendendo os 39 comprimidos que sobraram que estão em duas cartelas do medicamento por 80 reais (preço abaixo do de mercado).
Quem tiver interesse, ou souber de alguém que queira, entre em contato pelo e-mail dsp280310@yahoo.com.br ou, de preferência, pelo celular: (21)8260-2736 (pode enviar torpedo com endereço do seu e-mail). Sou do RIO DE JANEIRO.

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, eu entendo e concordo com a falta de profissionais de qualidade no mercado, porém não gostaria de entrar nesse mérito no blog, pois seria anti-ético da minha parte;não existe conduta certa e sim uma consulta completa que engloba todos os tópicos necessários para o cliente entender e cuidar do seu animal, mas infelizmente a veterinária está indo para o mesmo caminho da medicina, onde aquele médico generalista e completo quase não existe mais.
Por tudo isso que os poucos que agem assim acabam se destacando e aumentando a sua clientela.
Recomendo novamente vc procurar um veterinário por indicação que lhe transmita essa confiança e qualidade que está faltando, para acompanhar todos os seus animais, fazendo tb uma medicina preventiva, que é mto importante.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi D. Maria, o comentário está postado e qualquer coisa meus leitores entrarão em contato, tenho certeza.
Obrigado pela participação no blog.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá dr,acompanho seu blog sobre essa matéria inclusive, já escrevi para o sr outras vezes.
Gostaria de saber se uma cachorrinha com IRC saindo de uma crise,com as taxas de uréia 254 e creatinina 3,8(tendo no momento uma boa qualidade de vida,se alimentando bem)seria o caso de uma Hemodiálise ou uma tentativa com o Ketosteril?
Pois todas as matérias que leio sobre o assunto tem tidos bons resultados com a medicação.
Agradeço atenção,
Vera.

Daniel Lima disse...

Oi Vera, não tenho bons resultados com hemodiálise, portanto sou a favor da tentativa com o Ketosteril e fluidoterapia intercalada.
Abs,
Daniel Lima

Monica Elias disse...

Olá Dr. tenho um gato de 2anos que teve fibrossarcoma, fez duas cirurgias (amputação da calda e retirada de um caroço na boca). Ele fez quimio e hoje está MUITO bem. Mas ele ficou com insuficiência renal por causa da quimio, hoje se alimenta de ração medicamentosa, ketosteril e unha de gato. Ele não aceita a ração e tenho problemas com isso, existe algum alimento, que possa acrescentar à ração medicamentosa? Ele não come a ração úmida (nem Hill's nem Royal Canin). Já tentei leite de soja, frutas, legumes, etc. Se ele comer um peixe pequeno por semana será muito ruim (pensei em partir uma sardinha em dez pedaços e colocar na ração). Obrigada. Monica

Cris disse...

Boa noite dr., tenho uma poodle de 11 anos que é diabetica há dois anos, mas começamos a dar insulina cerca de 4 meses.
Estava vomitando e fizemos exames deu o seguinte:
glicose 465,0
ureia 25,2
creatinina 0,40
alt/tgp 1044,0
fosfatase alcalina 1578,0

Fizemos também ultrasom que deu o seguinte:

- figado com dimensões aumentadas, contornos regulares, bordas arredondadas, parenquima heterogeneo e ecogenicidade elevada (compativel com hepatopatia) arquitetura vascular com calibre e trajeto preservados, vesicula biliar repleta por conteudo hiperecongenico espesso com paredes espessadas (sugere colecistite/mucocele de vesicula biliar)
- baço com dimensoes normais, contornos regulares e ecogenicidade mantida
- estomago com conteudo predominantemente gasoso e paredes espessadas cerca de 0,5cm de espessura, alças intestinais com paredes espessadas com peristaltismo evolutivo sugestivo de gastrite e enterite.
- rins globosos medindo aproximadamento 4,7 cm o direito e 4,5 cm o esquerdo, em topografia hatitual com contornos regulares e ecogenicidade das corticais aumentada. definição cortico-medular reduzida. não há sinais de litiase ou hidronefrose. compativel com nefropatia
- pancreas espessado de aspecto hiperecogenico ( pode sugerir pancreatite)
- adrenais aumentadas de tamanho, hipoecogenicas.
- ausencia de linfoadenomegalias e liquido livre abdominal.
- Bexiga urinaria com repleção adequada, paredes finas cerca de 0,36cm de espessura e conteudo anecogenico.
- cornos uterinos com paredes homogeneas e sem evidencias de presença de conteudo luminal. corpo uterino medindo cerca de 0,56 cm de diametro, com infima quantidade de conteudo luminal (sugere inicio de processo inflamatorio/infeccioso)
ovarios de contornos regulares, sem sinais de lesoes cisticas.

Ela tomou soro 3 dias, e está bem ativa.
A veterinária falou que não tem mais o que fazer, que ela pode durar 10 dias como muitos meses, é para continuar a dar insulina, mas não adianta fazer mais nenhum tratamento.
Gostaria de uma opinião do dr.

Daniel Lima disse...

Oi Monica, eu recomendo para meus pacientes renais que não comem a ração uma dieta à base de peixe, mas não sardinha, faça pescada branca cozida ou salmão (sem sal e sem nenhum outro tempero). Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Cris, fica difícil eu opinar sem estar acompanhando o caso, mas acho que vcs devem procurar a opinião de outro veterinário, talvez um especialista em endocrinologia.
Me parece um quadro crônico ligado à diabetes com envolvimento hepático; a cura, nesses casos, não existe, mas ela tem que ficar longe das crises e com qualidade de vida, o que é possível e, mtas vezes, por mto tempo.
Boa sorte e dê notícias.
Daniel Lima

dezza disse...

Olá doutor, boa tarde! Tenho uma yorkshire de 10 anos que está com problema renal. O veterinário indicou a ração da Hill´s (KD) para ela. Acontece que ela não quer comer a ração de jeito nenhum.
A única coisa que ela está comendo é o patê puro da royal canin (renal). Será que tem algum problema pelo fato de ela se alimentar somente de patê, uma vez que está tomando alguns medicamentos?
Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Dezza, não há problema algum, o importante é que ela coma uma alimentação específica para doença renal.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Dr Daniel!
Tenho uma poodle de 13 anos. Apesar da idade, ela é minha pequenininha preciosa...Teve vários problemas de saúde desde o início do ano. Agora ela está com insuficiência renal e alterações de enzimas do fígado. Tem uns 8 dias que ela parou de comer ração e emagreceu 1Kg. Ela está tomando legalon, lasix e vit C, além de atenolo, pois tb é cardiopata. Apesar da idade, vc acha que esses quadros podem ser reversíveis, ou pelo menos melhorados pra ela ficar mais um pouco com a gente?
Muiiiito obrigada,
Daniela

Daniel Lima disse...

Boa noite Daniela, estes problemas não podem ser curados, mas sim controlados, oferecendo qualidade de vida para os nossos animais. Quando eles saem da crise e elas não ficam recidivando, os animais podem viver por muito tempo com essas doenças crônicas.
Boa sorte.
Daniel Lima

Jéssica Lima disse...

OLá Doutor, bom eu tenho uma cadela SRD, que de uma noite pro dia, começou a passar mal, vomitando, depois vomitou uma material denso, escuro e mal cheiroso, teve calafrios, sua pupila dilatou e ela parecia estar morta. Acreditamos que tenha sido envenenamento. Levamos ela no hospital, ela foi medicada e ficou internada. Fizeram exames que deram uréia 107 e creatinina 5,5. Na ultra som deu uma infecção aparentemente no intestino, mas rins com dimensões normais. Ela ficou de 5° á 3° feira com remédios para controlar o vomito e para ativar os rins. Repetiram os exames e os valores cairam pela metade. Uréia 53 e creatinina 2,6. Só que deu leucocitos muito alterado. Fizeram ultra som e perceberam o aumento do utero que ja tinha dado no primeiro exame. Piometra. Fizeram a cirurgia. Ela está bem, feliz, andando normal, não está mais tendo diarréia. Mas não come, desde o dia que foi internada. Tomou a alimentação parenteral 1vez. Agora com a cirurgia para retirar o utero, passaram uma sonda para alimenta-la. Estão dando aquela alimentação AD, porém hoje após 2 alimentação ela vomitou novamente. Ontem ápos o meio dia, ela teve toda alimentação dee 2 em 2 horas até as 22 e não vomitou. E hoje vomitou logo cedo em jejum e depois após 2 alimentações. A dra falou que fica complicado ela vir embora, pq ela fica vomitando. Só que ela não aguenta mais ficar lá. Será isso também não é um fator que pode influenciar o vomito. Todos os horarios que eu vou na visita, ela nunca vomita. Só vomita quando eu vou embora. Prorrogamos mais 2 diarias, atée domingo, para teentar novamente controlar o vomito. Gostaria de saber sua opinião. Tem chances de alguma cura pela melhora dos valores ou pelo menos controlar? Ou com os vomitos fica impossivel? Estou desesperada!!!

Anônimo disse...

Ola doutor...
Tenho uma cao que esta com essa doença ja fiz um tratamento de 2 semanas todo dia a veterinaria dava soro e 3 injeçoes diarias,ate la ele vinha comendo mais agora faz 2 dias que ele nao come nada...Qual alimento devo dar a ele,pra incentivar ele a se alimentar ???Essa cirurgia que existe qual o custo?Por favor me responda nao aguento ver ele assim !!! Abraços e aguardo resposta...

