quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Insuficiência Renal – cães e gatos

A Insuficiência Renal (IR) é uma doença muito grave que acomete, com muita freqüência, os cães e gatos com idade mais avançada, na maioria dos casos. Junto com o Câncer, estatisticamente está como uma das maiores causas de morte entre esses animais e o próprio ser humano, mas não quero que fiquem assustados, vou escrever um pouco sobre o assunto, e assim vocês poderão entender melhor.

IR é a perda da função da maior parte das células que compõe um rim, e que são chamadas de néfrons. Ela pode ser primária, quando essas células vão se degenerando com o passar do tempo, ou secundária a algum agente agressor como bactérias específicas, imuno-complexos (ligação antígeno-anticorpo) formados em determinadas infecções no organismo etc.; doenças congênitas podem ocorrer raramente, onde o animal já nasce com perda parcial ou total da função renal. E, além disso, ela pode ser aguda (de forma repentina) ou crônica, que vai se manifestando aos poucos, e é o que acontece com os animais idosos – todas as células do corpo vão degenerando com o tempo, e muitas vezes o órgão perde a sua função.

As doenças mais comuns que causam IR aguda são a Piometra (infecção uterina), Leptospirose (transmitida pela urina dos ratos) e Cálculos Renais, dentre outras. Algumas medicações em longo prazo podem também lesar os rins.

Os sintomas mais comuns são sinais de intoxicação como vômito, diarréia, mau hálito e andar cambaleante, pois os rins eliminam do nosso organismo todas as substâncias tóxicas que devem ser excretadas. Na IR aguda, o animal pára de urinar, e já na IR crônica, o mesmo ingere muita água e urina bastante, consequentemente, pois o próprio organismo tenta compensar a função dos rins fazendo com que o animal beba grande quantidade de água.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue como Função Renal e Hemograma associados com Ultrassonografia abdominal ou Tomografia, que é bem incomum na Medicina Veterinária por causa do custo.

Com o tratamento instituído, não existe cura, mas sim controle. Normalmente se baseia na Fluidoterapia associada com algumas medicações necessárias em cada caso; a Hemodiálise, que é utilizada para controle de pacientes humanos crônicos, é pouco usada em animais também por causa do custo das seções, mas já existem no Brasil clínicas veterinárias especializadas nesse tratamento. O resultado positivo consiste em fazer com que os rins voltem a ‘trabalhar’ normalmente, para que possamos controlar sua função com alimentação específica.

Muitos animais conseguem manter a doença controlada por anos, mesmo apresentando algumas crises no decorrer – gatos convivem melhor que os cães com a IR. Mas infelizmente muitos organismos desses animais não conseguem reverter o quadro, levando os mesmos a óbito.

562 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 562 de 562
mali disse...

Restou apenas uma dúvida: será q se a minha cocker tivesse iniciado o tratamento com ketosteril ela teria melhorado? Estado com creatinina 8,3 e uréia 512. O ketosteril serve para o animal em crise ou qdo ele consegue sair dessa crise? Um mês antes havia sido feito um hemograma a taxa de proteína estava um pouco acima do normal. Com isso já se poderia diagnosticar IR?

Unknown disse...

ola doutor tenho um cachorro com 5 anos ele fez varios exames e todos forão o mesmo resultados problema renal o veterinario ira fazer o uso de um medicamento chamado ketosteril estou muito preocupada..o meu animal se alimenta muito pouco não sei o que fazer me ajude..meu email e elisangeladaiwes@gmail.com

Helcio disse...

Olá Dr. Daniel... parabéns pelo seu trabalho.
Temos um gato persa com 4 anos, lindo, mas muito magro com 2,5 kilos. Ele está com IRC. Ficou internado 3 dias fazendo fluidoterapia + medicaçao, também estava com fecalomas. Sua uréia estava em 312,7 e sua creatinina em 4,19. Depois que ele voltou para casa continuamos com a fluidoterapia com nosso veterinário (250ml/dia intravenoso) por mais 4 dias e medicacao (ranitidina + lactulona + antibiótico + vitamina do complexo B). Além de tudo isso, coitadinho, descobrimos que está com anemia grave por causa da IRC. No último exame a uréia baixou um pouco para 204, mas a creatinina subiu para 4,39. O quae vc aacha do quadro dele? O remédio KETOSTERIL poderia ajudar? Obrigado,
Hélcio&Vera.

Daniel Lima disse...

Oi Thati, agradeço o comentário e a participação no meu blog.
Tenho certeza que vai ajudar muito os meus leitores.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Rosani, é normal sim em um cão em tratamento; outra coisa, provavelmente a uréia não chegará ao normal, mas o importante é que ele saia da crise e controle bem depois.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Mali, eu uso o ketosteril para controle e não em crise. Ok?
E somente a proteína sanguínea aumentada não diagnostica nada.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Elisangela, se foi diagnosticado IR, siga as orientações do seu veterinário e faça o tratamento que ele recomenda para tentar tirá-lo da crise. Muitas vezes demora um pouco, mas ele é novo, o que ajuda um pouco.
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Hélcio, infelizmente esse quadro é comum nos gatos desta raça.
Eu recomendo continuar com os soros + medicações até ele sair da crise.
O ketosteril é mais indicado para controle junto com alimentação específica.
Infelizmente essas crises costumam voltar mais rápido nos Persas, mas só o tempo vai nos mostrar.
Boa sorte e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

RJ2 disse...

Olá Doutor, tenho um York de 6 anos que possui cardiopatia(coração aumentado); toma pressotec e lazix. Recentemente fez um exame de sangue e acusou uréia 187mg/dl e creatinina 1,95mg/dl.O veterinário indicou a ração renal, e caso, em 30 dias não reduzir as taxas,indicou ketosteril;fui informado que esse remédio é muito forte, e o cão já se encontra em fase crítica. Gostaria de saber se há uma outra orientação que favoreça seu tempo de vida, caso não diminua as taxas, e se realmente esse remédio propicia o cão para uma vida curta.
Grato, um abraço.

cervejeiro tabajara disse...

Boa noite Dr.
Estava procurando alguma coisa que me desse uma informacao mais segura, pois os vet daqui USA em sua maioria sao muito frios !!!!
Tenho um York (brasileiro), que apresentou inicialmente os sintomas da Flu. Como e muito frio, quando eu levava-o para urinar do lado de fora ele ficava espirrando como gente grande. Como bom brasileiro que adora medicar, dei-lhe uma aspirina de 800mg.
Acredito que tenha sido isto o problema, pois comecou a vomitar, e perder a fome. Levei-o ao vet e o mesmo me indicou soro, clavamox 125 mg, doxyxycline 100 mg, alternagel 320 mg. farmotidine 10 mg.Informando que o mesmo estava com IR. Puxa 4 anos de vida !!!
Porem nao falou nadinha sobre a dieta. Gracas a Deus, ele parou de vomitar ja fazem 2 dias, mas gostaria de saber de sua pessoa se este remdio que estao falando Ketosteril poderia tambem ajudar (la vai eu com a mania de medicar !!!)
Tambem esta urinando muito e tomando muita agua.
cordialmente, joao Eduardo

Daniel Lima disse...

Oi RJ2, a ração terapêutica é fundamental e este medicamento tb ajuda muito no controle e não diminui a vida do animal, muito pelo contrário, tenta ajudar.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi João Eduardo, isso td pode ter sido causado pela Aspirina, portanto recomendaria terminar o tratamento e repetir os exames, que podem estar normais.
O Ketosteril é usado no controle de IR, mas não me parece ainda o caso dele.
É importante um acompanhamento médico. Ok?
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Leny disse...

Ola Dr. sou Leny moro em dublin na irlanda tenho uma shit tsu de 1 e meio ela esta internada deste do dia 15 dez. ela nao come e nem bebe mas comecou fazendo fomitos levei ao vetrinario deram uma injecao e voltei para casa so que os vomitos continuaram entao levai ao outro medico ai ja a internaram fizeram transfuzao de sangue e no sabado me diseram que os rins dela estao parados e completamente infectado e ja nao mas nada a fazer hoje vou traze la pra casa pedir os medicamento pra dor e fazer uma alimentacao para que ela possa fortalecer um pouco de dar a ale todo o meu amor pois espero que amor que sentimos uma pela outra pode ajuda la a recuperar me digo pole amor de deus se ha algo que possa fazer nos duas estavamos indo pro brasil justo no dia que ela foi internada cancelei a viagem e estou aguardando a recuperacao de vi que em SP tem clinica que fazem emodialise a caes gostaria de saber se neste caso ainda a chance pois aqui dizeram que hoje eu posso fazer ok achar melhor trazer pra casa ou nao pois ela so esta com soro e remedio pra dor por favor me ajude

joao disse...

Olá doutor, tenho uma poodle de 16 anos e recentemente descobri que ela está com insuficiência renal crônica, e a veterinária recomendou um comprimido chamado ketosteril , e mais nada, mas de uns dias para cá ela tem emagrecido muito, está com diarréia, e não quer comer a ração recomendada pela veterinária(RENAL CANINE ROYAL CANIN), então para ela não ficar com fome estou dando arroz e frango cozidos sem tempero. Estou fazendo a coisa certa? O que mais posso fazer? Existe algum tratamento a mais que posso fazer? Conto com a sua colaboração , obrigado!

eduarda disse...

Olá doutor,
Tenho um Schnauzer médio,
Ele está vomitando o tempo todo, uma gosma amarela e está com diarréia.
Não está comendo nada e dificilmente toma água.
Gostaria de saber se isso é por causa do calor ou se está com algum tipo de problema.Obrigada

JULIANA C. disse...

JULIANA C.
Olá doutor, tenho um pit bull de 10 anos e semana passada recebebos o diagnóstico de insuficiência renal crônica, ele passou alguns dias bem, se alimentando com a ração renal, arroz e atum, e também mamão (que ele gosta muito), mas desde ontem ele não está muito bem, apresenta vômito e está bem apático, logo após a consulta ele fez uma transfusão sanguínea pois seu hematócrito era 12, a veterinária indicou fluidoterapia 500ml de 3 em 3 horas, mas não minha cidade (pequena), não há clínicas que fazem internamentos, e eu venho fazebdo isto em casa, sou farmacêutica e consigo puncionar o vaso, mas estou muito preocupada a creatinina estava 6,5 e ele parece não ter melhorado, o que faço doutor?

Unknown disse...