Daniel Lima disse...

Oi Jéssica, a Piometra leva a um quadro de insuficiência renal aguda, deixando o animal intoxicado; ele cura, mas pode levar alguns dias, depende da resposta de cada organismo. Eu recomendo deixá-la internada até melhorar, para não correr risco e dosaria novamente uréia e creatinina; e tb continuaria com muito soro intra-venoso + medicações suporte para vômito, fígado etc.
Boa sorte e dê notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Anônimo, se ele não estiver vomitando, pode tentar comida caseira que é mais apetitosa, como por ex. arroz e peito de frango desfiado bem papinha e sem sal, de morno para frio. Ok? Depois existem rações específicas para doença renal, tanto secas como úmidas, que é o mais indicado.
Quanto à cirurgia, não sei a qual você se refere. Qual seria?
Abs,
Daniel Lima

daiane disse...

Olá Doutor Daniel já tentei dar frango desfiado com arroz mais ele não quer saber de comer,estou muito preocupada,ele esta secando a cada dia que passa.E agora pra piorar esta com diarréia ...Enquanto a cirurgia que eu me referi foi a de transplante de rim...que pelo que eu li ela existe e também tem a hemodiálise certo?Esses procedimentos creio que seja a ultima esperança...Qual o custo pra essa cirurgia? Por favor me ajude estou tão triste em ver ele assim...Mais enquanto eu tiver força condições vou ajudar ele em o que puder ...Agradecida...Espero sua resposta ^^

Daniel Lima disse...

Oi Daiane, boa noite, não sei falar em custo pois não faço essa cirurgia, pois infelizmente não se faz transplante de rim em cães e gatos de rotina; talvez algumas universidades façam como forma de aprender um pouco mais sobre isso para talvez um dia se tornar rotina na clínica. Não posso dizer de resultados pq eu e meus colegas mais próximos desconhecemos quem faça de rotina.
Qto à hemodiálise, não tenho bons resultados e por isso não recomendo para meus clientes.
Ficamos assim com a fluidoterapia e medicações suporte + dieta.
Ok?
Infelizmente tem animais que não respondem aos tratamentos.
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

Querido Dr Daniel...me dê licença de chamá-lo assim, pois vc vai virar santo qdo morrer... e sabe prq?...prq o q vc vê e ouve nesse blog ñ é fácil ñ...
Estava eu lendo td de novo e prestando + atenção...reparei no grande sofrimento de todos aqueles q te escrevem...ñ deve ser fácil ouvir tudo isso e permanecer ainda assim bem emocionalmente.
É por isso q quem escolhe a área da saúde tem q ter dom, ser abnegado, dedicado e estudioso...é pura vocação, sacerdócio mesmo.
Estou totalmente sensibilizada com tantos depoimentos sofridos...gostaria de poder ajudar a cada uma dessas pessoas...o André, a Isabela, a Roberta, a Salomé, o Anonimo e por aí vai...
Continuo mto triste pela perda do meu Ron-Ron,... mas quero dizer pra quem se interessar q eu tenho uma comida úmida para paciente renal(gatos)q pedi para vir dos Estados Unidos quando o meu gato ficou doente e pretendo doar... até como forma de agradecer a Deus por estar me dando forças para suportar a minha perda.
Só q eu moro em Santos... então se alguém quiser vir buscar, ou morar por aqui e quiser experimentar essa comida ... basta me mandar um email:fatshi55@gmail.com,...por enquanto é isso doutor...fique com DEUS e continue nessa sua linda caminhada q é de dar um pouco de luz e de consolo para aqueles q sofrem.
Por acaso o seu nome ñ é bíblico?
Acho q sim...tbm faz tanto tempo q ñ leio o velho testamento...
ABÇ. Fátima.

Daiane disse...

Oie Doutor Infelizmente meu cachorro morreu ontem dia 20 de agosto,estou muito triste com a partida dele,mais sei que ele esta descansando,pois estava sofrendo muito coitado.Já não estava mais comendo nem mesmo bebendo agua,de vez em quando davamos sopa pra ele na seringa,pra tentar reanimar ele,mais ele não queria saber de nada mais mesmo...Bom doutor obrigada pelas suas respostas pela sua compreensão e paciência comigo,espero nunca mais postas essas perguntas...Afinal tenho mais 4 cachorros pra cuidar la em casa hehe...e espero que eles tbm nunca passem por esse processo que passei com o Totó...Abraços e um otimo fim de semana...Até mais =D

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, não sei nem como agradecer pelo comentário e pelo elogio.
Meu nome é bíblico sim.
E quanto à ração, tenho certeza que se alguém se interessar vai procurá-la sim - fica o contato.
Obrigado e seja sempre bem vinda por aqui.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Daiane, eu sinto muito por ele.
Mas saiba que sempre será bem vinda aqui no blog, para qualquer dúvida, seja a mais simples.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

RECADO P/ DAYANE:
Olá dr. Daniel...me dê licença p/ falar c/uma leitora sua..a Dayane q está c/um cãozinho c/ IR e postou msg em 14 e 16 de agosto/2010...infelizm/ às vezes o dr. Daniel fala e as pessoas ñ prestam mta atenção, por estarem desequilibradas por conta da doença em seus animais...é compreensível......mas eu vou reforçar aqui, a minha experiência e a da sua outra leitora do Rio q tbm fez "HEMODIÁLISE" em sua cachorra Mell....NÃO VALE A PENA VC FAZER ESSA HEMODIÁLISE...o custo é em torno de 5.000,00 reais e ñ se tem resultado satisfatório.
...pelo menos é o q tenho visto e ouvido de várias pessoas q fizeram.
...se a Dayane quiser q o seu animal sofra horrores... então ela pode levar,...gastar,... e sofrer depois, de arrependimento e culpa por ter visto e sabido do sofrimento do seu ente querido...pode me mandar email q eu te conto a minha experiência e a da Vera...obrigada dr. + uma vez por esse canal interativo.
Abçs.....fatshi55@gmail.com

fatima disse...

Oi dr. Daniel...queria dizer p/ as pessoas q possuem animais c/ IR e IRC, q a minha experiência c/ a homeopatia foi boa,..... q talvez devessem pensar nessa possibilid/ já q nesse momento de desespero em salvar nossos amiguinhos "tudo é válido"...tbm gostei mto do REIKI, q deixou meu gato + tranquilo...tem
gente q manda o reiki à distancia
..fiz acupuntura a laser e tbm c/ agulha, mas acho q o gato ñ gosta mto de agulhas...até chá de picão a vet me mandou dar e eu dei, esse e + alguns outros próprios p/ os rins e fígado...soube de um caso em q o cão teve uma melhora até c/ orações...mas é claro q tbm tem q ter o tratam/ tradicional, prq só rezar tbm ñ vale...eu tentei de tudo...procurem se informar...abçs.

fatima disse...

Gostaria de saber o q é unha de gato...é um chá, um remedio?...a Monica falou c/vc dr. Daniel no dia 1 de agosto...fiquei curiosa...
eu tomo cápsulas de unha de gato p/ artrite, artrose e problemas de coluna.
Obrigada desde já,
Fátima.

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, as dicas estão postadas!
Qto à 'unha de gato', é uma planta medicinal amazônica, porém desconheço o seu uso em IR - pode ser chá ou cápsulas.
Abs,
Daniel Lima

fatima disse...

Olá Dr. Daniel, queria deixar os meus sentimentos p/ a Dayane q perdeu seu cãozinho...q ela fique bem e em paz, prq só Deus sabe do nosso amor, carinho e dedicação p/ com os nossos amiguinhos, irmãozinhos e filhos... o meu por ex. era considerado como filho.
Quero dizer tbm q a comida q vou doar, é a latinha da Hill"S e q no Brasil ñ existe prq as empresas ñ importam...aqui só existe a ração seca da Hill"S p/gatos....qndo eu precisei, liguei para vários Petshops de Santos, várias empresas de SP e interior e alguns nem a conheciam. Como eu tenho uma amiga nos EUA, pedi q ela me mandasse...mas infelizmente o meu Ronron já tinha tirado a sonda e ñ teve + forças p/ comê-la.
Obrigada e abs...Fátima.

fatima disse...

Dr. Daniel, me desculpe falar d+, mas eu ñ posso me calar diante de tanta falta de profissionalismo e já q vc é democrático e nos dá a liberdade de falar aqui, eu ñ posso perder essa chance....tenho lido todos os seus posts...reparei q quem te escreve, geralmente está desesperado, perdido e descrente em seus vets...além de lidar c/ a doença q por si só já é mto complicado p/ os donos...tbm tem q lidar c/ profissionais despreparados emocionalmente e academicamente...por isso vou fazer um PEDIDO aos seus leitores Gente, vote certo nessas eleições O país precisa de boas escolas e universidades p/ podermos ter melhores e mais bem preparados profissionais!!!!!!!...obrigada.

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel e demais leitores.

Deixei um comentário dia 17/07/10 falando da minha filhote.

Ela ficou muito mal, não queria andar, não comia (dei papinha de bebê com seringa), não latia, nem brincava.

Posteriormente levei ela até um Hospital Vet. (UNESP), onde realizaram vários exames. Infelizmente, foi confirmada IRC (4° estágio).