Olá Dr., trago aqui toda a minha dor. Sou instrumentadora cirúrgica e preciso de um esclarecimento que não consigo entender. Tivemos uma gata que chegou até nós há 4 meses, achada na esquina, muito pequena.Passado um tempo, ainda achamos que era muito filhote, pois não houve muito crescimento, e ao levarmos para uma veterinária para vacinação e possível castração futura, ela nos disse, para nosso espanto que ela já tinha 8 a 10 meses. Vacinamos, e marcamos a castração. Super sadia, brincalhona,um amor que não era nosso,nem parecia que era uma felina,ficava atrás de nós o tempo todo,dormia no colo,brincava de pegar bolinha de papel,pesava 2Kg apenas,mas seu tamanho era proporcional ao seu peso,não era magra,muito pelo contrário,sadia até demais,comia ração e bebia leite,água.Quase não miava, e não fazia aquele ronronar de gato,somente muito pouco após alimentação.Quando foi fazer a castração,ficamos com medo por ser muito pequena e pouco peso.Fez a cirurgia na parte da manhã, mas a veterinária não ligava para irmos buscá-la.Fomos para a clínica no início da noite e ela ainda estava dormindo com efeito da anestesia,pedimos para levá-la que cuidaria dela até acordar,qualquer intercorrência ligaria.A veterinária nos disse que aplicou 3 doses de anestésico intravenoso até o término da cirurgia.Achei estranho,pois não demora tanto tempo para o retorno. No dia seguinte ela ainda não retornava.Demorou quase dois dias para obtermos uma resposta de má coordenação,pupila dilatada,alimentação por seringa e líquida para não ter hipoglicemia,após 3 dias a veterinária colocou um soro com vitamina e lasix,pois ela não urinava,e andava muito mal coordenada.Nada de urinar.Teve 2 sessões de soro subcutâneo com vitamina e lasix, e nada de urinar.Fez um ultrassom e constatou cálculos renais que impediam a passagem,porém em nível de ureter,já com expansão dos dois rins em volume muito superior.Ela disse que não tinha mais chance de sobrevivência,mas uma última tentativa de tentar remover os cálculos cirurgicamente.Sem resultado veio a falecer,porém ela teve a pleura pulmonar comprometida,líquido retido no subcutâneo,creio que até pela má absorção dos soros. E a bexiga sem urina.O que me impressiona é a causa mortis. Pois ela nunca apresentou qualquer sintomas de problemas renais,bebia líquido normalmente,urinava normamente,não apresentou perda de peso,aliás até o dia cirurgia estava em ótimas condições.Não sou médica,mas o que me faz crer é que ela teve uma dosagem maior de anestésico, do que suportaria o rim para metabolização,por isso acabou desencadeando uma s[erie de problemas, como o não retorno da anestesia, perda da coordenação motora,dilatação de pupila,e ela até poderia já ter cálculos renais ainda assintomáticos,mas já que o rim teve que trabalhar em excesso desencadeou a movimentação desses cálculos rapidamente bloqueando a passagem no ureter. O que acha? Me dê uma luz,pois estou precisando para entender o que poderia ter acontecido.Chegaram até a falar que ela estava com doença de PIF,mas ela não tinha qualquer sintomas,e mesmo que tivesse um vírus encubado,creio que não seria assim tão rápido o estrago,em 3 dias após cirurgia ela faleceu,mas ela tinha já toda sensibilidade de sistema nervoso.
Obrigada
Graziela

Daniel Lima disse...

Oi Leny, não sei como ela está agora, porém é uma situação bem delicada. Eu não recomendo tirar os animais da clínica até eles sairem da crise. E não sou a favor de hemodiálise, pois tenho resultados ruins.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi João, qto à alimentação ok, porém deve conversar com a veterinária sobre fluidoterapia, pois ela deve estar em crise.
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Eduarda, por causa do calor não é; procure um veterinário para examiná-lo.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Juliana, é delicado, mas com certeza ele está em crise e precisa sair. Fluidoterapia em excesso pode causar edema pulmonar, por isso a importância de um veterinário acompanhar o caso.
Se não tem outro jeito, faça subcutâneo e não intra-venoso, pois é perigoso em casa.
Só a fluidoterapia pode tentar tirá-lo da crise.
Converse com o veterinário que orientou sobre protetores de estômago e fígado.
Ok?
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Graziela, sinto muito por ela.
Qto à dose de anestesia, não posso opinar, porém já vi outros gatos aparentemente sadios não retornarem da anestesia - normalmente são lesões hepáticas ou renais assintomáticas.
Todo anestésico é metabolizado no fígado e eliminado pelso rins e mesmo em dose normal podem sobrecarregar o órgão fazendo com que ele entre em crise, qdo já apresenta uma lesão anterior, como cálculos renais, por ex., onde não haviam sintomas.
Acho que vcs fizeram tudo que podiam, mas nessas horas a resposta é quase impossível.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá, meu cachorrinho pinsher já tem 10 anos e há 15 dias vem apresentando vomitos consecutivos (ou seja ) vomita tudo o que come ou bebe. ele já está em tratamento desde o 2º dia de vômitos. Toma soro na veia com antibióticos e alimentação parenteral. Porém, somente no máximo uma refeição por dia é o q o organismo dele tem segurado. No primeiro exame deu TGP alterado e eu não estava conseguindo fazer o organismo dele segurar a silimarina. Uma semana depois o TGP aumentou mais, e a taxa de creatinina está alterada tb! Entramos com alimentação parenteral e soroterapia c/ medicação p os rins. ele tb está conseguindo tomar a silimarina sem vomitar, além d estar usando o sucrafilm e o omeprazol, sem contar os antibióticos no soro q continuam. O mais impressionante de td, é q meu cachorro está alegre, quer comer e não consegue! Ele brinca, pula, corre... Só fica muito estressado qdo vai ao vet diariamente! Ele está sofrendo muito? O q devo fazer? Obrigada!

Legally Pri disse...

Olá Dr Daniel, minha cachorrinha Lilica, da raça pincher de 14 anos, fez uma cirurgia há quase um mês p/retirar 5 nodulos da mama. A cirurgia foi um sucesso e ela estava se recuperando super bem. Mas, semana passada, infelizmente, eu notei ela muito quieta, vomitando e c/um mau halito na boa mto forte. Imediatamente a levei ao vet q fez um exame de sangue e constatou induficiencia renal, a creatinina estava a 7,5 e ele me disse q o unico tratamento valido seria a hemodialise q não existe em minha cidade. Ela fez 4 sessoes diarias de soro c/medicação mas não obteve nenhuma melhora. Ela não come nd e o vet falou na hipotese de eutanasia. Estou mto triste e gostaria de sber se existe algum outro tratamento q ela possa fzer p/melhorar. Desde já agradeço.
Priscila

Alessandro disse...

Olá, tenho um poodle de 12 anos, ele sofre de sobro no coração, é medicado diariamente e devido a certo remédio, está com a creatinina um pouco alta.
Sua alimentação sempre foi à base de carne moída, ele não come ração. Por isso, quero saber quais os tipos de alimentos a partir de agora ele pode comer ?

Grato !

Unknown disse...

Boa tarde doutor. Tenho uma labradora que há 5 dias mais ou menos iniciou um quadro de prostração, hiporexia, letargia. Parou de se alimentar( nao come nada!). Levada ao veterináio, fez um hemograma q mostrou 9,8 de hemoglobina , 700 leucócitos, creatinina de 6 e ureia de 100. Foi iniciado soroterapia e antibióticos. Porém sem melhora...Me parece um caso de insuf renal aguda( sou médico). Sou leigo quanto a animais, mais a veterinário infudiu em media 500 a 1000 ml ao dia...Em humanos, em um caso de insuf renal aguda pré-renal isso seria extremamente pouco. E como monitorar a diurese? pode- se passar uma sonda urinária?
obrigado

Daniel Lima disse...

Em relação ao Pinscher, ele não parece estar sofrendo, o correto é continuar com as medicações até acabar o tratamento e, se não tiver melhora, investigar mais um pouco.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Priscila, não sei como ela está agora, mas a soroterapia + medicações suporte é a única saída; eu não sou a favor de hemodiálise para cães e gatos, pois já tive resultados ruins.
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Alessandro, a proteína de peixe é boa para pacientes renais, portanto recomendo pescada branca cozida ou salmão com arroz integral e chuchu (td sem sal e bem papinha). Converse com seu veterinário.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Dr. Thiago, realmente parece um quadro de IRA, mas o que preocupa é que nesses quadros deveria ter uma causa primária (qtos anos ela tem?), como por ex, uma leptospirose ou uma piometra; na idade avançada é comum um quadro de IRC. Mas o tratamento da IR a princípio é o mesmo e com fluidoterapia - a quantidade de soro é essa mesmo para obtermos uma resposta; cães e gatos entram em edema pulmonar muito fácil.
A sondagem pode ser feita sim, mas normalmente os cães urinam sozinhos sem problemas e acabamos não controlando direito a quantidade de urina, pois com animais isso td fica um pouco mais difícil do que com ser humano, eu acredito.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Marcia disse...

Doutor Daniel,

Tenho uma poodle toy de 4 anos. Esta semana tive que fazer uma viagem urgente por razao de doenca na familia. Deixei agua e comida em abundancia para ela, achando que regressava em dois dias. Como tive que ficar mais dois dias fora pedi que uma amiga pegasse a poodle em casa. Quando peguei a cachorra ela estava triste, com dor no abdomen. Levei a veterinario, que fez exame de sangue. O hemograma foi normal mas ureia e creatinina estavam muito aumentadas. Respectivamente 322 e 7. Essa crise renal pode ser passageira? Apenas excesso de alimentacao faria isso? Ela agora esta e terapia com fluidos. Sera que ela sempre tera problema renal ou podera se recuperar.

Marcia

Daniel Lima disse...

Oi Marcia, provavelmente seja passageira, pois doença renal crônica não tem esses sintomas, mas eu nunca vi isso acontecer com excesso de alimentação e sim problemas gastro-intestinais.
Vamos aguardar o fim do tratamento e ver como ela se comporta.
Mande notícias.
Daniel Lima

thania disse...

Olá doutor, estou muito assustada já faz um mês q meu cachorro um pit bull de 6 anos nao se alimenta.
Já levei ele a 3 veterinarios e foi detectado hepatite, fizemos todo o tratamento e o sulfafto alcalina abaixou so q foi detectado um problema a ureia dele estava muito alta e a creatina baixa, ele passou a vomitar amarelo as fezes dele q estava muito mole voltou ao normal estou fazendo soroterapia e continuo dando o antibiotico e o remedio de hepatite.
faz 2 dias q ele nao vomita so q hoje ele estava com 40° de febre e muito ofegante muito mesmo e gemendo de dor. Dei a ele 17 gotas de dipirona mas nao baixou a febre e acho q nao passou a dor.
Será q ele tem IR me ajude por favor .

thania disse...

doutor por q ele fica tao ofegante?
cono faço para melhorar a dor e a respiração? me ajude

thania disse...

Olá doutor:
tenho pit bull de 6 anos e a 1 mês ele vem com o seguintes sintomas começou com:
sangue nas fezes
falta de apetite
muita sede
abdomem inchado
diarreia
Logo levamos ele ao veterinario onde aplicou um diarreico. Assim ele voltou a se alimentar ,porem so por 1 dia, passando 7 dias seguintes ele no mesmo estagio levamos ele a outro veterinario, que aplicou metronidazol soroterapia e antibiotico, onde tambem colheu o sangue para exames renal , hepatico e hemograma completo, tendo uma leve melhora no dia seguinte. voltamos para pegar o o resultado do exame q foi constatado hepatite com fosfatase alcalina muito alta e ureia alta, levamos ele pra casa e colocamos ele no soro glicosado e dando ursacol, novamente levamos ele no veterinario onde foi feito novo hemogarama e constatado q a fosfatase alcalina voltou ao normal e a ureia tinha almentado muito, asim ele passou flotril 10%.
ja se passou 10 dias q iniciamos esse antibiotico e ele melhorou a urina, as fezes voltou ao normal e parou de vomitar logo q o vomito apareceu a 10 dias. hoje os sintomas são:
febre 40°
gemendo de dor
repiraçao muito ofegante.
por favor me ajude a creatina dele estar normal.

Daniel Lima disse...

Oi Thania, o quadro é bem delicado, não consigo ajudar sem estar acompanhando o caso.
Recomendaria conversar com seu veterinário sobre outros exames para investigar, como por ex., ultrassom abdominal.
Boa sorte com ele.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi,doutor sou a Ana ,tenho um bulldog campeiro de um ano no dia 17/12/10 ele começou a urinar aos pingos e fazer quadro febril,levei a médica dele que deu varios antibióticos até humanos.Continuou urinando as pingos comemtei com ela e tbm com outros veterinários se não seria calculo,todos me disseram a mesma coisa ele é muito novo para ter calculo.Dia 14/01/11 depois de tomar azicox 2parou de urinar totalmente,tendo que tirar a urina com um aparelho pq não entrou nenhum tipo de sonda,tambem teve vomitos.A medica disse q ele estava com csito ósseo peniano,tendo q fazer cirurgia no dia seguinte,foi internado na clinica de outra medica q fez a cirurgia e disse q era um calculo q estava no osso do penis.Ainda esta internado,vai mudar todoa a alimentação ela disse.Seár q vai ter q tomar medicamentos tbm afianl o que causou esse problema?sera q é uma IRC?Por favor se possivel me esclareça um pouco estou cheia de duvidas.

Daniel Lima disse...

Oi Ana, IR não provoca cálculos urinários, estes são uma predisposição do próprio animal, acontecendo tb em cães novos.
A alimentação tem que ser mudada para prevenção de recidivas.
Mande notícias.
Daniel Lima

Nelson disse...

Boa noite Dr. eu tenho um gatinho vira lata de seis meses, eu o alimento com a ração goldem premium para filhotes, hj notei que ele estava tendo problemas para urinar, quando o peguei no colo para olhar percebi que havia coagulos saindo do canal da uretra, o que pode ser?

Ane disse...

Olá Dr....
Me chamo Ane e tenho uma poodle de 1 ano que apresenta a doença do carrapato a exatos 6 dias(desde o dia 28/01/11).Ontem ela ficou internada tomando soro com medicamento e fez exames, ela estava com muita febre, a mesma foi cortada e veterinária recomendou o tratamento em ksa com Doxy suspensão 2ml(mas não achei então estou dando comprimido de 50mg) e Metacell 0,4 ml ambos de 12/12 horas, porém quando cheguei em ksa com ela começei a notar que a barriga dela está inchando bastante e como li muito a respeito da doença, fiquei bastante assustada e gostaria como devo proceder, se devo voltar ao hostipal??? Lembrando também que peço muito que me oriente já que não tenho muito condições financeiras de arcar com um tratamento tão caro, mas ao mesmo tempo amo muito minha cachorrinha e não quero que ela morra....Fora isso tenho mais um cachorro misturado Boxer com Labrador de 6 meses e gostaria de saber os cuidados que tenho que ter com mesmo para que ele não venha a pegar a mesma doença.
Dr. minha cachorra esta se alimantando bem, bebe bastante agua,não tem mais febre,tá até que irinando bem(apesar que tô achando pouco pela quantidade de soro tomada e de agua que ela bebe)começei a medicação hj mas a veterinanria já estava medicando no hospital

ME AJUDA POR FAVOR NÃO QUERO PERDER MINHA FILHAAAAAAA...

Desde já agradeçoa a atenção e aguardo resposta

exames:
Uréia: 0
creatina: 0
Fpsfatase Alcalina: 162
ALT : 71
GGT / Albumina / Glocose / Amilase / Lipase e Colesterol tudo com resultado: 0

Plaquetas : 120000

Daniel Lima disse...

Oi Nelson, pode ser uma infecção urinária com ou sem cálculos, por ex.
Leve-o para consulta e medicações.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Ane, acho que deve retornar com ela sim, pois não é muito comum 'inchar' o abdomen, mas o tratamento tem que ser continuado até o final para ela ficar bem, pois essa doença é grave, se não tratada a tempo.
A prevenção dessa doença é o controle de carrapatos com produtos específicos, tanto nos cães como no ambiente - peça orientação ao seu veterinário.
Boa sorte por aí.
Abs,
Daniel Lima

Leticia disse...

Boa tarde doutor, tenho um poodle médio de 14 anos com insuficiência renal de acordo com exames recentes 2,1 creatinina e 181 ureia. No momento ele está muito disposto, come, bebe muito bem, toma 1/4 de lasix 1x/dia. Foi indicado diminuir o consumo de proteína, fazendo uma dieta, dando preferencia a frangos, peixe e ração renal ... esse seria o procedimento correto? No momento nâo é apropriado soro subcutaneo?

Desde logo agradeço.

Daniel Lima disse...

Oi Leticia, cada médico tem uma opinião e não existe a hora certa para soro, depende do estado do animal.
Acho que se ele está bem, essas condutas prescritas evitarão com que ele entre em crise. Siga em frente. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Dina Nardes disse...

Dr.
Tenho uma poodle de 14 anos e 8 meses que está com IR. Moramos numa cidade do interior sem muitos recursos médico veterinários,(utrasom, etc) mas eu a tenho levado à Vert constamentemente. Ela está tomando a seguinte medicação: furosemida, xantinon, amoxilina, mercepton e potenay gold B12. Hoje ela está muito fraca, não quis comer nada, nem mesmo frango que ela gosta tanto. Tem exatemente 24h sem comer. Hoje também ela bebeu menos águs e fez menos xixi. Por favor Dr. dentro da realidade da nosso cidade, diga-me se estamos fazendo todo o possível.

Daniel Lima disse...

Oi Dina, estão fazendo o correto sim, mas acho que nessa crise vcs poderiam conversar com o veterinário sobre soroterapia. Ok?
Vamos nos falando e boa sorte!
Abs,
Daniel Lima

Anele disse...

Bom dia Dr.
Meu shih tzu de 11 meses esta urinando sangue a cerca de 3 dias.No começo a urina sai normal e no final sai um pouco de sangue.Levei ele no veterinario a dois dias e os exames dele estavam assim:
Ureia 83.2
creatina 0.778
alp 46.9
gpt 15.9
tbm fez um hemograma q esta com os niveis normais exeto o LYM 31-6 q a veterinaria disse q pode aumentar devido ao estress da consulta esta correto?
A veterinaria disse q ele esta provavelmente com calculos na bexiga e fez uma coleta de urina,porem nao detectou os calculos no exame pq a quantidade era muito pequena.Ela receitou um antibiotico e uma inveção para reforçar as paredes da bexiga.Alem disso ele deve comer a ração urinary por 15 dias e refazer os exames após esse periodo.
Ele esta se alimentando bem,fazendo as necessidades normalmente tbm..brincando normal...
A minha duvida é se calculos na bexiga podem alterar os niveis de ureia? E se os rins dele estao muito comprometidos com esse nivel?A creatina esta em um nivel bom ou esta no limite?Outra coisa...ja se passaram dois dias desde que ele tomou os medicamentos mais ainda esta urinando sangue,isso é normal?demora muito para melhorar?
Obrigada.aguardo resposta!

taina disse...

Olá doutor, preciso muito de ajuda, tenho um shitzu de 09 meses, que nasceu com problema renal cronico, começei a fazer um tratamento com a ração renal da royal canin,ele tinha melhorado, no entanto, agora parece que deu uma piorada, o que posso fazer para que ele volte a melhorar novamente?
OBS: ele ainda está comendo, não está vomitando e não tem dor.
Por favor me responda.
e-mail: tainabarrettos@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Anele, cálculos podem alterar a uréia sim, pois podem fazer com que o animal tenha retenção de urina na dificuldade de urinar. A creatinina está ok e os rins não devem estar comprometidos; a uréia não está mto alta.
Realmente leva alguns dias para sumirem os sintomas. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Taina, infelizmente não posso ajudá-la sem estar acompanhando o caso do cão, pois cada animal reage de uma forma.
Procure um veterinário de confiança ou indicado e mantenha o controle para deixá-lo bem.
Daniel Lima

Anônimo disse...

dr daniel minha cadela tem 13 anos e esta com cálculos renais. estou tratando ela num veterinário próximo a minha casa e ela está medicada com primociclin e novalgina em caso de febre. o que posso fazer para melhorar sua qualidade de vida ela não tem apetite quase não bebe água esta urinando pouco e sente muitos tremores.

Daniel Lima disse...

Oi Cassio, fica difícil eu lhe dizer isso à distância, sem estar acompanhando o caso.
A princípio manteria a medicação prescrita e seguiria a orientação do seu veterinário.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Karine disse...

Olá Dr. Meu nome é Karine e tenho uma Golden de apenas 6 1/2 anos, a recentemente apareceu um problema renal nela, seguido de Linfomas.. Estou desesperada, não sei mesmo o que fazer uma vez que a Quimio prejudica o já prejudicado rim. O que o Dr. orientaria que eu fizesse nesse caso?
Um abç
Karine

Daniel Lima disse...

Oi Karine, realmente é uma situação delicada e que ficamos com muita dúvida de como proceder. Como está a situação renal dela e a situação do linfoma? Como ela está no seu estado geral?
Daniel Lima

Sonia disse...

Olá Doutor,
tenho um shitzu de 6 anos e meio
que apresenta um quadro de IRC desde 1ano de idade. Ficou tranquilo com uso de Ração Renal até o ínicio deste ano quando agudou. Foi internado para fuidoterapia e depois fez alguns dias de fluido estado em casa. Não aceitou mais a ração e estou dando dieta natural. Arroz integral+(peixe, frango ou carne), pão, ovo e carbonato de calcio. faz uso de ketosteril e Lotesin.
Está bem controlado, mas tenho tentado me informar sobre quantidade a ser consumida desta dieta e por mais que pesquise não encontro resposta. Meu cachorro pesa entre 9 e 10k.Pode me orientar ou me informar um caminho
para encontrar resposta para minha dúvida?
Grata e parabéns pelo seu trabalho!
Sonia

maysa disse...

BOA NOITE DOUTOR, TD BEM??preciso de um socorro seu:tenho uma golden com idade de 7 anos. ela esta bebendo muito agua, urinando muito,foi feito exame de sg devido a suspeita de IR, mas no exame a unica coisa que acusou foi TGP que esta altissima, por volta de 400. foi passado uns medicamentos de alto custo para tratamento. gostaria de saber o que realmente poderia esta acontecendo, pois sei que o senhor nao esta vendo o exame feito, mas no exame deu os seguintes valores ureia 28 / TGP 409 / creatinina 0,7. o que pode esta acontecendo com ela??ela esta muada e parece que esta sentindo dor. vc pode me ajudar???muito obrigada por sua atençao!!!um abraço!!

Daniel Lima disse...

Oi Sonia, não costumo fazer contas, acabo recomendando a quantidade com base na minha experiência prática.
Para ter certeza, uma saída seria procurar um veterinário especializado em nutrição que formule dietas para cães renais.
Vamos nos falando - se quiser alguma indicação posso tentar me informar.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Maysa, não posso ajudar muito à distância, porém recomendaria fazer um ultrassom abdominal, suspeitando de alguma infecção, lesão em fígado ou formação no mesmo; exame de glicemia tb é recomendável.
Converse com seu veterinário sobre td isso.
Ela é castrada?
Vamos nos falando.
Daniel Lima

Sonia disse...

Boa tarde,
No post anterior falei a respeito
da dieta de meu cão com IRC.Vc vai daexperiencia, então concordo fica dificil. Pode me infrmar em BH alguem que mexa com nutrição?
Umgrande abraço.

Daniel Lima disse...

Oi Sonia, não conheço nenhum veterinário que atenda nutrição em BH, mas vou procurar me informar e se souber de algum lhe falo. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Pedro disse...

Boas!
Tenho um gato Persa de 14 anos e que pesa 2.4kg. Ele sofre de IR e tem uma miopatia no coração (não recordo o nome) que lhe diminuiu a quantidade de sangue bombeado para o rim. Ele tem estado a fazer fluidoterapia intravenosa uma vez por semana no veterinário local e todos os dias 100ml de soro subcutaneo. ele tem andado com os valores de creatinina para cima e para baixo e hoje registou 5.06 mg/dl e 83 mg/dl de ureia no sangue. a creatinina aumentou mas a ureia diminui. fez uma eco aos rins e não tem nenhum quisto mas o veterinario achou que se podia fazer uma biopsia ao rim. O que acha que poderá ser? ele come bem e bebe água e urina de acordo com a sua doença. o veterinário achou que a condição dele se estava a deteriorar depressa demais para ser só devido ao coraçao. ele toma atenolol e consequin para um problema de atroses. Qual o seu prognostico? o Doutor acha que é de esperar melhorias ou pelo contrário?
desde já obrigado
Cumprimentos

Anônimo disse...