Após um mês tratando com:
Ketosteril,
Hidróxido de Alumínio,
Complexo B,
Ácido Fólico,
Noripurum,
e soro Ringer c/ Lactato todos os dias,
ela parece outra...ainda está magra, mas está latindo, brincando, mordendo...

Não sei quanto tempo ela vai ficar conosco, pois sei que a doença é grave e não tem cura...

mas só queria dizer a todos para não perderem as esperanças...as crises são difíceis, mas passam.

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, comentários postados!
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Dani, comentário postado.
Obrigado pela participação e boa sorte por aí.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Prezado Daniel. Meu gato está com a urina com cheiro de ovo(clara de ovo). O que será?Obrigado

Anônimo disse...

Daniel. Meu gato está com odor de ovo na urina. O que será?Marcia

Daniel Lima disse...

Oi Marcia, boa tarde, isso não é comum, mas fica difícil saber o que é.
O correto seria procurar um veterinário de confiança para examiná-lo e solicitar alguns exames, como o de urina, por ex.
Ok? Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa noite Doutor, tenho um poodle de 8 anos que parece estar normal, come bem, animado mas meia volta vomita uma gosma amarela acompanhado de um barulho como de refluxo, isto é normal? Por outro lado, há um tempo atrâs apresentou inchaço no penis levei no vet, foi tratado com antiinflamatório, mas aconteceu tres vezes em um ano e meio, uma coisa tem a ver com a outra? ele já vomitava a gosma amarela antes do inchaço. Grata

Nilo disse...

Olá doutor,tenho um coki de 10 anos que há 3 meses vem apresentado variaçõs de valores creatina entre 1,5 e 2,5 e níveis de Ureia entre 100 e 166.Ele está fazendo soroterapia, comendo ração Urinary, lotensin 5mg e 1/2 comprimido de meticortem a cada 02 dias. O problema é que ele está rejeitando a ração renal.O vet só recomenda a ração urinary. Gostaria de saber se existe outro tipo de dieta com baixo teor de proteína que ele possa comer.
Grato

Daniel Lima disse...

Oi Silvia, o inchaço não me parece ter a ver com os vômitos. Eu recomendaria fazer um check up, principalmente em rins e fígado.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Nilo, eu recomendo para os meus pacientes renais uma dieta com arroz integral+pescada branca+chuchu+cenoura (td cozido e sem sal, bem papinha), mas converse com o seu veterinário antes.
Ok?
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho um cocker com 8 anos que está com intoxicação de amônia devido à uma insuficiência renal. O veterinário receitou Bactrin F e Buscopan, porém o quadro do meu cachorro não apresenta resultados. Gostaria de saber se existem tratamentos e ou remédio mais eficazes para esse tipo de IR. Obrigada

Daniel Lima disse...

Em relação ao Cocker de 8 anos, nos pacientes renais nós recomendamos muita soroterapia + medicação suporte para tentar tirar o bicho da crise.
Recomendo procurar a opinião de outro veterinário na sua região, principalmente sendo por indicação de uma pessoa da sua confiança.
Boa sorte.
Daniel Lima

fatima disse...

Olá, boa noite Dr. Daniel...sou a Fátima de Santos que perdeu o gato Ronron ao fazer a "diálise peritoneal". Estou precisando da sua ajuda com relação a minha gata Fifi. Desde que o Ronron morreu ela demonstra estar mais quieta, não quer descer p/ o andar de baixo da casa, só fica dormindo na cestinha que era dele, enfim, apresenta um comportamento diferente do que antes tinha. Era bem brincalhona e ativa. A pergunta é: existe depressão em animais? Será que está sentindo a sua falta? Será que preciso adotar outro gatinho p/ lhe fazer companhia?
Mais uma vez, agradeço a sua atenção. Fátima Gomes Shinyashiki.

Daniel Lima disse...

Oi Fátima, eles podem sentir muito a falta de outro animal e ficarem bem para baixo, porém recuperam rápido.
Colocar outro gato agora eu acho ruim, pois ela se sentiria muito acuada e ficaria mais ansiosa e pior.
Recomendaria fazer um check up de exames nela, para não passar batido alguma outra coisa.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

PRECISO COM URGENCIA DO REMÉDIO KETOSTIL, A MINHA ÚLTIMA ESPERANÇA, PRIMEIRASMENTE EM DEUS É CLARO. JÁ FIZ DE TUDO E AGORO LENDO OS COMENTÁRIOS LI SOBRE O REMÉDIO, MAS NÃ POSSO COMPRAR. SE PUDE POR FAVOR ME JUDEM. NALU36@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

Olá Doutor...
vi seu blog enquanto eu pesquisava sobre insuficiência renal crônica, coisa que ando fazendo muito nos últimos dias. Eu tinha duas exóticas uma faleceu dia 23 de Agosto com um quadro de insuficiência renal irreversível. Os valores de creatinina e uréia estavam nas alturas. Fiz os exames na outra, a creatinina está em 3,18 e a uréia em 100. Fiz ultrasonografia (eu desconfiava que era PKD) um dos rins atrofiou e o outro tem muitos cálculos. Bom a veterinária disse que não tem o que fazer e que a cirúrgia é muito complicada. Perguntei várias vezes sobre fluidoterapia para baixar a creatinina e uréia e ela disse que não precisa, se usa fluidoterapia só quando os valores estão mais altos. Eu não sei...gostaria que ela ficasse no soro. Estou desesperada, sei que não tem cura mas eu queria deixar ela estável por mais algum tempo. Já troquei a ração e estou dando hidrante por via oral pra ela (no caso água de coco) O que você acha? Já fui em duas veterinárias e nenhuma das duas acha a fluidoterapia necessária...
Um abraço e obrigada pela atenção...

Anônimo disse...

Dr. Daniel, nosso Moraes é um shit zu de 1 ano e 9 meses e hoje foi diagnosticado com a doença do carrapato. Desde sábado passado (6 dias atrás) começamos a busca por soluções.Ele apresentava vômitos amarelados reiterados (2 a 5 vezes/dia) e na segunda-feira realizamos exames de sangue e fezes, todos com resultados excelentes.Ocorre que o quadro foi se agravando,chegou a febre,a falta de apetite e a apatia.Diariamente estávamos no consultório e Moraes tinha os sintomas da "gastrite nervosa" tratados com dipirona,ranitidina,soro.Hoje notei o xixi dele bem alaranjada.Insisti e refizemos os exames:fezes,urina,sangue e ultrasom.No ultrasom,verificou-se que ele tem os "rins de Shit zu" e, pelo que entendemos, há uma má-formação pelo cruzamento entre família.O que quero saber é:iniciado o tratamento de 21 dias,mudança para ração renal,oferecimento de bastante líquido para que Moraes faça mais xixi, já tenho que iniciar mais algum tratamento complementar para os rins?Ele está bastante fraquinho, as plaquetas do exame 1 estavam em 560 mil e, 3 dias depois, em 30 mil apenas.Estamos muito preocupados com a recuperação dele, pois a vet se mostrou muito apreensiva.A medicação para combate da doença do carrapato é prejudicial aos rins?O que devo fazer para amenizar esse quadro?Grata. Camila (camilachaves2@hotmail.com)

Anônimo disse...

Minha schnauzer Yola (10 anos 7 quilos) que tem colesterol alto e triglicérides astronômico (ambos controlados há um ano com medicamento diário) foi diagnosticada há 10 dias com IR Crônica (Creatinina 2,95 / uréia 293,73 e também Ultra-son). Há 7 dias está sendo medicada apenas com Ketosteril 1,5 compr. por dia, 6 glóbulos de arnica e ração Renal da Royal Canin. A melhora logo no primeiro dia de tratamento foi milagrosa: a prostração sumiu e a alegria voltou. Gostaria de dizer que embora os índices sejam altíssimos, ela nunca teve anorexia (muiiito pelo contrário), nunca vomitou, nunca teve diarréia, teve apenas alguns tremores e muita apatia e por 2 vezes fez xixi na cama, tomava muita água e urinava em excesso.
Moro numa cidade muito pequena e embora o veterinário seja sensacional, ele não faz idéia de como continuar o tratamento. Como deve ser a retirada ou diminuição da dose de Ketosteril? Há alguma medicação complementar que não está sendo fornecida? Há uma medicação a ser tomada caso o Ketosteril seja retirado?
Ela fará novamente os exames de sangue no dia 06/09/10 mas é certeza que os índices baixaram pois ela está com o comportamento de um filhote.

katherine disse...

Kathe...
Doutor,meu gato(Mao 13 anos)está com insuficiencia renal,emagreçeu 2 kg, mas não está vomitando.A uréia 504 e creatinina 16,58,já fez dois dias de soro, quantos mais é melhor fazer até refazer os exames novamente? Com estas taxas tão altas posso ter alguma esperança??

Unknown disse...

Olá Dr.
Minha cadela está com muita anemia, em razão da falta de eritropoetina.
Me receitaram EPREX, mas é muito caro.
O Dr. tem alguma indicação...algum alimento...não sei...algo que não seja tão caro?
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá doutor,tenho m basset hound (5 anos).
essa semana foi diagnosticado insuficiencia renal cronica.
infelizmente ele nao morava cmg,creio q faltas d cuidados acarretou esse problema.
Estou mto preocupada,ele ficou internado durante 5 dias tomando soro e recebe alta hj. vou traze-lo para minha casa,quais os cuidados devo tomar? tenho mto medo q ele morra....