Olá Dr!
Tenho uma Shih Tzu de 3 anos que apresentou dores fortes na região dos rins e não queria levantar pra nada, levei ao veterinário que diagnosticou calculo renal.Iniciou o tratamento com Trissulfin, em quatro dias nada mudou, então ela iniciou com Shotapen, ela começou a bambear as pernas traseiras e no segundo dia com Shotopen ela travou de vez suas patas, ja fazem 8 dias desde o inicio do tratamento ja não esta mais sento medicada e o seu quadro é o mesmo. O que pode me dizer Dr?
e'mail:anapaula.m10@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Pedro, acho que a IR dele não é somente pelo coração, mas tb pela degeneração do órgão pela idade. Unindo duas causas, claro que é pior e o prognóstico fica pior, mas normalmente os gatos vão melhor no controle da IR.
O mais importante é como ele está clinicamente. Se alimenta bem? Anda bastante, brinca? Fezes e urina?
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Ana Paula, acho que vc poderia pensar em problemas na coluna (que tb causam esses sintomas) e investigar mais. Recomendo procurar outra opinião e contar td que me relatou. Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Marianna disse...

Olá Dr., minha Lilica é uma poodle de 14 p/ 15 anos, que está há 5 dias sem comer... quando bebe água ela vomita, só dorme, emagreceu muito de uns dias para cá. Levamos no veterinário e ele falou que provavelmente é IR, fizemos exames e estamos esperando o resultado do laboratório para confirmar o disgnóstico. Enquanto esperamos, ela está tomando soro com vitaminas, glicose...
O problema é que ela está muito fraquinha, talvez até por causa da idade avançada e por isso ela não consegue reagir muito bem ao soro. O Veterinário falou que se o resultado do lab. der grau 1 é tratável e grau 2 também, mas que se der grau 3 teremos que sacrificá-la.
Gostaria de uma outra opinião, estou rezando muito para que não seja essa minha única alternativa. Eu e minha família a amamos com todo o nosso coração e gostaríamos muito que ela tivesse ainda algum tempo conosco.
Por favor, ajude-me...
Obrigada!!!

Tatiana Jiménez disse...

oi minha cadela sem raça definida e de grande porte vai completar 12 anos e a 2 anos é diabética e se alimeta de ração propria e toma insulina 2 x ao dia. Em Novembro ela teve piometra, seguida de infecção urinaria. Diagnosticada a piometra, foi feita a castração no dia seguinte. Até pq com o cio, sua glicose subia e nem com insulina descia, deixando-a mal por 2 meses após. Com a castração ela melhorou e após o tratamento da infecção urinaria (com medicação e ração urinary) ela melhorou e seu exame de urina estava bom. Ela fica com o nivel de glcose ótimo, controlado e a diabetes nunca mais foi um problema. Ela engordou um pouco, mesmo caminhando 2 x ao dia. Nessa semana porém, notei andar cambaleante, traseiras fracas sem subir escadas. ontem teve dificuldade para se agachar e fazer as necessidades. Hoje está andnado muito melhor, mais forte, mas um pouco de lado. Vomitou pela manhã mas seu apetite está ótimo. Sua glicose está boa e agora ela defecou diarreia e com um pouquinho de sangue. Miha veterinaria irá nos atender na seguda feira pois está viajando. Será problema renal?? Já que a 2 semanas, está em falta a ração royal canin para diabeticos, por troca de embalagem e não encontro em lugar algum, vai chegar amanhã em algumas lojas. Durante a ultima semana a veteriaria falou para dar a ela peito de frango com arroz itegral e legumes e verduras, tudo sem tempero. Será que a proteina do frango lhe fez mal por já ter algum rim fraco, mas sem sitomas e desencadeou uma crise? na segunda a levarei a consulta mas até lá estou morrendo de medo, eu a amo muito, como uma filha. se alguem puder me orientar até lá agradeço...

Daniel Lima disse...

Oi Marianna, infelizmente a insuf. renal é uma doença ingrata, porém eu não a classifico nesses graus, pois cada animal reage de uma forma e muitas vezes os exames não 'batem' com o quadro clínico.
Qdo eu diagnostico uma IR, independente do resultado dos exames, eu inicio o tratamento por pelo menos 5 dias, para depois decidir alguma coisa com base na resposta do animal. Ok?
Boa sorte e mande notícias; vamos nos falando.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Tatinda, não posso lhe ajudar muito, mas digo que a mudança de alimentação nesses dias dificilmente desencadearia uma crise renal, mesmo se os níveis das enzimas já estivessem altos. Ela pode estar em uma crise renal independente de qquer coisa, mas não temos como saber sem exame clínico e exames laboratoriais. Ok?
Acho ruim vc aguardar esses dias, recomendo procurar outro veterinário antes, por precaução dela não piorar demais.
Mande notícias.
Daniel Lima

Lílian Nor disse...

Oi Dr. Minha cachorra tem 13 anos. Ultimamente ela bebia muita água e estava urinando muito. Há uns dois dias ela parou de unirar e não levantava...sentia dor. Hj de manhã eu consegui levá-la para passear e finalmente ela fez xixi, mas ainda apresenta dores quando se levanta. Ela deixou de comer a ração. Só como se for comida de panela. O dono do pet onde sempre vou, me receitou Enropet 50mg se for rins. Esse medicamento é bom? Pode atacar o fígado dela? Ela tomou durante muito tempo Ketofkex.
Agradeço desde já.

Daniel Lima disse...

Oi Lílian, recomendo levá-la em um veterinário, pois donos de pet não podem medicar e prescrever medicamentos.
Não existe medicamento bom ou ruim, desde que forem usados corretamente - cada medicamento serve para uma coisa e só um veterinário pode decidir após um exame clínico etc.
Ok?
Daniel Lima

Bia disse...

Olá Dr. Tenho um gato com cerca de 4anos e já lhe foi diagnosticado insuficiencia renal crónica.Neste momento está a comer ração da Hills para IRC,acontece que tenho mais uma gata adulta e uma gata bebe com 2meses, elas também podem comer a comida para IR?

Cinthia Regina disse...

Desculpe passar esse email por aqui, mas é que estou desesperada...
Tenho um gato de 3 anos que amo mais que minha vida e por um acaso descobrimos que a creatinina dele está em 5.0.

Foi assim:
Levei meu gato à uma veterinária conhecida da familia, pq ele estava com um machucadinho na bochecha que não cicatrizava. Fiquei com medo de ser câncer pois ele é albino e perdi um gato assim...
Ela me disse que achava que era somente uma acne felina, mas o tártaro dele estava precisando limpar... Então comentei sobre ele ser castrado e ainda assim ficar exitado e chorar qdo ficava com a minha outra gatinha( ele nunca teve relações)... Então ela olhou o pipi dele e viu que ele tinha fimose. Aproveitando a anestesia fez o tártaro e a fimose que segundo ela estava tudo colado e não era somente a fimose. No dia seguinte ele não fez xixi, então teve que seda-lo e por uma sonda, daquelas que sai sozinha e não durou uma hora...
Ela administrou ketoflen injetável nesse dia... Mas ele tb fez uso do stormogil durante o tratamento.
Ela pediu pra mim dar o ketofen por 3 dias... O primeiro provavelmente não foi absorvido pois ele vomitou muito após algumas horas... inclusive comida do dia anterior.
No segundo eu dei e não cheguei dar no terceiro por pedido da veterinária.
Retornando ao consutório após 3 dias da cirurgia eu comentei que ele estava fazendo é mto xixi e bebendo bastante água... Mas que ele não queria mais saber de ração..."estranhoo"" pois ele tinha um apetite lascaaadooo... Então fez o exame de sangue e me disse que ele tinha insuficiencia renal crônica... MMaaasss, ele estava ótimo antes da cirurgia...
Não quero perde-lo de forma alguma...
Estou levando ele para dar soro subcutaneo todos dias... Amanhã ele fará mais exames... Mas, eu li que 75% dos rins qdo está assim já pararam... E que ele não viverá mto... Exite algo que eu possa fazer? Por se tiver eu farei... Por favor me responda!
Tomei a liberdade de pegar seu email e te passar essa msg pelo email tb... mas é que minha dor está mto grande e quero reverter isso a qq preço. Obrigada, Cinthia.

Daniel Lima disse...

Oi Bia, o correto é que elas não comam a ração para pacientes renais, pois ela é bem específica.
Infelizmente vc vai ter que separar as alimentações. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Cinthia, não é via de regra os rins estarem comprometidos nessa porcentagem e tb não existe regra para o prognóstico - mtos gatos respondem bem ao tratamento e controlam bem a doença, já outros não. Ok?
Qto ao tratamento, vcs estão fazendo o correto. A soroterapia é fundamental. Eu não tenho bons resultados com hemodiálise, portanto não recomendo.
Existem medicamentos que podem ajudar na baixa das enzimas e tb existem dietas específicas para paciente renal - converse com a sua veterinária sobre td isso. Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Nana disse...

DR Daniel, meu cachorrinho é um pincher de 15 anos e está com IR. Está tomando soro SC para baixar níveis de uréia e creatinina. perdeu muito pese ( de 2,7kg, para 1,7Kg, pois não come nada. Estou dando a força sopinha de nene da Nestle e água de coco. Gostarid e sabe se esta alimentação pode prejudicar a dç renal dele e se tem outra alternativa.
Obrigada

Amanda disse...

Tenho um pug de 2 anos e descobri a pouco que ele tem um problema renal.

Ele fez essa eco pq estava com hematúria há um mês atrás, já tinha ocorrido isso antes, mas sempre achei q poderia ser algum machucadinho, pq nunca durou mais de um dia, somente dessa vez. Levei ele no veterinário e ele tomou Enropet 50mg 1cp/dia por 10 dias e Ketofen 20mg 1/2cp/dia por 4 dias. Também mudou a ração pra Royal Canin Urinary(ele come a Performance da Royal). Ele fez a eco 1 ou 2 semanas depois disso. Seguiu com a orientação de manter a Urinary, alterando com a Royal Canin Mini Indoor Adult. Na eco dele deu o seguinte:

rim D e E: hipertróficos, contorno regular, relação cortico-medular alterada com cortical hiperecogênica, espessada, medular diminuída normoecogênica, limite cortico-medular preservado. sugestivo: pielonefrite bilateral.

bexiga: forma preservada, contorno regular, parede lisa, conteúdo anecogênico com quantidade moderada de sedimentos-ponto e alguns traços.

O restante está tudo ok.
Ele fez também exame de urina que acusou pH alcalino e cristais. No exame de sangue, não vi o resultado, mas o veterinário disse que não apareceu alteração da função renal.

Ainda não troquei a ração, e ontem ele voltou a apresentar hematúria. O primeiro xixi sai normal, mas quando "acaba o estoque" só sai sangue. Ele tenta fazer xixi muitas vezes, quando está assim. Até ontem estava tudo normal. E dessa vez, está fazendo cocô várias vezes também. Sou de Caxias do Sul-Rs e está horrivelmente frio aqui! Todas as vezes em q isso aconteceu, estava muito frio também.

Pesquisei e vi que Enropet e o Ketofen podem ser nefrotóxicos, então fico com medo de dar novamente. A ração já vou começar a dar hj a noite.

Meu veterinário disse que o problema dele pode ser congênito, mas não me explicou muita coisa. Sou estudante de medicina e estou passando pela cadeira de nefrologia agora, por isso fico com algumas dúvidas pq não sei se as coisas são exatamente iguais.

Somente ração pode ajudar a não piorar o quadro dele? Tem relação a piora com o frio? Sei que a urina alcalina predispõe a infecções, e se ele tiver com infecção? Posso dar o antibiótico?

Daniel Lima disse...

Oi Nana, a insuf. renal nessa idade é um pouco complicada e não tem cura, apenas controle, portanto o importante é deixá-lo bem e com qualidade de vida - não adianta pensarmos anos na frente, concorda?
O importante é manter a soroterapia, que é fundamental, principalmente nas crises.
Qto à alimentação, gosto mto da proteína de peixe (pescada branca ou salmão cozidos e sem sal) para pacientes renais, junto com arroz integral e chuchu, td bem papinha, mas o que ele não pode é ficar sem comer, portanto nessas horas vale qquer tentativa, inclusive a papinha que vai mto bem. Ok? Mas converse com seu veterinário sobre td isso, antes de tomar alguma decisão na mudança.
Mande notícias e boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Amanda, pielonefrite é uma infecção localizada no interior dos rins e precisa de tratamento - pode ter predisposição hereditária sim, mas normalmente consigo controlar bem, principalmente com alimentação específica.
Mas esse quadro renal tb pode ser secundário a uma infecção urinária crônica e não tratada corretamente. Ok?
Praticamente quase todos os antibióticos e antinflamatórios são excretados pelos rins, porém alguns lesam mais que outros e podem ser tóxicos.
Eu recomendo vc procurar outra opinião com algum veterinário recomendado por alguém de confiança para tentar iniciar um tratamento mais específico e de melhor resultado.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Patty Taguchi disse...

Dr., estou desesperada!
Tenho um maltês de quase 3 anos (apenas!) e ele tem vomitado muito (um vomito bem amarelo), bebendo muita agua, fazendo muito xixi e nao esta comendo! Ja fizemos o exame de sangue e deu varias taxas bem altas, como a uréia. A veterinaria disse que nao tem o q fazer, apenas trocou a ração.
Estou arrasada, não existe nenhum remedio, ou nada mais que eu possa fazer???

obrigada, Patricia.

Alicia disse...

Olá doutor, tenho um pinther de 3 aninhos com IR...Estamos em tratamento a 10 meses, mas de umas 2 semanas pra cá ele tem piorado muito, a Veterinaria me recomendou fazer soroterapia sub cultanea nele a quantidade de 100ml por dia, e assim estavamos fazendo, agora intercalo dia sim,dia não. De medicamentos dou 2 gotas de protovit e 2 ml de ranitidina, alimentação: Arroz+frango, batata, cenoura cozidas, leite com gema de ovo e açucar, danone, e agora estamos tentando a ração Royal Canin...faço o que posso para dar qualidade melhor de vida a ele que é minha paixão, mas não entendo porque de 2 semanas pra cá ele tem piorado, agora não pode relar a mão nele q ele chora,vai latir e chora,os pelos dele cairam muito e agora ele está super triste, comendo mal...hoje estou levando ao veterinario novamente para fazer exames de Ureia, creatinina e hematocrito para verificar as taxas, fazemos esses exames mensalmente,mas a minha maior duvida é em relação a soroterapia, o senhor acha correto soroterapia sub cultanea, não seria melhor intra+venosa?O tratamento está correto, o que mais posso fazer?

Denise disse...

Olá por favor gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma boxer de 8 anos e meio, e ha 3 semanas ela começou a passsar mal, ate que ela teve uma convulsao fortissima. Corremos para o veterinario e foi medicada. Depois voltamos e foi solicitado exame de sangue. Nele foi constatado Ureia 253, Creatinina 4,20 e Plaquetas 60.000. A veterinario disse que é insuficiencia renal (no entanto nao soube distinguir se era aguda ou cronica). No mesmo dia comecei a fazer o tratamento de soroterapia, ela aparentemente estava respondendo bem, se alimentando de raçao renal, bebendo muita agua e fazendo bastante xixi (ate entao antes dela passar mal, estava aparentemente normal). Após 5 dias de tratamento e 2 sessoes de soroterapia + remedios (Doxitrat, Chantinon, Metacell Pet) ela esta ok. No entanto em um domingo ela passou muito mal, vomitou e desde entao nao quer comer nada (esta a 6 dias sem comer) e nao quer tomar agua sozinha (somente se dermos na boca). Fiz mais 3 sessoes de soroterapia e refiz os exames de sangue, neste novo as plaquetas subiram para 256.000, Ureia baixou para 123 mas a creatinina subiu para 6,4 (aumentou muito em questao de uma semana). Voce acha que o tratamento esta correto? Uma internaçao neste caso causaria efeito? Ou apenas ira extender o problema dela? Creatinina alta deste jeito é possivel reverter? É normal esse aumento de creatinina mesmo com soroterapia em tao pouco tempo? Uma outra coisa ela esta com um inchaço proximo a uma das tetinhas, perto da vagina que nao conseguimos descobrir o que é, a 4 meses atras apareceu um corte no local profundo, mas muito suspeito, pois era fino e sem lesoes na laterais, um corte limpo e fino como se alguem tivesse empurrado um estilete no local (muito estranho pois nao temos conhecimento de que ela tenha se machucado). Tratamos como um ferimento, foi receitado antibiotico e antiflamatorio. Sera que tem alguma causa relacionada com a IR dela? O vet disse que só com biopsia para saber o que seria este inchaço mas ela nao esta em condiçoes para tal tipo de exame. Aguardo um retorno. Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Patricia, a primeira coisa é tentar fechar um diagnóstico, pois cada patologia tem um tratamento específico.
Converse mais com seu veterinário sobre o que está acontecendo e sobre outras formas de tratamento. Ok?
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Alicia, eu prefiro soroterapia IV nas crises e SC para manutenção.
Normalmente IRC não causa dor, portanto pode estar com algo diferente paralelamente ao quadro renal.
O que deu nos exames e o que o veterinário achou dele?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Denise, IR não costuma causar baixa de plaquetas, portanto isso pode estar vindo paralelamente ou ela pode ter apresentado outra doença que causou lesão renal tb.
A creatinina está bem alta para cães e provavelmente é isso que está deixando ela mal e sem se alimentar, pois fica num quadro de intoxicação.
Nessa hora não muda saber se a IR é crônica ou aguda e não tem regra para afirmar isso - o tratamento inicial é o mesmo.
Infelizmente existem cães que não respondem ao tratamento, mas eu recomendaria internação e medicação contínua por pelo menos uns 4 dias, para podermos observar a resposta dela.
A lesão dificilmente tem relação com o quadro, na minha opinião.
Mande notícias.
Daniel Lima

Aline disse...

Olá Doutor! Tenho um poodle de 4 anos e 10 meses. Em maio, foi diagnosticada uma gastrite leve; ele fez tratamento com omeprazol e a médica dele aconselhou trocar a ração para "Digestive Low Fat" da Royal Canin. Ele come dois pacotes, mas ela está em falta e eu perguntei à médica se poderia dar a "Intestinal" da Farmina e ela disse ok. Ele começou a comê-la no dia 07 de julho e quando foi dia 10 ele amanheceu sem apetite e à tarde começou a urinar muito e com frequencia, aumentou também a ingestão de água, à noite vomitou amarelo. Então, a médica dele pediu exames de sangue e urina cujos valores foram: ALT/TGP=83; ALT/TGO=153; creatinina=1,5; uréia=64; densidade da urina=1.010; PH da urina=8. A médica disse que é infecção e ele está em uso dese ontem de amoxacilina 250mg c/clavulanato de potássio e ainda xantinon. Só que ele ainda está urinando muito, bebendo muita água e não quer comer. Estou preocupada, isso pode evoluir para uma insuficiência renal? Há algum outro procedimento a ser adotado? Obrigada

Denise disse...

Obrigada doutor pelas explicaçoes. Conversei com a veterinaria que esta tratando do caso da minha boxer e ela disse que a essa altura uma internaçao nao faria diferença ja que a creatinina esta muito alta e o quadro avançado, o que só causaria estresse e sofrimento para ela. Entao ela me orientou a continuar com a soroterapia subcutanea a cada 2 dias ou dia sim dia nao conforme necessidade. Hoje (13/07) ja são 10 dias sem comer. Tentamos dar papinha de bebe, raçao batida no liquidificador colocando direto na boca dela e mesmo engolindo pouquinho depois de algumas horas ela vomita. Agua ela voltou a tomar muito pouco por conta propria, ela emagreceu horrores já da pra ver os ossos (e olha que ela estava relativamente gorda). Eu acredito fielmente que a IR dela tem origem de alguma outra doença, ja a veterinaria nao acredita nesta hipótese. Se puder vizualizar neste link: http://levelupinf.dominiotemporario.com/13072011383.jpg tem uma foto do acredito ser um tumor, ele começou a crescer em volta do machucado que lhe comentei que apareceu de forma estranha, antes estava somente inchado e agora com o progresso da doença o inchaço cresceu de forma assustadora e virou uma bola dura enrigessendo toda a area. Poderia ser este tumor a casa da IR dela? Teria algo relacionado a algum tumor na parte linfatica e assim se espalhando? Sei que muito em breve terei que fazer a eutanasia nela (estou me preparando emocionalmente para isso) mas gostaria muito de saber a causa do problema, pois nao me convenço que nao tenha nada relacionado a lesao da imagem mostrada. Obrigada

Angie disse...

Ola Doutor,

tenho um cão de 10 anos de idade, que de 5 dias para cá, quando urina, apartir da 3º vez, sai sangue, hoje inclusive saiu algo tipo coagulo.
Ele não tem mais nenhum sintoma, come e bebe normalmente, brinca, esta tudo normal com ele. Não noto que ele tenha dores ou algum sintoma a urinar, e já lhe fiz pressão na barriga a ver se ele se queixava e nada?

Será que me pode ajudar?? Ele habitualmente come ração.

O meu mto obrigado

Angelikalima@gmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Aline, dificilmente vai evoluir ou está relacionado com IR.
Recomendo continuar o tratamento prescrito e aguardar.
O quadro é um pouco estranho mesmo - se não melhorar, investigue mais um pouco com outros exames.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Denise, pode até ter, mas infelizmente isso não muda a nossa conduta.
Infelizmente, mtas vezes ficamos sem fechar um diagnóstico na medicina.
Fica bem e boa sorte com ela.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Angelica, o correto é levá-lo num veterinário para exame clínico e exames laboratoriais, principalmente de urina e ultrassom.
Daniel Lima

Josiane disse...

Olá Doutor!
Tenho um gato com problema de cálculo renal, ele se alimenta somente com ração royal canin urinary, porém agora ele voltou a apresentar estes sintomas de obstrução da uretra, levei ele na veterinária, ela tentou sondar ele, mas não conseguiu pois a uretra está muito inchada, ela está retirando a urina com uma seringa pela barriga dele, ela falou que se não conseguir sondar o meu gato, será necessário fazer uma cirurgia retirando o pênis e testículos do gato, gostaria de saber se esta cirurgia é eficaz, e se não existe nenhuma outra forma de resolver este problema sem a cirurgia??

Agradeço a atenção!!

Daniel Lima disse...

Oi Josiane, infelizmente a cirurgia é necessária nos casos de mta recidiva e as chances de sucesso são grandes, pois os cálculos dos gatos, chamados de plugs, normalmente ficam na ponta do pênis.
Mas só o médico que está acompanhando o caso que pode decidir pela cirurgia ou não. Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Alê Loturco disse...

Olá DR.Minha gatinha tem 13 anos e desde Abril desobrimos que está com insuficiência Renal,ela já fez duas trasfusões de sangue + a anemia não melhora...estou aplicando soro em casa para que ela não fique Stressada ela come bem faz xixi e toma agua normal,agora esta com a respiração prejudicada.O que posso fazer para amenizar o sofrimento dela?????
Obrigado

Vanessa disse...