Daniel Lima disse...

Oi Andressa, eu recomendo fluidoterapia sim nesses casos. Procure um veterinário de confiança por indicação e converse sobre td isso, inclusive alimentação e outros medicamentos.
A cirurgia realmente é mto complicada e as chances de óbito são grandes.
Vamos nos falando e boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Camila, o quadro dele é bem delicado e um pouco sem saída, pois ele precisa da medicação para a doença do carrapato e ela pode prejudicar mais os rins.
Eu recomendo bastante soroterapia e medicação suporte para estomago e figado - converse com o veterinário dele, inclusive sobre alimentação.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Ana, em relação à sua Schnauzer, eu recomendo manter o Ketosteril porém diminuir a dose, manter uma alimentação renal e fazer fluidoterapia até baixarem os valores dos exames renais.
Depois para manutenção e evitar crises fica a alimentação renal.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Katherine, os valores são mto altos e os riscos tb, porém recomendo pelo menos mais 1 semana de soroterapia diária para refazer os exames - converse sobre alimentação tb.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Dani, infelizmente não tenho, a eritropoetina é bem cara mesmo.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Em relação ao seu Basset Hound de 5 anos, em primeiro lugar ele tem que estar bem, sem sintomas e com as taxas renais baixas; sendo assim, se preocupe com alimentação específica para evitar outras crises.
Vamos nos falando e boa sorte.
Daniel Lima

kahterine disse...

Oi dr. Daniel,
Em cinco sessões a uréia já baixou para 408 e a creatinina para 10,47, mas ele está com muita anemia.O vet disse que ele precisaria de uma tranfusão de sangue, pois estava baixa quantidade de glóbulos vermelhos,menos de um terço do total, mas ele achava que era só pra prolongar o sofrimento.Ah! Tinha tbm a possibilidade de uma injeção de hormônio.
Hoje, no sexto dia, não sei o que fazer, se vale a pena contiuar... ele está bem fraquinho, só mexe a pontinha do rabo e um pouquinho a cabeça, mas ela fica balançando como se estivesse tonto.Eu tento colocar os remédios na boca com a seringa e ele nem engole.Ah! ele não vomita, pode ser um bom sinal?Me de uma luz por favor.Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Kahterine, infelizmente acho que não vale mais tentar algo diferente, pois me parece que o sofrimento já está grande, mas é difícil opinar de longe numa situação tão delicada dessas.
Desculpe a invasão, mas por acaso não nos conhecemos de uma clínica na Alexandre Dumas, em SP? Posso estar enganado.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr. Daniel, não nos conhecemos pessoalmente, nunca estive nessa clínica, provavelmente uma chará minha.
Resolvi deixar meu gato ir em paz, não levei mais na clínica, só mediquei em casa. Ele faleceu na sexta.
Dr. tenho outro problema.Tenho uma gata persa de 13 anos,bem magrinha (2,600kg).A mais ou menos 2 anos ela caiu da janela, foi ao vet mas nada foi diagnosticado, pois ela estava bem. Depois de um ano ela tirou uma radiografia e descobri que o diafragma estava rompido, que alguns orgãos estavam no torax, precionando o pulmão, mas ela está bem só respira um pouco mais forte. Como ela está nessa situação gostaria de saber se ela pode fazer alguns procedimentos, tais como retirar o tártaro, pois nunca o fez e agora com a perda do meu outro gato estou muito preocupada.
Obrigada pela atenção.Abs

Daniel Lima disse...

Oi Kahterine, sinto muito pelo seu gato.
Qto à gata, não recomendo anestesiá-la com essa ruptura diafragmática, pois os riscos são grandes.
Abs,
Daniel Lima

Renata disse...

Oi Doutor! Boa noite! tenho um shi Tzu de 1 ano e 8meses. Ficou resfriado e levamos ao vet, fez um hemograma e as hemácias estavam muito baixas2,880 e foi baixando p/1,560. iniciamos um tratamento com Synulox250g, furosemida 40mg, ranitidina 150g e também hemogenin(que tomou 2 dias 1/4compr). Depois dos exames dos rins pronto foi constatado IR e de lá p/cá está romando Eritropoetina humana recombinante 1aplicação a cada 2 dias. Só está comendo a ração Hill's e bebendo água, ou melhor, estamos dando na seringa, pois ele não quer comer. Teve que fazer uma transfusão de sangue por causa da anemia profunda. Está melhorando, aos poucos. Gostaria de saber se pode ser crônica? ou se pode ter sido causada pelo fato dele lamber o chão(lambia a água que caia do saleiro, quase todos os dias)? Obrigada, Renata

Fernanda Menegueli disse...

Doutor, minha cachorra é poodle e está vomitando uma gosma amarelada e quando ela deita parece que esta com gripe sai aquela gosminha do nariz dela, o que eu posso fazer?
Mande a resposta no meu e-mail por favor , desde já agradeço
e-mail : fermenegueli@hotmail.com

Unknown disse...

Prezado Dr.

Foi diagnosticado Insuficiência renal em meu teckel de 12 anos. A creatinina e a uréia estão alteradas. Hoje de manhã ele vomitou. Foi iniciada a fluidoterapia. O médico disse que ele urinou bastante, mas a barriga está bem grande. Segundo o veterinário se não houver uma resposta positiva em 2 dias de sessões, ele acha que não devo continuar. Eu poderia dar o Ketosteril e alterar a alimentação. Hoje ele come arroz branco com cenoura e vagem e peito de frango desfiado. Pelo que eu vi, você receitou para um cachorro arroz integral, com pescada/salmão e chuchu. Posso começar a dar este tipo de alimentação ? será que o peixe não vai intoxicá-lo ? Pelo amor de Deus não gostaria de perdê-lo tão rápido assim.
Como ele também tem problema de coração, eu fiquei com muito medo de castrá-lo e cuidar dos dentes que estão com bastante tártaro. Estes problemas podem ter causado está doença ? Se ele melhorar, espero em Deus que sim, ainda dá tempo de fazer estas cirurgias?, mesmo havendo riscos ? Por favor me dá uma orientação e um conselho de amigo. Estamos desesperadas (eu e minha mãe) Um grande abraço.

Karin Rose disse...

Karin Rose,
Olá Dr. tenho um casal de Yorkshire o macho Yan de 10 anos ele teve a 1ª crise IR a 6 meses atrás e sei que foi erro meu porque sempre dava blanque, frango, pipoca, chocolate... depois da crise ele faz uso do Lotensin e da ração renal só que depois da crise que ficou 4 dias internado ele voltou da clínica tremendo muito e por tudo ele treme, deitado, sentado, acho que esta com frio coloco a roupinha e nada continua a tremer, ele treme e para, treme e para continuamente ou se é que ele sente mais frio depois da crise? Dr. porque? E o que devo fazer? Dá agonia de ver.
Agora a Yani a fêmea de 7 anos cometi o mesmo erro de dar as coisas para comer, depois da crise do Yan, fiquei com tanto medo que dou a mesma ração renal a ela que nunca teve problema, posso continuar com a ração para ela?

Daniel Lima disse...

Oi Renata, me parece uma IR aguda, pois ele é mto novo. De lamber o chão e o sal, tenho certeza que não foi. Vcs poderiam fazer um ultrassom para investigar um pouco mais ou então pensar em uma doença do carrapato como causa - converse com seu veterinário.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fer, é difícil de saber sem examiná-lo; procure um veterinário de confiança para consultá-lo e solicitar exames, caso necessário.
Ok? Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Suzely, sempre usei essa alimentação em meus pacientes e nunca tive problemas, muito pelo contrário, é uma dieta ótima para pacientes renais, mas não é isso que vai salvá-lo. Eu recomendo procurar outra opinião médica e insistir na fluidoterapia por mais tempo, até ele sair da crise. O tártaro e o coração podem ter causado isso ou não, não temos como saber.
Qto às cirurgias, isso decidimos depois, vá com calma.
Ok?
Vamos nos falando e boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Karin, qto aos tremores não sei dizer, mas acho que deveria avaliar novamente a função renal para ficarmos mais tranquilos.
Eu não recomendo ração renal qdo o cão não tem a doença, mas alguns veterinários usam para prevenção, portanto não existe certo ou errado, faça o que o seu veterinário de confiança recomenda.
Mande notícias e boa sorte.
Daniel Lima

Renata disse...

Oi Dr. Daniel,
descobrimos que é IRC, está com os dois rins comprometidos. Existe algum remédio, chá caseiros p/ também darmos além dos remédios normais p/esta doença? obrigada

Renata disse...

ah! esqueci de dizer que a vet acha que provavelmente é côngenito, por ele ser muito novo...e quanto ao sal ela também descartou..eu que estava tentando achar uma maneira que fosse mais fácil a cura. obrigada, Renata.

KATHERINE disse...

Dr. Daniel, muito obrigada pela orientação.Parabéns pelo seu trabalho. ABS.

Daniel Lima disse...

Oi Renata, infelizmente não existe nada diferente do tratamento tradicional.
Boa sorte por aí.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Obrigado Katherine.
Abs,
Daniel Lima

Renata disse...