Olá, Dr. Queria tirar uma dúvida.
Minha cachorrinha tem 6 anos, pesa 6kg, é sem raça definida. Descobri a poucos dias que ela está com insuficiência renal, só que congênita. Os rins dela tem má formação e ela está com anemia. A creatinina está 5,6 e a uréia 240.
Está com anemia, leucopenia e aumento nas plaquetas. Ela está bem, come e tudo certo. Foi receitado medicamento Kotestoril, mas não foi indicado a fluidoterapia. Estou preocupada qto a isso. Me disseram que é indicada só quando o cachorro está em estado grave. Gostaria de uma segunda opinião a respeito, se é necessária a fluidoterapia por estar elevado a uréia e a creatinina.
Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Pepa, o correto é retornar ao veterinário dela para novos exames e novo protocolo de soroterapia.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Vickynha, isso é muito individual, pois cada médico tem uma opinião com base na sua experiência. Eu sou a favor da fluidoterapia inicial, principalmente para sabermos como o animal vai responder. Ok?
Daniel Lima

Thiago Lima disse...

olá doutor... tenho um dálmata e a poucos dias ele passou 8 dias internado pois sua creatinina e sua uréia estavão alta devido a leptospirose, ele não está ainda 100% e devido aos custos precisei tirá-lo antes do término do trataeto, mas, ele está se alimentado bem, bebendo água e urinando bem. porém a alimentação é muito cara, pois a raçao renal está com preço elevado e eu gostaria de saber se tem outra forma de alimentá-lo, se não com a ração renal?

Daniel Lima disse...

Oi Thiago, a ração renal é a melhor opção, porém tb recomendo dietas à base de pescada branca ou salmão, mas gostaria que perguntasse antes a opinião do seu veterinário, pois foi ele que acompanhou o caso e cada organismo reage de uma forma. Ok?
Daniel Lima

Vanessa disse...

Boa noite, DR.
Cheguei a levar a minha cachorra em outro veterinário, para fazer a fluidoterapia. Entretanto, minha cachorra parecia que ia morrer.
Foi aplicado soro subcultâneo, nas costas, abaixo das costelas, fazendo com que houvesse uma bola grande do lado. O soro depois desceu para barriga dela, que ela não conseguia andar e chorava. Não podia tocar nela. Passei a noite toda acordada e ela ficou tremendo. Amanhã vai fazer uma semana que foi aplicado e ela ainda está com uma parte da "tetinha" inchada. Foi a pior experiência que tive com ela.

Vanessa disse...

Oi, Dr.
Eu resolvi fazer a fluidoterapia em minha cachorra. Foi a pior experiência que tive. A veterinária aplicou soro subcultaneo (70ml - ela pesa 5-6kg) atrás, nas costas abaixo das costas.
Na hora ficou uma bola, inchada, que depois desceu. Assim que desceu o soro, inchou a "tetinha" de minha cachorra, que nem conseguia andar. Ela sentia muita dor, tremia e ficou muito ofegante. Demorou uns 2 a 3 dias para ela voltar ao normal. Ficou mancando em decorrência da injeção.
Já faz uma semana que foi feito e ainda continua um pouco inchado a "tetinha".

Magali disse...

Olá doutor
Minha bichon frise operou da bexiga que estava cheia de pedras, gracas a Deus ela se recuperou bem da cirurgia hj mantenho ela com racao vegetariana e ela gosta de peixe, entao mudo um pouco entre pescada, saint piter e salmao. o salmao achei um pouco gorduroso. Eu gostaria de saber se o peixe saint piter pode ser dado pra ela.. Faz 2 anos da cirurgia e ela urina bem com essa dieta.Grata

Thiago Lima disse...

Olá Dr. Daniel... a IR do meu Dálmata é aguda, ele vai completar 4 anos em novembro deste ano. A veterinária que acompanha o caso dele disse que realmente tem que fazer o uso da ração renal, mas, há outros meios, que acabam dando muito trabalho para o preparo e sai no mesmo. Eu estou aplicando soro subcutâneo em casa todos os dias durante uma semana e depois vou alternar os dias até obter uma melhora considerável. Mas após uma semana que ele está em casa refez os exames e com o tratamento em casa a uréia teve queda de 194 para 114 e a creatinina um aumento não considerável de 3 para 3,3. Gostaria de saber se posso alimentá-lo de vez em quando com comida convencional "ele gosta bastante(cuzcuz com frango, arroz com sardinha pescada sem conservante, pão com leite)?

Daniel Lima disse...

Oi Vickynha, é uma pena ela ter ficado assim - eu nunca vi isso acontecer, ainda mais com uma quantidade baixa dessas; fluidoterapia subcutânea é uma técnica muito adotada por muitos veterinários.
Boa sorte por aí.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Magali, que bom ela estar bem controlada.
Os meus pacientes comem e nunca tive problema. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Thiago, por enquanto não é o correto; como a IR é aguda, espere ela passar e ele sair da crise. Ok?
Daniel Lima

Magna disse...

Primeiramente, gostaria de agradecer por este espaço de ajuda, pela disponibilidade do Dr Daniel em ajudar e dar uma opinião pra nós que passamos por dificuldades com nossos animais.

Bem, tenho um cocker com 13 anos, este ano, fez um quadro de tosse e cansaço, um raio X indicou cardiopatia+fibrose pulmonar, também hepatomegalia e possibilidade de tumor torácico. Com tratamento para cardiopatia, o quadro foi controlado, e estabilizou. Por esses dias, porém, estava prostrado e comendo pouco, levamos à vet que percebeu um quadro renal, porém, não teve sintomas mais sérios. Os exames indicaram que está com erliquiose, então iniciamos o tratamento com antibiótico e fluidoterapia, com 500ml de fisiológico 2x ao dia, via subdérmica. Minha preocupação é que este tratamento venha a piorar o quadro cardíaco, que está controlado, já que ele não está mais tomando furosemida. Hoje, ele está se alimentando normalmente, comendo ração normal com arroz sem tempero, está com comportamento normal, ou seja, não está apático nem prostrado, apenas um pouco de cansaço. Quais as chances de vir a ter um quasro de insufuciência renal crônica depois desse episódio? Desde já agradeço a atenção.

Daniel Lima disse...

Oi Magna, obrigado pela participação no blog.
Quanto ao seu cão, o quadro cardíaco pode piorar sim, mas infelizmente não temos saída, pois determinados tratamentos que são obrigatórios podem piorar doenças já existentes - o correto é tratar mesmo.
O quadro renal pode ser secundário à Erlichiose ou não. Se sim, ele normalmente é tratado e desaparece, mas temos que levar em consideração a idade dele, portanto o quadro renal pode já ser crônico e ter se manifestado junto com a doença, por acaso ou pode se tornar crônico sim, já que os rins já são 'velhos' e podem não conseguir reverter o quadro. Ok?
Espero ter ajudado e mande notícias dele.
Daniel Lima

neiverton disse...

Olá Dr, tenho uma cachorra q estava com insuficencia renal, ela veio a morrer com isso e ela tinha também pelepsia ela tomava gardenal duas vezes ao dia ela tinha 7 anos da raça pitbull queria saber qual a ipoteci qual foi o causador disso e o q eu deveria fazer e qual remedio poderia salva-lá ?

Daniel Lima disse...

Oi Neiverton, a IR pode ser por degeneração do órgão com o passar dos anos ou secundária a alguma outra doença, que normalmente não tem a ver com epilepsia. Ok?
O correto é seguir o tratamento instituído pelo veterinário do animal. Muitos animais com IR não reagem ao tratamento e acabam falecendo, pois é uma doença grave e fatal.
Aqui no blog não posso entrar em detalhes de tratamento e medicamentos usados.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa noite. Tenho uma shitzu de 3 meses e de uns dias pra cá ela tem apresentado uma certa incontinência urinária quando dou as refeições. Ela fica muiiiito feliz na hora de comer e exatamente nesse momento que ela deixa sair pequenas quantidades de xixi. O que seria isso?

Obrigada!

Renato disse...

Boa tarde, doutor

Meu gato passou por uma penectomia em julho, mas de lá para cá o "buraco" que lhe abriam fecha constantemente, pois cicatriza, sendo necessário abrir novamente para que possa urinar.
A veterinária dele não aventou a possbilidade de colocarmos um pênis de silicone, nem sabia que existia. O Sr. conhece este procedimento ?

Obrigado
Renato

Daniel Lima disse...

Alguns filhotes fazem isso quando ficam felizes e ansiosos, é normal. Na maioria das vezes acaba com a idade, pois eles controlam melhor as necessidades fisiológicas.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Renato, esse procedimento ainda não é utilizado de rotina pelos veterinários aqui no Brasil, mas já existem estudos e experiências positivas na prática.
Eu nunca fiz e não conheço detalhes. Ok?
Daniel Lima

Edna Lucia disse...

Oi Dr
Tenho uma cocker de 13a10m que pesava 11 kn 1 m atrás. Ela ja teve infecção urinária 3 vezes e uma vez a creatinina subiu para 1,6, uréia 64. Entrei com ração renal e le ficou ok dos exames citados mas o peso baixou para 9 kg. Um vet recomendou que continuasse com a ração renal acrescentando soja e Ketosteril. Estou com receio de usar esse remédio por muito tempo. O que acha?

Fernando disse...

Olá.
Vi que este tópico suscitou muita discussão e você tem sido bastante prestativo com as pessoas.
Resolvi pedir ajuda.
Temos uma poodle de 7,5 anos. Recentemente, ela teve uma crise de vômitos, com mau hálito, falta de apetite, perda de peso e tudo o mais.
Os exames, infelizmente, indicaram cratinina e uréia em altas concentrações.
O Ultra som indicou que, provavelmente, a causa da IR foi uma infecção ("pielonefrite?", o médico anotou).
Os leucócitos estavam em 27 mil, salvo engano.
Fizemos uma semana de soro, com cipro, B12, K, glicose...
A uréia caiu pra 125 e cratinina pra 3.6 (ou o contrário). Os leucócitos caíram pra 13.
Depois de 10 dias, subiram pra 220 e 4.2. Os leucócitos foram pra 14.
Então, fizemos mais uma dose de soroterapia, e o veterinário recomendou fazer uma vez por semana.
Em casa, ela tomou marbopet, por uns 15 dias. Como o antibiótico estava lhe irritando o estomago, passamos a dar um remédio para diminuir o enjôo.
E tem tomado Pro Rim, um remédio homeopatico da Real H, 3 vezes ao dia, além de Metacell pet, de manhã e à noite.
No início, ela não tinha anemia, mas na semana que fez soro e nos dias seguintes, não comeu nada, então teve uma anemia discreta. Pelo que o veterinário disse, o fato de não ter anemia é bom, assim como o fato de creatinina e ureia terem baixado.
A alimentação tem sido só à base de Ração renal, da Vet Life. Só que isso é complicado, pois ela nunca foi de comer ração, e sempre comeu muito pouco.
Como ela teve esta discreta anemia, eu insisto e faço ela comer, provavelmente mais do que ela comeria por si só. Tem alguns dias que estou dando ração na seringa, pra que ela coma e se recupere da anemia.
Naqueles dias que ficou sem comer, foi nítido que ela ficou fraca e sem força. Agora, já se pode notar uma melhora.
Tem dias que ela está animada. Tem dias que fica chateada.
Às vezes, ela come e depois, vomita, mas eu tenho a impressão de que ela "enjoa" da ração, que ela gostaria de comer outras coisas. Pra amenizar isso, eu tenho misturado água de côco com a ração dela, misturo às vezes umami (realçador de sabor japonês com pouquíssimo sódio), pra mudar um pouco o gosto.
Ah, eu às vezes dou um pouco de água de côco pra ela (como se fosse soro caseiro).

Amanhã vou levá-la tomar soro de novo, e fazer exames.
Mas gostaria de uma opinião sua sobre o caso.
Há algo mais a fazer?
Seria o caso de fazer soro mais vezes por semana até estabilizar melhor?
E o soro sob a pele, como aplica? Posso fazer em casa? Tem eficácia similar à do intra venoso?
É recomendado o Ketosteril para ela? E costuma dar bons resultados para baixar a creatinina e ureia em casos assim?

Quais as outras opções de ação?
Tem algum nefrologista bom em Brasília?

Fernando disse...

Ah, e seria importante fazer algum outro exame que seria importante fazer? Tipo, fósforo?

Daniel Bernabé disse...