Oi Dr. Daniel,
a vet receitou um remédio manipulado: isoleucina 67mg, leucina 101mg, finilalanina 60mg, valina 86mg, metionina 59mg, L lisina 105mg, treonina 53mg, L triptofano 23mg, L histidina 38mg, L tirosina 30mg. tomar 1 capsula de 12/12hr.
O Sr. conhece? Isso são proteínas? a proteína não é prejudicial ao paciente com IRC?
me perdoe pelo inconveniente, é que meu marido q foi na consulta e não se atentou a perguntar...estou dando as capsulas, mas notei que ele tá dormindo muito. Tentei ler sobre e vi que alguns desses aminoácidos dão sonolência. pode ser isso? obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Renata, as proteínas ingeridas são quebradas em aminoácidos para aproveitamento do organismo (resumidamente falando).
Eu não tenho experiência em utilizar esses aminoácidos para pacientes renais.
E realmente alguns destes dão sono sim.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Renata disse...

Oi Dr. Daniel,
A vet me indicou a clinical Renal Vet para tenatr fazer uma hemodiálise nele, agora eles também fazem em animais pequenos.
Qual a sua opinião sobre a hemodiálise?
Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Renata, eu não sou a favor da hemodiálise em cães e gatos, pois todas as minhas experiências foram negativas.
Tem alguns leitores acima que relatam as suas experiências com hemodiálise - procure mais acima e leia.
Mas cada médico tem uma opinião com base no seu dia a dia, portanto isso é uma decisão de vcs com a veterinária.
Abs,
Daniel Lima

jhgm disse...

Ola doutor meu cachorro sofreu um acidente e quebrou a coluna, e precisava fazer uma cirurgia, mas fez um exame e constatou o valor da creatinina alto (6,52 mg/dL) e por isso nao pode fazer a cirurgia, tem algum medicamento que pode estar aplicando via veia para abaixar este valor? pois ele vomita quando da medicação via oral. me ajude por favor a salvar a vida desse animal querido. estou no aguardo meu email (jeffersonhg@hotmail.com) cel: 34 9102-9804. obrigado

Unknown disse...

olá dr. li vários relatos aqui egostaria de esclarecer algumas duvidas: tenho uma cadela de 7 anos, srd, que amo demais, pois a cinco ela teve doença do carrapato e sobreviveu.num exame de urina tipo 1 feito em julho os valores alterados foram proteinas(++) bilirrubina(++) leucócitos<3 hemaceas (1 a 2 campo)cristais fosfato triplo(estruvita)=(+++) bactérias >0/campo. no hemograma: anisocitose discreta, e no bioquimica glicose: 74mg/dl,creatinina 2,1 mg/dl, fosfatase alcalina 98 U.I/L, fizemos tbm ultrassom, que deu leve gastrite, talvez hepatomegalia com aumento discreto, cristais nos rins, a conclusão do ecocardiograma foi: espessamento dos folhetos da valva mitral sem repercussão hemodinamica, levei hoje pra refazer o exame de sangue, mas o resultado ainda não chegou. e esse médico disse que aparentemente ela está sadia, tratei por 2 meses com ração urinary, e dei pra cistite o enropet, por dez dias. o que o sr acha desse quadro? tem propenção a desenvolver IR? o pai dela morreu desse problema aos 15anos. agradeço por sua opinião.

Renata disse...

Oi doutor, resolvi não fazer a hemodiálise. O próprio vet da clinica disse que era somente p/esterder sua vida em pouco +de 1 anos e que voltaria tudo novamente.
Ele já não quer mais comer, não gosta da ração renal(nem a pastosa), masvejo que ele tem fome. Já tentei dar também a caseira que indicou(vi em alguns tópicos), mas ele também não quer. o que faço? dou na marra(seringa) ou espero a fome aumentar? dois dias p/cá ele tá começando a fazer ansia de vômitos quando dou na marra. me ajude! obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Daniel..
Ontem foi o pior dia da minha vida...Fui para no Veterinário com minha cachorrinhas de 12 anos, que dias atrás não tinha nada...e a 3 dias estava tentando fazer ela comer, quando ontem, apresentando esses problemas..Enfim..tomei uma decisão drastica...e estou me sentindo culpada...A Dra. disse que ela teria q ficar internada, mas sem esperanças...ou teria q sacrificar...Tomei essa última decisão pelo fato do sofrimento e estado financeiro...entrei em desespero...Estou muito mal com isso...Preciso de uma palavra de conforto de um especialista..Me sinto culpada por não ter ido antes no veterinário por pura falta de informação...Não sei se foi a decisão correta..Mas agora foi feito...Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Jefferson, para IR somente muita soroterapia intra-venosa + medicação suporte. Converse com um veterinário de confiança sobre td isso, mas a situação é bem delicada mesmo.
Vamos nos falando.
Abs e boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi D. Helena, qquer doença urinária pode evoluir para IR, mas não me parece o quadro dela. IR não é congênito.
Se ela está bem, vida normal, apenas realize exames de rotina para rins e fígado.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Renata, forçar a comida será pior e virão os vômitos.
Interne ele para medicação IV até melhorar um pouco e depois tente cuidar em casa. Infelizmente acho que será o melhor por enquanto.
É uma tentativa bem válida, apesar de td que já conversamos.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação à sua cachorrinha de 12 anos, não fique assim, pois acho que fez o melhor para ela, como forma de respeito; a IR renal é uma doença mto ingrata, que na grande maioria sempre perdemos os animais, principalmente qdo eles estão bem ruins - o 'tratamento' é paleativo e na grande maioria traz insucesso e sofrimento para o bicho.
Meus sentimentos.
Abs,
Daniel Lima

Helena Azevedo disse...

Dr. agradeço pelos esclarecimentos, como eu havia dito a BB tinha feito outro exame de sangue,23/09, que apenas constou imunidade baixa, pois os leucócitos estão em 4.300, e os linfócitos em 41%, o resto dentro da normalidade.de bioquimica a uréia está normal 24 mg/dl/creatinina 0,8 mg/dl, mas o ALT 62 U.I/L e o AST 48 U.I/L estão um pouco alto.quando fez o exame anterior, ela fez fluidoterapia por 2 dias em julho e passou a tomar maleato de enalapril 10 mg, uma vez ao dia. mas depois desse novo exame pedido por outro vet, ele pediu pra parar, e receitou xantinon, 2 x ao dia e potenay uma vez ao dia, os dois medicamentos por 30 dias e novo exame após isso. dei a ela a dieta que vc ensinou pra algumas pessoas, mas ele disse que poderia dar a ração hepatic(carissima por sinal) ou pedigree vegetal ou dog chaw, que foi a que comprei, levarei ela pra fazer urina tipo 1, essa semana, to preocupada, e perdida demais.

Daniel Lima disse...

Oi D. Helena, entendi, mas fica tranquila, os exames não estão tão altos assim; tenho quase certeza que vão melhorar com os medicamentos prescritos.
Vamos aguardar.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa noite,

Tenho um cocker de quase 13 anos muito bom de saúde. Ultimamente tenho tentado um tratamento de cistite aguda nele sem êxito, mas constatamos que é por causa de um calculo renal. A Cirurgia será na sexta-feira e se Deus quiser ira dar tudo bem. Dei hoje pra ele ranitidina e ele vomitou a comida duas vezes, vi na bula que esse pode ser um dos efeitos reversos. Mas e ai, estou fazendo certo? removendo esse calculo, acredito que ele volte ao normal, certo? Inclusive a cistite seja curada, ja que vinha diminuindo, mas não curava por causa desse calculo.

vou dando informações!

abraço,
Eduardo

Daniel Lima disse...

Boa noite Eduardo,
O cálculo é renal mesmo ou está localizado na bexiga?
Normalmente, após a cirurgia, a cistite tende a melhorar, pois foi retirado a causa base.
Aguardo notícias.
Abs,
Daniel Lima

Karla Cristina disse...

Bom dia...Dr Daniel..Sou a dona da cachorrinha de 12 anos...Agradeço sua resposta e fico um pouco mais conformada. Não fico com sentimento de culpa. Muito obrigada.

Unknown disse...

Olá doutor preciso muito da sua ajuda, tenho um pincher de 12 anos, e esta com Creatinina em 2,4 também está com um tumorzinho no ânus, e estava marcado para fazer a cirurgia, e através do exame de sangue constatou o IR, o veterinário indicou a ração renal e 15 dias de soro, para ser aplicado em casa, porém o cachorro é muito estressado, tem outro opção no lugar do soro? algum medicamento para substituir o soro?

Daniel Lima disse...

Não precisa agradecer Karla, fique bem.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Sanyy, infelizmente não, o soro diário é fundamental para o animal sair de crise. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Renata disse...

Oi Doutor Daniel,
como já havia lhe falado, meu Shy Tzu Flocos está com IRC, suas taxas de uréia abaixaram de 366 para 126, mas ele ainda está com anemia. Ele ainda só come na seringa e agora está sangrando pelo penis. O vet receitou um antiflamatório. Minha pergunta: ele está sofrendo? Devo fazer a eutanásia por não ter mais cura e por ele não conseguir comer sozinho? Não estou mais suportando vê-lo assim. Só dorme e fica deitado na cama. Estamos fazendo a fluido dia sim, dia não. ainda está tomando a eritropoetina. Mas não vejo melhora. o que faço?

Daniel Lima disse...

Oi Renata, eu recomendo tentar fluidoterapia diária por mais 5 dias e, caso não melhore, aí sim deve pensar em eutanásia, pois o sofrimento já se inicia.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Estou sofrendo perdi meu melhor amigo para a insuficiencia renal cronica. Meu amado rotweiller de 7 anos, Lucky, começou a urinar muito de uma só vez por dia. Achei q estava ficando idoso. Logo depois seu apetite diminuiu, bebia muita água e se alimentava pouco. As vezes só comia um pouco à noite. Comecei a dar água de coco, aceitou bem. Chamei o veterinário q sempre cuidou dele e disse que seria problema estomacal, receitou Hepocler, ranitidina e millantas plus, porque ele havia vomitado. Logo depois de vomitar ele teve uma espécie de convulsão. Tomou o remédio por 2 dias e cada dia comia menos. Troquei de vet (excelente) e fez um exame de sangue onde constatou anemia grave, creatinina e uréia altíssimas e disse q não estava mais produzindo sangue. Passou um dia internado no soro (quarta feira) A NOITE COMEU PAPINHA INFANTIL DA NESTLE misturada com um pouco da Royal renal, NO DIA SEGUINTE COMEU MUITO POUCO E COMEÇOU A URINAR POUCO. NÃO CONSEGUIA MAIS FICAR EM PÉ E BATIA NAS PAREDES QDO CONSEGUIA SE LEVANTTAR. sÁBADO(9 DE OUTUBRO, DIA Q NÃO DEVERIA TER EXISTIDO) TRINCOU OS DENTES E NEM ÁGUA BEBIA. Levantava a cabeça e ela caia na mesma hora entrava num sono profundo, mexia nele, não respondia parecia q entrava em coma. Chamei o vet e decidi acabar com o sofrimento dele e fazer a eutanásia. Constatou q o fígado já estava comprometido tb.Tenho certeza q ele me perdoou, não conseguia mais ver meu amigo sofrer...Muita saudade.

Nancy

Daniel Lima disse...

Oi Nancy, vc tomou a decisão certa, foi a maior forma de respeito que poderia ter com ele, que sempre deve ter sido muito fiel com vc; a insuf. renal, infelizmente, é uma doença que leva os bichos muito rápido e com muito sofrimento.
Fique bem; eu sinto muito por ele.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

o meu cachorro é filhote porem perdeu a mae antes mesmo de abrir o olho alimento ele em uma siringa com leite so que ele não está conseguindo fazer coco o que devo fazer

Daniel Lima disse...

Oi Lucilene, leve ele em um veterinário para lhe orientar, pois ele pode estar com algum problema de ressecamento de fezes, o que é comum.
Daniel Lima

cássia magalhães disse...

Boa noite DR. Estou desesperada com minha cocke, a veterinária dela me disse que ela esta com problemas na coluna, amaha vou fazer os examesm adequados.
Eu gostari de saber com o Sh.Dr.se esse problema de coluna pode se transformar numa doença mais grave 'cancer', estou morrendo de medo, desde ja agradesço pela sua resposta, fique com Deus.

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel!
Minha poodle de 9 anos começou a apresentar desanimo, febre, tremores, dificuldade ao pular em locais altos, e a barriguinha ficou muito inchada e rígida. Porem, ela nao perdeu o apetite, nao tem vomitos e nem diarreia. A veterinária realizou ultra-som e constatou q os rins estavam alterados. Fez exame de creatinina e seu diagnóstico foi q a cachorrinha estava desidratada e com insuficiencia renal. Será que tal diagnóstico está de acordo com os sintomas, esta correto? Pelos relatos aqui postados, nenhum cita caezinhos com febre e barriga inchada, e a maioria diz que eles perderam o apetite.
Dr., se confirmar mesmo insuficiência renal, qual o tratamento mais adequado para a minha poodle? Muito obrigada e parabéns pela disposição a ajudar.
Luciana Silveira

Daniel Lima disse...

Oi Cássia, lesões em coluna são comuns nos cães, como por ex., hérnia de disco e bico de papagaio; essas lesões não viram câncer, porém são lesões crônicas que requerem manutenção.
O câncer em coluna não é muito comum no dia a dia da clínica geral.
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Luciana, a IR pode se manifestar de várias formas diferentes, depende de cada organismo.
Pelos resultados dos exames me parece que é isso mesmo, porém vale investigar se não existe alguma causa primária causando o quadro - converse com seu veterinário.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Sergio disse...

Doutor, minha poodle tem cerca de 12/13 anos e teve uma crise renal aguda na semana passada. De acordo com o colega Vet que a atendeu, esta crise estava no começo - ela estava sem apetite há no máximo 7 dias. Fizemos um hemograma e a creatinina estava em 2,2. O Vet entrou com fluidoterapia (2 dias) e a creatinina baixou para 1,4 - ela teve alta na sexta passada. Foi feito um novo hemograma hoje (quarta) e a creatinina está em 2,0. Ela está se alimentando bem com a Royal Canin Renal (desde sexta) e tomando ranitidina, um remédio para pressão e ômega 3. Pesquisei (como leigo que sou nesses assuntos) e vi um remédio chamado ketosteril - não sei se ele se aplica neste caso. Gostaria de sua opinião sobre este remédio e também gostaria de saber quais são os níveis corretos de creatinina de cachorros (não sei se 2,0 é normal, alto ou muito alto). Sem querer passar por cima de meu Vet, você indica alguma terapia adicional?

Daniel Lima disse...

Boa noite Sergio, eu tenho bons resultados com o Ketosteril para controle, tentando evitar futuras crises; nas crises o mais importante é a fluidoterapia mesmo.
Os níveis de creatinina normais variam dependendo do laboratório e das técnicas utilizadas no exame, mas normalmente o normal é até 1,8.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa tarde Dr.

Tenho uma coocker de 9 anos que apresentou arqueamento de coluna, foi feito rx de coluna e nada indicou, foi feito urinálise onde apresentou:
Aspecto turva, coloração amarelo ouro; odor pútrido; leucócitos ++, ph 6; proteína +++; sangue oculto ++; hemácias 10cpo; leucócitos 15cpo; cilindros granuloso ++; celulas epiteliais descamativas +.
Hemograma: eritrócitos 8; hemoglobina 11; hematócrito 33; proteínas plasmáticas 8,3.
Uréia 63; creatinina 1,8;
ALT 69;
Fosfatase alcalina 82.

Segundo o veterinário ele esta com início de insuficiência renal, passou buscopan composto, ração renal.
O que devo fazer?
Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Camilla, eu recomendo seguir o tratamento do veterinário que está acompanhando o caso e aguardar.
Mande notícias.
Daniel Lima

patricia griesky disse...

Dr.Daniel, acabei de perder minha amiguinha. Foi-se. Tratei ela com um veterinário por longos anos, ele viajou para congresso e ela começou apresentar vomitos em jatos. Depois começou defecar com sangue, e os vomitos tornaram-se como borra de café. Dia 01/11/10 teve parada cardiaca e foi reanimada, voltou. Hoje voltou ao vet, ficou intrnada tomando soro pra hidratrar. Diabetica apresentou zero de glicose, para depois ir num pico de 619.A vet, disse que ela passou o dia bem, já que ficou internada com soro lento. Às 18 hs fui buscar, estava alegrinha, de repente apresentou como uma tosse e o coração parou, foi reanimada com atropina e massagens. Voltou, ficou uns 10 mn e depois teve outra e fatal parada.A vet. disse que os rins dela estavam ruins e c/baixa imunidade. É certo o diagnostico dos rins deficientes? Fazia bastante xixi, claro feito agua, já que bebia muito. Perdi minha bebê de 13 anos. Para alguns velhinha, para mim uma menininha muito querida.Em tempo, era uma teckel linda.

Daniel Lima disse...

Oi Patricia, o quadro dela é bem característico de falência renal, porém não posso afirmar de longe.
Eu sinto muito por ela; fica tranquila.
Abs,
Daniel Lima

Diele disse...

Oi Doutor!Recorro à vcê para me dar sua opinião sobre minha cachorrinha poodle de 9 anos e meio, levei ela no Veterinário para exames de rotina e porque estava há alguns dias com as fezes amolecidas(não chegava a ser uma diarréia, o Veterinário prescreveu um antibiótico e após uns dias voltou a evacuar normalmente.Nos exames foi detectada alteração na creatinina(1,75), quando eu fiquei desesperada na possibilidade do meu anjinho estar com Insuf. Renal.
Ela está normal, não há sintomas, nem nada estranho,mas devido á essa alteração que deu na creatinina,ela está comendo a ração Royal Renal, desde então, ainda não fechou um mês, e ela vai rpetir os exames dentro de alguns dias.Gostaria de saber se no caso dela já é considerada doença renal, ou só uma alteração passageira? Existe chances de comendo a ração Renal, as taxas de creatinina voltem ao normal se estabilizando? E será que inevitavelmente um dia ela acabará desenvolvendo essa terrível doença?Rezo muito para que ela fique bem, tenha saúde e viva comigo muitos anos mais. Agradeço de coração a sua atenção Dr°.
Diele Amaral

Daniel Lima disse...

Oi Diele, se a alteração for passageira vamos ver o resultado do exame normal, mas mesmo assim recomendaria ficar 1 mês com a ração normal e repetir novamente o exame.
Com a idade os rins vão degenerando e perdendo a sua função, mas não temos como saber se ela vai entrar em IR ou não.
Converse com seu veterinário, pois na dúvida, às vezes é melhor manter a ração renal.
Ok? Mande notícias.
Daniel Lima

adelia disse...