Dr. Daniel, boa tarde! Meu nome é Daniel e tenho uma Rottweiler de 2 anos. A uma semana minha cachorra deixou de comer e beber, levei ela até uma veterinária que realizou o exame de sangue que apenas deu um pouco de anemia, mas mínima. Dois dias após levei ela até uma clinica para ser internada para tomar soro e realizar ultra-sonografia. Ontem ao visitá-la na clinicam senti uma angustia tremenda de ser tão incapaz de ajudar a quem amo muito. Ela me olhava como pedindo socorro. Decidi por tirá-la desta clínica e levá-la para os cuidados de uma veterinária que cuida dela desde pequena. Hoje foi feito a ultra-sonografia e realmente acusou o problema renal.
Nos exames de sexta feira de sangue, acusou uma creatinina de 12 e com todo mundo que converso tenho menas esperança de tê-la comigo.
Pergunto: estaria sendo eu egoista e continuar tentando salva-la e deveria deixa-la partir? Gastaria o que fosse para salvá-la, mas a amo tanto que deixaria partir se preciso for....Me ajude, não sei o que fazer....abraços

Daniel Lima disse...

Oi Lucia, eu nunca tive problemas usando ele por tempo indeterminado, apenas bons resultados no controle das crises. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fernando, eu recomendaria mais dias de medicações e soroterapia até ela sair da crise e voltar a se alimentar melhor.
O soro subcutaneo tem melhores resultados para o controle e não nas crises, mas isso depende de cada animal.
Qto ao medicamento, tb prefiro usar para o controle, tentando evitar outras crises. Mas sempre converse com o seu veterinário e siga o que vcs combinarem, pois é ele que está acompanhando o caso. Ok?
Vamos nos falando e boa sorte.
Daniel Lima

Fernando disse...

Olá.
Se eu dou água, em casa, além do normal, e ela ingere quando eu insisto, tem efeito similar ao do soro, no sentido de ajudar a eliminar as toxinas (U e C)?

Fernando disse...

E o que você considera "sair da crise"?

Daniel Lima disse...

Oi Daniel, não é comum uma cadela de 2 anos entrar nesse quadro de IR - ela pode ser congênita ou secundária a outra doença. Se existisse uma doença seria mais fácil a cura, já na congênita as chances de controle são poucas.
Eu sempre recomendo uns 4-5 dias de tratamento antes de tomar uma decisão, porém se ela não reagir, a eutanásia normalmente é a melhor saída, para acabar com o sofrimento do animal. Mas converse bastante com a sua veterinária para vcs decidirem tudo juntos. Ok?
Boa sorte e vamos nos falando.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Fernando, não tem o mesmo efeito do soro.
Sair da crise em IR quer dizer o animal estar clinicamente bem e os exames mais satisfatórios, mesmo não estando normais. Ok?
Daniel Lima

Edna Lucia disse...

Olá doutor

Tenho uma cocker de 13 a e 10m. Ela não mais tem útero e baço. Gostaria de sabe sua opinião sobre a periodicidade que devo submetê-la ao exame de ultra-sonografia, e RX do pulmão, eletro com vistas à prevenção. Eu a levo a um vet a cada 3 m, mas confesso que não estou segura, pois o que vejo muito em Belém é que os vets que conheço ainda são omissos na veterinária preventiva. A saúde dela é estável com uso de enalaprev e ração renal (uréia 37, creat 1). Antecipadamente, agradeço sua atenção

Daniel Lima disse...

Oi Lucia, recomendo realizar exames preventivos em um animal idoso a cada 4-6 meses, quando possível, porém além das imagens, recomendo exames de sangue como hemograma, função renal, função hepática e glicemia. Das imagens, considero o ultrasson abdominal mais importante, mas claro que se possível os outros tb devem ser feitos. Ok?
Boa sorte com ela e parabéns pela iniciativa de qualidade de vida, pois infelizmente a maioria dos proprietários tb não se preocupam com a medicina preventiva e qualidade de vida no paciente idoso.
Daniel Lima

Edna Lucia disse...

Dr Daniel
Sempre tratei minha cadela cientificamente e hj fizemos um RX de tórax de rotina.. Há uma mancha no pulmão esq sugestivo de nódulo (ela havia feito rx final de janeiro). Fizemos os exames de sangue e estão todos normais (pequena anemia, mas ela não tem baço) (leucócitos: 13.700). A vet vai começar amanhã uma medicação antibiótico mais cortisona, pois alega que há uma remota possibilidade de a medicação dissolver essa mancha no pulmão. Detalhes: minha cadela tem 13 anos e 11 meses e parece super saudável. Parece que aqui (Belém) não há quem opere a retirada desse nódulo. O que me sugeriria? Estou super-mal. Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Lucia, como ela está? Como respondeu às medicações?
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr. Daniel, tenho um gato siames de 7anos e 8 meses, a uma semana atras ele começou a vomitar um liquido branco pastoso e um amarelo, levei na vet e foi feito exame de sangue que acusaram creattinina de 4,4 e uréia de 77,5 a vet trocou a reção por uma renal e esta fazendo soroterapia, de tres em tres dias para , por quatro vezes, e depois em janeiro ira pedir novos exames, para ver se reduziu os valores. Logo de inicio parou de vomitar, e esta bem ativo, mas gostaria de sua opinião se somente com isso, sem remedio especifico, é o tratamento ideal. Agradeço a atenção. Silvana

Anônimo disse...

boa tarde, meu nome evylin anne tenho uma pequines de 12 anos apresenta ureia de 306 creatinina 1,5 hto 21% hem. 2,6 plaquetas 177.000 ela está com problema de pele desde de junho já vez vários raspados,já foi não só clínico mas também na dermato e hoje caminharam matereial para patologia não sei mais o que fazer já levei várias vezes ao vet em duas clínicas diferentes e especialistas... gostaria de saber se tem como reverter o quadro de ureia e como ????? desde já agradeço muito a possibilidade de desabafar.email farm.evylin@hotmail.com

Katia disse...

Dr. Daniel

Tenho um cachorro que provavelmente esta com insuficiência renal (ainda não foram feitos todos os exames para ter certeza, mas a veterinária disse que é quase certo que seja isso). Ele bebe muita água e urina muito. Gostaria de saber como é o tratamento para essa doença e se realmente tem cura.

Katia

Katia disse...

Dr. Daniel

Fiz um comentário há pouco sobre meu cachorro que esta provavelmente com doença renal. Gostaria de acrescentar que é um cachorro da raça poodle e ele tem 10 anos.

Katia

Anônimo disse...

Olá Doutor Daniel, bom dia! Meu nome é Adriana.
Minha cadela poodle de 6 meses, vinha a uns dias com falta de apetite, não queria saber da ração (papita) mas comia um pouco, entretanto, desde ontem não quer saber de comer e hoje, diante do quadro lhe dei um pedaço de carne cozida e ela vomitou. Ela tá espertinha, mas estou preocupada. O que ela pode ter?

Daniel Lima disse...

Oi Silvana, o caminho é esse mesmo. Como ele está?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Evylin, não é tão simples assim. Recomendo procurar um veterinário de confiança e dar continuidade. Como ela está?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Katia, como ele está? Insuf. renal nesta idade não tem cura, apenas controle.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Adriana, o correto é levá-la num veterinário de confiança para examiná-la. Podem ser muitas coisas. Ok?
Daniel Lima

Marisa Magalhães disse...

Boa noite Doutor Daniel Lima,
Tenho um galgo de 8 anos ao qual, recentemente, foi diagnosticado uma IR. Tudo começou quando notei que ele estava a perder peso, a beber muita água a e urinar dentro de casa. Levei-o ao veterinário e detectada a IR e um trombo numa artéria principal que não deixa o sangue circular com normalidade. Inicialmente a médica recomendou tratar a questão da IR e deixar a investigação do trombo para segundo plano. Deste modo, ele ficou um dia e meio internado a fazer fluidoterapia e quando teve alta a creatinina estava a 4.4. (antes da fluidoterapia estava a 4.9.). Ele voltou para casa com a indicação de passar a comer uma ração renal e tomar um comprimido por dia (Enalapril ratiopharm 5 mg). No primeiro dia reagiu bem à ração, mas depois de tomar o primeiro comprimido começou a ter uma diarreia muito intensa, a vomitar e deixou de comer a ração. A veterinária mandou parar com o comprimido e com a ração, para tentar perceber se a diarreia e os vómitos tinham origem em alguns desses dois novos elementos e mandou dar-lhe frango e arroz cozido e uma saqueta de FortiFlora por dia. Acontece que a diarreia não parou e teve que tomar uma injeção para parar com os vómitos. Entretanto foi deixando de comer e nem mesmo bife aceitava. E a diarreia não parou, e durante cerca de quatro dias esteve sempre muito intensa. Como deixou de comer e a diarreia não parou foi novamente internado para fazer fluidoterapia.
Assim, as últimas análises feitas deram os seguintes valores:
Proteínas: 4.6
Globulinas: 2.3
Fósforo: 17.9
Creatinina: 7.0
Albumina: 2.3

Dois dias antes e antes da fluidoterapia, os valores eram os seguintes:
Proteínas: 5.5
Globulinas: 2.9
Fósforo: 5.1
Creatinina: 7.2
Albumina: 2.6

A veterinária é da opinião que a fluidoterapia não está a resultar e que devemos começar a ponderar a eutanásia. Eu pedi que ele ficasse a fazer fluidoterapia mais um dia, para tentar perfazer os três dias e depois repetir a análise.
Queria ainda informar que ele ficou com o focinho super inchado, de repente. A veterinária fala da possibilidade dele estar a desenvolver úlceras internas ou ter alguma infeção que lhe tire o apetite, pois agora ele só come através de uma seringa, embora hoje tenha comido uns pedaços de frango cozinhado que eu lhe levei.
Em termos gerais o Kiko não aparenta estar bem, pois além do inchaço do focinho, está caído, só sai do ninho para fazer as necessidades, só come através de uma seringa, embora as fezes já pareçam estar a melhorar um pouco. Mas julgo que é natural ele estar fraco se não se alimenta bem e se realmente tem alguma ferida ou infeção interna, também deve ser natural rejeitar a comida, não?
Perante todo este cenário, gostaria de saber se não há mesmo nada a fazer, se o tal trombo que lhe foi detectado poderá estar na origem de tudo isto (por não deixar o rim receber o sangue que deveria), se não há nenhum medicamento que ele possa tomar para a IR e, o que mais me intriga, se já devemos mesmo começar a pensar em eutanásia, com base em apenas três dias de fluidoterapia.
Dr. Daniel, pedia-lhe um conselho o mais rapidamente possível, já que amanhã terei que dizer à médica qual a minha decisão. Receio que se os valores da creatinina se mantiverem quase inalteráveis ou descerem muito pouco ela recomende a eutanásia e eu não sei o que fazer. Não queria tomar a decisão de o eutanasiar e depois vir a saber que afinal poderia ter feito mais alguma coisa para o ajudar. É claro que eu só o quero manter junto de mim se lhe puder proporcionar uma vida com qualidade e por isso peço a sua ajuda para tomar uma decisão e saber o que fazer.
Muito obrigada!
Marisa Magalhães

Daniel Lima disse...

Oi Marisa, realmente é uma situação delicada, pois ele me parece bem ruim - a insuf. renal é muito ingrata mesmo, como nos humanos. A fluidoterapia e medicação suporte realmente é o mais importante enquanto eles estão urinando.
Existem alguns medicamentos que podem ajudar no controle, mas não em crise.
Eu não sou a favor da hemodiálise em animais, pois nunca tive bons resultados e o sofrimento é muito ruim para o bicho.
Quando o animal não responde, infelizmente partimos para a eutanásia mesmo. Mas se você ainda tem dúvidas na decisão, recomendaria conversar com a sua veterinária para deixá-lo internado mais dias com todas as medicações possíveis e muita fluidoterapia; tb várias tentativas de alimentação diferente, como por ex. arroz com frango, carne ou peixe, carne crua, papinha nestlé etc. Acho que nessas horas vale tudo. Ok?
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá Doutor, tenho uma poodle de dois anos que deu cria há 45 dias, mas mesmo antes disso, ela começou a fazer MUTIO xixi, muito mesmo, de coloração clara. Também sempre bebeu muita água. Até aí tudo bem, mas andei fazendo uns testes e reduzi a água e fiquei abismada porque ela inda faz MUITO xixi. Agora estou muto preocupada. Pode ser indício de algum problema renal? Vejo que os câes que são amiguinhos dela não fazem tanto xixi e o xixi é mais concentrado. Por favor, Dr me dê uma luz!Muito obrigada! Ass. Amiga.

fergmarque disse...