Bom dia Dr. Daniel:
è a partir de Portugal que lhe coloco a seguinte questão: tenho um gato Persa que está com os nivéis de ureia altos. O vet. dele recomendou comida fisiológica( Royal Canin), mas como ele está muito magrinho, e não gostou muito da comida receio que "não morra do mal, morra da cura". Haverá no seu entender algo que eu possa acrescentar a esta dieta para o alimentar melhor?

Daniel Lima disse...

Oi Adelia, obrigado pela participação no blog.
Eu recomendo para meus pacientes renais uma dieta caseira específica, que é à base de arroz integral, filé de pescada branca ou salmão e chuchu bem papinha e tudo cozido sem sal.
Converse com o seu veterinário sobre essa dieta.
Boa sorte por aí e mande notícias.
Daniel Lima

mali disse...

Tenho uma cocker de 9 anos e há três dias foi diagonistico insuficiência renal. Já está tomando soro há dois dias. Ela toma muita água, faz xixi, está com diarréia, muito apática, não come nada e vomita um pouco de água. Não come a ração renal. Vou tentar dar arroz integral+frango+cenoura+ ração renal. Estou muito trite. Gostaria de saber qual é a expectativa de vida de um cachorro com esses problemas? Quando vou saber se meu cachorro saiu da crise? E a hemodiálise seria interessante?

Daniel Lima disse...

Oi Mali, expectativas não temos como saber, mas as chances de sair da crise são grandes em alguns animais, para depois a IR ser controlada com alimentação, evitando outras crises.
Sair de crise significa uréia e creatinina normais ou muito próximas do normal e animal sem sintomas, se apresentando ativo e se alimentando bem.
Qto à hemodiálise, eu não recomendo para os meus clientes, pois não tenho bons resultados, mas tenho colegas veterinários que recomendam.
Ok? Boa sorte.
Daniel Lima

mali disse...

Obrigada pela atenção. O problema é q meu cão não come a ração renal. Nem a seca, nem o patê, aliás, não come nada. Nem pão de forma q ela gosta tanto. Será q ela não tem fome ou a ração não é "gostosa"?

Anônimo disse...

Dr. Tenho um poodle de sete anos que há algum tempo começou a apresentar inchaço no pênis continuamente. O veterinário falou que era porque o cão tinha uma libido forte e derepente se masturbava, machucando seu órgão sexual com frequencia. Recomendou castramento, mas não garantiu que haveria um resultado satifatório. O bichinho convive só comigo, nunca cruzou e quando saio com ele fica tentando qualquer cachorro macho e fêmea que se aproxima, querendo cruzar com ele (mas persegue mesmo e se torna chato e cansativo para os outros animais). Gostaria de pedir sua opinião, pois fico preocupada que o castramento não dei o resultado esperado e o inchaço permaneça com frequência. Obrigada. Silvia

mali disse...

Pior: qdo a Tuca consegue comer, algumas horas depois vomita tudo. É assi mesmo?

Daniel Lima disse...

Oi Mali, muitos cães não gostam da ração. Converse com seu veterinário sobre alimentação caseira - eu recomendo para meus pacientes renais arroz integral com pescada branca cozidos e sem sal.
Infelizmente os vômitos acontecem até baixarem as taxas de uréia e creatinina. Converse tb sobre medicamentos para proteger estômago e fígado.
Ok?
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Silvia, infelizmente não podemos dar certeza de melhora com a castração, mas é a única saída como tentativa, portanto eu recomendo operar ele sim.
A cirurgia é bem tranquila quando se utiliza uma boa anestesia para ele.
Boa sorte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Obrigada Doutor e mais uma dúvida, existe uma forma de protegê-lo para ele não machucar seu órgão sexual até decidir pela operação ou algum remédio que lhe dei mais tranquilidade a este respeito. Grata.

Unknown disse...

olá doutor, tenho uma boxer de 9 anos, ela parou de comer no dia 30/10/2010 e no dia 01/11/2010 levamos ao vet, após ultrason e hemograma,foi detectado um quadro de infecção(não determinado onde),pois o ultrasom não acusou nada, a vet. receitou Duotriol por 10 dias, não houve melhora e ela não voltou a comer.Levamos a vet. novamente e repetiu os exames com função renal. O ultrason não detectou nada ,mas a creatinina deu 1,8. Começou a ser administrado soro endovenoso com vitaminas e glicose, hoje foi a 3ª aplicação de soro e não há melhoras, neste período( dia 1º até hoje ) ela comeu o equivalente a 500gr de frango cozido e tento dar o Ensure, recomendado pela vet. , mas ela odeia.A cada dia ela está mais fraca e sua respiração ofegante e dificuldade para dormir, hoje ela começou a tomar complexo B. Eu gostaria de saber se o tratamento com o soro demora para surtir efeito e se a respiração está relacionada com IR,gostaria ainda de saber se o tratamento está sendo correto e o que eu poderia fazer pra ela voltar a comer.Aguardo anciosamente um conselho, uma luz.
Atenciosamente,
Adriana
afredila@gmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Silvia, infelizmente não tem nada para proteger. Qto à medicações, existem algumas que diminuem a ansiedade e que podem tentar ajudar - fale com seu veterinário sobre isso.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Adriana, o tratamento me parece correto e a resposta depende de cada animal; 3 dias de soro ainda é pouco para um paciente renal reagir bem (infelizmente existem alguns cães que não respondem ao tratamento e não vencem a crise, mas isso só o tempo vai nos mostrar).
A ofegância tem a ver com o quadro de intoxicação pela creatinina e uréia.
Qto à alimentação, vc pode tentar oferecer de tudo (carne, peixe frango, arroz, cenoura, chuchu) - td cozido e sem sal; o que não pode é ficar sem comer.
Boa sorte e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa tarde drº Daniel, fiquei muito feliz por você ter respondido minhas dúvidas. Sou a Adriana, da boxer de 9 anos com IR. Hoje fizemos um raio x do tórax e levei a vet. que me disse que ela tem um pouco de líquido no pulmão e o coração está um pouco dilatado...estou apavorada.A vet me disse que tudo é pouquinho, mas o que complica o caso é que pra eliminar este edema pulmonar terá que usar diurético e isto prejudica a IR,e o pior é que ela continua sem comer , mal consegue dormir e vai ter que diminuir o soro. Tenho medo que ela não resista, confio na vet. mas uma outra opinião é sempre importante, gostaria de saber se o doutor já teve um caso parecido e bem sucedido, ou se devo me preparar para o pior.Sei que é díficil comentar sobre um caso que não está acompanhando, mas pelo menos tente me dizer as alternativas de tratamento.
Grata pela atenção
Adriana

Anônimo disse...

Olá Doutor,minha gatinha persa tem 2 anos e meio e começou a urinar sangue, no começo achei que fosse cistite mas com os exames de urina,sangue,ultrasson e Raio x o diagnostico foi de calculo renal a bexiga está bem, o veterinário disse que precisa cirurgia para retirada dos calculos essa cirurgia é muito delicada? ela tem chance de se recuperar? meu e-mail fran.m.oliver@hotmail.com grata.

Daniel Lima disse...

Oi Adriana, existem muitos casos assim, é muito comum acumular líquido no pulmão em cães em tratamento para IR.
Infelizmente a gente tenta consertar de um lado e estraga de outro, mas tentamos chegar num meio termo.
O caso dela me parece grave, mas temos que aguardar mais alguns dias de tratamento para decidir algo.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação à gata persa de 2 anos e meio, infelizmente esta raça tem muitos problemas relacionados com cálculos no trato renal e urinário.
A cirurgia é bem delicada, mas se tivermos sucesso, ela se recupera bem; o único problema é que esses cálculos podem voltar, portanto converse com seu veterinário sobre alimentação específica para o caso dela.
Vamos nos falando e boa sorte.
Daniel Lima

mali disse...

Obrigada pela atenção. Minha cocker está comendo (ração renal seca e em pasta), já não vomita, bebe água e faz xixi normalmente. Depois de tudo o que eu li, fico com medo de ter esperanças que ela esteja melhorando. Mais uma vez eu pergunto: é possível o cão sair da crise só com soro? Moro no interior, perto de Campinas, e agora preciso saber onde acho ketosteril para comprar.

Anônimo disse...

Dr. Daniel Lima
Meus comprimentos,

Tenho um poodle que está com insuficiência renal, ela tem 14 anos e 11meses, esta sendo acompanhada pela Renalvet, ótima clinica, já fez hemodiálise esta sendo bem medicada. Hoje ela se encontra tão bem que já esta se comportando como antes: dando pulos para subir na cama coisa que ela sempre fez mais com a doença ficou com as pernas fracas.
Como eu disse, ela deu a primeira crise em 23/09/2010 e hoje ela já mostra sinal que anda disso aconteceu.
Pergunto: veterinária proibiu qualquer tipo de alimento o que não seja ração renal.
Só que ela desde que nasceu come pela manhã pão e frutas e
Esta sentindo uma grande falta, mais a medica proíbe. O que faço?

At. Lazaro R. Souza
Tel. (71) 3244-0234 Cel. (71) 8826-0234
E-mail meh2000@bol.com.br

Eleonora disse...

Dr.Daniel,gostaria de relatar a minha experiência com a minha cadela de 12 anos que tem insufiência renal que teve 371,40 de uréia 13,15 de creatinina em fevereiro de 2010 depois de ultra,radiografias,soros etc se encontra muito bem,passei a dar chá de folhas de fruta pão e renal canin e nunca mais teve crise,sua veterinária concordou com o chá e realmente fez a diferença. Hoje toma o chá 1 vez por semana,espero ajudar a todos que tem o mesmo problema. Eleonora,Copacabana,RJ

Daniel Lima disse...

Que bom Mali, pode sair da crise sim, pois o soro é uma das únicas saídas que temos.
O site do laboratório do ketosteril é esse: http://www.fresenius-kabi.com.br/index2.asp - procure o contato e ligue para saber onde comprar.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Lazaro, em primeiro lugar obrigado pela participação no blog.
Quanto à alimentação, digo que concordo com a veterinária e o correto é manter apenas a ração renal e água, mas por outro lado sei que é uma situação delicada quando o animal já espera aqueles petiscos diferentes em determinado momento; mas infelizmente agora temos que pensar na saúde dela.
Aguarde mais um pouco para decidir por algo diferente.
Boa sorte e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Eleonora, a dica está postada. Obrigado pela participação no blog.
Abs,
Daniel Lima

Perfume Importado disse...

Ola Doutor, fiquei conhecendo o site hj e adorei, fico muito feliz com seu comprometimento e com a atenção que oferece a nós proprietários de animais. Bom, tenho uma pintcher com 2 anos, ela pesa 1,300kg, bem pequena, e de uns dias pra cá ela começou a sentir dores do nada, vou pegar ela e as vezes ela grita, eu não sabia o que poderia ser. Levei ao vet e ele disse ser rins. Passou uns medicamentos: baytril e biodex, ambos por 5 dias, houve melhoras, mas parece que não tratou a causa, apenas os sintomas, pois passado uns 3 dias após o término do medicamento ela voltou a sentir as mesmas dores. Voltei ao vet e ele disse que iria coletar sangue para um hemograma e pesquisa de babesia e erlichia. O hemograma estava normal, sem anemia, mas deu os parasitas acima citados. Ele receitou outro medicamento, dizendo a dor ser causada pela doença desse parasitas, então receitou Doxifin. Dei o medicamento por uma semana e ela continua com as dores. Ele nem cojitou a hipótese de exame de urina, uréia ou creatinina. Sou biomédica e eu mesma, sem comnicar nada a ele, coletei a urina dela e fiz a leitura, e na urina encontrava-se muitos cristais de ácido úrico e uratos amorfos, estava turva e com depósitos, porém não havia hemácias nem piócitos. Falei sobre isso com ele e ele mandou eu aumentar a ingestão de líquidos dela, mas é difícil, não passou mais nada. Depois disso ela voltou a fazer xixi com cor e aspecto normal, mas ontem ela passou com as dores o dia todo e hj tbm, não vi xixi dela. Hj voltei ao vet e ele pediu um Rx de rim e bexiga, mas na cidade onde moro não tem clínica especializada em animais, e as clinicas normais se recusaram a fazer. Tenho um amigo médico que vou tentar ver com ele se ele faz amanhã um US pra mim, pra ver se encontra algum cálculo, ou se não é rins. P.S. Moro no interior e só tem 2 vet na minha cidade, vou no que todos consideram o melhor, e as vezes nao confio nele, como agora, acho que tbm vou leva-la no outro para saber outra opiniao. Vc acha que pode realmente ser rins? E sobre o parasita do sangue, tem procedencia? E os medicamentos, estão corretos? Não existe um medicamento para infecção urinaria? POr favor me ajuda, me responda, essa cadelinha é hj minha vida, perdi minha mãe a 1 mes e meio, sou filha unica e solteira, ela é minha unica companhia, estou realmente desesperada e com muito medo!!

Unknown disse...

Olá doutor, aki é o DInho filho da Adriana, caso da Boxer de 9 anos.
Minha mãe está mto mal,a nossa cachorra morreu. No ultimo exame a cratinina deu 1.1 isso é pouco, está dentro dos padrões não é?
Eu não entendo como ela pode ter morrido se ela estava melhorando. ela morreu no sabado de madrugada , dia 15/11. Estamos mutio tristes , o vet ficou surpreendido e n sabe oq levou ela a morte. Ele acha q foi algo no pulmão pois a IR estava melhor.

Dinho

Daniel Lima disse...

Oi Vivianny, em primeiro lugar obrigado pela participação no blog.
Eu acho que não é doença em rins, pois ela é muito nova e os sintomas são diferentes, porém sempre é válido realizar os exames para descartar.
Os 'parasitas de sangue' tb não causam sinais de dor.
Eu pensaria tb em dor articular ou em coluna - converse com o veterinário sobre isso.
E uma segunda opinião sempre é válida qdo estamos com dúvidas.
Vamos nos falando e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Dinho, eu sinto muito por ela.
Provavelmente ela teve um descompensação cardio-pulmonar, que é muito comum em Boxer, infelizmente.
Abs,
Daniel Lima

Perfume Importado disse...

Que ótimo vc ter retornado tão rápido, e adorei sua resposta. Realmente não consegui nenhuma clínica para realizar exames de imagens nela. Quais exames vc solicitaria nesse caso? Eu realmente já havia pensado em coluna, sendo assim, existe um teste, exame?sem ser de imagem?pq como lhe disse onde moro é impossível. Vou levá-la tbm a outro profissional para ver a opinião dele, mas já nem vou muito confiante. PS. Ela teve alguns vômitos durante esses dias, não todos os dias, geralmente no dia em que ela está sentindo dor. Obrigada!!!!!

Perfume Importado disse...

Ahh, acho que não falei onde são as dores da minha cadelinha, ela sempre grita quando pega na parte posterior, perto da cauda, assim, como se apertasse as duas patinhas traseiras dela por cima. (Como ela eh pequenininha d+, é o mesmo gesto de pegar um copo, so que com a mão na horizontal, tipo, em cima das costinhas dela, mais atrás. Entendeu? rsrs

Fabianne disse...

Olá Doutor, tenho uma cachorrinha vira-lata de porte pequeno, ela tem aproximadamente 13 anos e está com a creatinina baixa, a veterinaria falou que o normal é 1.5 e minha cachorra está com 7.0, ela está tomando soro, vitaminas... mas ñ está adiantando ela continua sem comer e vomitando, o que mais eu posso fazer? qual é a sua opinião? obrigada Fabianne. fabi.calderan@bol.com.br

mali disse...

Minha cocker morreu hoje a tarde. Foi diagnosticado IR no dia 12/11 e desde então estava no soro. Teve todos os sintomas q li nesse blog. Resolvemos fazer eutanásia. Não suportei vê-la sofrendo tanto. Vai deixar muita saudade e vazio enorme.

Daniel Lima disse...

Oi Vivianny, infelizmente o diagnóstico de coluna ou demais articulações é por raio-x, mas um bom exame clínico dá para saber de onde é a dor. Ok? Leve no outro médico e vamos aguardar.
Boa sorte e continue mandando notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fabianne, infelizmente a soroterapia e medicação suporte é a única saída para tentarmos tirar da crise; acho que deve tentar por mais tempo, pois essas respostas normalmente são demoradas - só assim podemos ter certeza se ela vai responder ou não.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Mali, eu sinto muito por ela, mas tenho certeza de que vcs tomaram a decisão certa, pois chega uma hora que o sofrimento é muito grande e percebemos que não irá mais vir nenhuma resposta positiva.
Abs,
Daniel Lima

Thati disse...

Gostaria de deixar registrada minha experiência, talvez possa ajudar outros donos... Nosso filhotinho, o Quindim (Teckel, 10 meses), foi recentemente diagnosticaso com a doença do carrapato, o que acabou causando uma IR. Ele emagreceu e tinha muitas dores, a uréia dele estava a 300. Não tivemos condições financeiras de interná-lo, mas fizemos algumas poucas sessões de soro aqui em casa, entramos com Ketosteril e Legalon, e ele tem comido apenas a Royal Renal. Em menos de um mês ele recuperou todo o peso perdido, as dores diminuíram, ele agora voltou a brincar e a latir e estamos muito otimistas. Daqui a 10 dias faremos um novo exame de sangue para confirmar se a uréia baixou. Gostaria de agradecer ao Doutor Daniel por abrir este espaço democrático e por encontrar tempo sendo tão atencioso com todos os donos ávidos por informações. Este blog foi uma fonte valiosa para avaliarmos que caminho seguir com o Quindim, não só pelo post mas por todos que vem aqui deixar seus testemunhos. No meu caso tivemos um resultado muito positivo, por isso não percam a esperança!

Rosani Abou Adal disse...

Boa tarde, Dr. Daniel.
Tenho um vira-cocker que tem aproximadamente uns 12 anos. Quando o adotei ele já era adulto há 10 anos. Ele está com a uréia alta, mas a creatinina está normal. Também está com baixa imunidade. Fez tratamento com soro e B12 durante uma semana e taxa de uréia que estava 196 baixou para 104. Depois da segunda semana de soro a taxa aumentou para 116. Isto é normal? Ele está com dieta comendo frango, arroz e cenoura. Não sei se aumentou porque comeu um pouco de ração. Gostaria da sua opinião.
Obrigada.
Rosani Abou Adal

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 562   Recentes› Mais recentes»