Olá doutor, tenho um rotweiller de quase 6 anos, estamos medicando ele com doxiciclina devido suspeita de febre do carrapato, 34.000 deu o resultado das plaquetas.e função renal 6.0 creatinina.
está visivelmente com o baço inchado.
Como saber se é IR sendo que os sintomas da doença do carrapato se confundem com a IR?
Obs: Ele não apresentou vomito nem diarreia.
Me ajude, ja fui a dois veterinarios e nenhum diagnostico conclusivo

Gabriela disse...

Olá Daniel,
Tenho um rottweiller fêmea de 1 ano e 10 meses diagnosticada desde agosto de 2011 com insuficiência renal crônica (provavelmente, devido a má formação dos rins - ela era a menor filhote da ninhada, eu a escolhi por isso). Ela tomou soro e vários remédios para controlar a infecção que apresentava e melhorar o funcionamento dos rins. Hoje ela come ração especial para cães com esse problema e está mais animada e disposta mas continua muito abaixo do peso (está com + ou - 30Kg) e frequentemente deixa de comer a ração (mas como guloseimas ou o q a gente estiver comendo se oferecermos). Meu veterinário diz que é consequência do problema dela. Gostaria de saber se há algo que posso fazer para melhorar a qualidade de vida dela e fazê-la ganhar peso. Eu e meu marido passeamos com ela frequentemente (cerca de 20 min/dia) mas fico muito preocupada em vê-la tão magrinha e tenho medo de ficar fazendo-a caminhar ou dar outras comidas além da ração e ela acabar piorando. Meu marido anda querendo comprar dessas rações mais baratas, já que ela não pode comer muitas proteínas e só come a ração dela quando a fome aperta muito. Por favor, me ajude com alguma sujestão, estou muito confusa com o grande número de informações da internet e tenho medo de trocar de veterinário e ser ainda pior. Desde já, obrigada

Anônimo disse...

Dr Daniel,

Minha cachorrinha teve uma insuficiência renal depois de uma piometra. Ele estava com os valores muito altos, a uréia estava 310, e creatinina 6.2. Eu tive que levá-la pra fazer hemodiálise e ela ficou 4 dias internada. Desde o dia 23 de novembro ela está em casa.
A hemodiálise foi recomendação do medico dela, pois ele não acreditava que ela poderia sobreviver depois da cirurgia apenas com o soro. E realmente a hemodiálise foi o que a salvou. Como ele disse era um risco, mas ela tinha mais chances de reagir bem ao tratamento lá do que apenas com o soro.
Agora, ela está super bem e já engordou 2 quilos e meio e está comendo a ração renal e tb um pouco de arroz com legumes e frango,sem sal. As taxas dela voltaram ao normal, ela está com 0.9 de creatinina e 70 de uréia. Porém, ela está com uma infecção que não está cedendo. Estou assustada. Os leucócitos dela estão em 33.100 e destes, 2400 são linfócitos. Antes ela tratava de uma cistite mas já foi curada. Ela já tomou 5 antibióticos desde o dia 23 de novembro até agora, no dia 14 de dezembro ela fez um ultrassom e acusou cistite. Mas no exame de urina não acusa bactérias.
Como o veterinário dela está viajando fiquei muito preocupada e a levei numa outra veterinária que acha que os linfócitos estão altos porque ela tomou soro sub-cutaneo durante muito tempo, já que desde o dia 23 de novembro ela tem tomado soro 2x ao dia, depois passou pra 1 x por dia, depois em dias alternados, 2x por semana até que finalmente agora parou de tomar, pois ela está mantendo as taxas boas.

A medica disse que ela deve abaixar os linfócitos sozinha e caso isso não aconteça temos que investigar melhor, mas que ela não acredita que ela tenha mais alguma infecção. É normal ela estar com este numero tao elevado? A medica disse que os linfonodos dela não estão aumentados, mas que o soro pode aumentar os linfócitos ao deslocar a pele do animal. O senhor acha que deve haver outro motivo ou que devo fazer outros exames? Estou com receio de tantos antibióticos fazerem mal ao rim dela.

Agradeço qualquer palavra sua.

Daniel Lima disse...

Amiga, dificilmente um cão aparentemente saudável vai ter doença renal tão jovem. A quantidade de água ingerida e a quantidade de urina produzida podem variar conforme cada indivíduo. Ok?
Se está com dúvidas, procure um veterinário de confiança e faça um check up. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi fergmarque, doenças transmitidas por carrapatos podem desencadear uma IR aguda.
O correto é tratar a doença, fazer tratamento suporte para os rins e refazer os exames para ir controlando. Converse com seu veterinário.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr Daniel,

Minha cachorrinha de 8 anos teve uma insuficiência renal depois de uma piometra. Ele estava com os valores muito altos, a uréia estava 310, e creatinina 6.2. Eu tive que levá-la pra fazer hemodiálise e ela ficou 4 dias internada. Desde o dia 23 de novembro ela está em casa.
A hemodiálise foi recomendação do medico dela, pois ele não acreditava que ela poderia sobreviver depois da cirurgia apenas com o soro. E realmente a hemodiálise foi o que a salvou. Como ele disse era um risco, mas ela tinha mais chances de reagir bem ao tratamento lá do que apenas com o soro.
Agora, ela está super bem e já engordou 2 quilos e meio e está comendo a ração renal e tb um pouco de arroz com legumes e frango,sem sal. As taxas dela voltaram ao normal, ela está com 0.9 de creatinina e 70 de uréia. Porém, ela está com uma infecção que não está cedendo. Estou assustada. Os leucócitos dela estão em 33.100 e destes, 2400 são linfócitos. Antes ela tratava de uma cistite mas já foi curada. Ela já tomou 5 antibióticos desde o dia 23 de novembro até agora, no dia 14 de dezembro ela fez um ultrassom e acusou cistite. Mas no exame de urina não acusa bactérias.
Como o veterinário dela está viajando fiquei muito preocupada e a levei numa outra veterinária que acha que os linfócitos estão altos porque ela tomou soro sub-cutaneo durante muito tempo, já que desde o dia 23 de novembro ela tem tomado soro 2x ao dia, depois passou pra 1 x por dia, depois em dias alternados, 2x por semana até que finalmente agora parou de tomar, pois ela está mantendo as taxas boas.

A medica disse que ela deve abaixar os linfócitos sozinha e caso isso não aconteça temos que investigar melhor, mas que ela não acredita que ela tenha mais alguma infecção. É normal ela estar com este numero tao elevado? A medica disse que os linfonodos dela não estão aumentados, mas que o soro pode aumentar os linfócitos ao deslocar a pele do animal. O senhor acha que deve haver outro motivo ou que devo fazer outros exames? Estou com receio de tantos antibióticos fazerem mal ao rim dela.

Agradeço qualquer palavra sua.

Daniel Lima disse...

Oi Gabriela, realmente é uma situação delicada. A IR crônica deixa o animal magro, com menos massa muscular, devido ao mal funcionamento dos rins. Provavelmente ela vai continuar convivendo com essa doença sempre e pode entrar em outras crises - é uma doença muito ingrata.
A alimentação específica é fundamental no controle da doença. Ok?
Realmente, existem muitas informações ruins e erradas na internet - precisamos tomar muito cuidado e saber se a fonte é confiável. Por td isso, que sempre recomendo a vcs ter um veterinário de confiança para tentar sanar todas as dúvidas.
Vamos nos falando e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi anônimo, a piometra pode levar a uma IR aguda, que na maioria das vezes é revertida, seja com soroterapia ou com a hemodiálise.
Realmente esses leucócitos altos não deveriam permanecer após tanto antobiótico, pelo menos é assim que vejo na minha experiência.
Se ela aparentemente está bem, acho que deveria esperar um pouco para refazer os exames e, se manter a infecção, investigue um pouco mais com outros exames. Converse com a veterinária dela sobre td isso.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Doutor, peço desculpas porque postei errado logo acima.

O numero de leucócitos da minha cachorra é de 33.100, destes:

18% são segmentados (5.958),
73% são linfócitos (24.163),
4% são eosinófilos (1.324))
4% são monócitos (1.324)
1% são bastonetes (331).

Ela tomou todos estes antibióticos na respectiva ordem:

Convenia - no pós operatório da piometra

Cloridrato de Cefepima logo após a hemodiálise quando ainda estava com infecção

Synulox - durante 10 dias

Norflagen - durante 1 semana

Marbopet - durante 8 dias

E agora está tomando Trissulfin.

Estou apavorada com tantos antibióticos e fico preocupada se for outra doença grave. Por favor, me ajude, o qu epode causar tantos linfócitos altos assim? Seria mesmo uma infecção?

Ela está comendo bem, se alimentando normalmente, as fezes estão boas, ela brinca e aparentemente está ótima.

Obrigada, sucesso na sua carreira, eu inclusive estou indicando seu blog até aos veterinários e as pessoas que conheço para esclarecerem dúvidas! O senhor é uma pessoa do bem e merece muitas bênçãos e realizações em sua vida!

Abraço fraterno e cordial!

Daniel Lima disse...

Boa noite, em relação à cadelinha que teve piometra, respondi logo acima para vc. Eu realmente acho estranho esses leucócitos altos, porém esse excesso de antibiótico é ruim para ela.
Ela estando aparentemente bem, esperaria um tempo para refazer os exames e, se necessário, investigaria mais depois.
Obrigado pela participação aqui no blog!
Abs,
Daniel Lima

Edna Lucia disse...

Boa noite Dr

Minha cadela (recentemente fez 14 a) tem tumor no pulmão de 4,2 cm Resolvi submetê-la à quimio com platamine. Estou com medo. Ela usa ração renal e/ou i/d e a creatinina está 1, uréia=34. Quando se submeteu a tomografia com contraste e anestesia geral, a crea subiu para 2,4 ( detalhe ela estava com diarréia com sangue eleucócitos 23 mil e estava fora da dieta de ração, comendo carne há 3 dias). Atualmente ela está super-bem, comendo bem as rações e super-ativa. Qual sua experiência sobre nefrotoxidade com platamine? Estou muito ansiosa

deia disse...

Boa noite, Dr Daniel,

O meu nome é Andrea. Sou a dona da cocker de 8 anos que comentei ontem, a que teve piometra e fez hemodiálise em novembro.

Fiquei muito feliz por vc ter me respondido. Agradeço demais sua preciosa atenção e suas dicas.

Hoje a minha cachorrinha está tomando a segunda caixa de Trissulfin. Estou muito preocupada com tantos antibióticos e temo que isso possa vir a prejudicá-la. Mas acho que não devo interromper o tratamento dela, já que ela ja´tomou uma caixa inteira, ela toma 2 comprimidos pela manhã e mais 2 comprimidos a noite.

Como eu disse ela está aparentemente muito bem, se alimentando normalmente, correndo, latindo e brincando. Como o médico dela viajou fiquei super confusa e levei-a em outra veterinária e como ela disse que eu já havia iniciado com o medicamento que agora continuasse. Vou terminar essa caixa e depois refazer os exames. Recuso-me a dar qualquer outro antibiótico a ela se os valores dos leucócitos e linfócitos dela não abaixarem. Fico com medo dela ter algo grave. A medica disse que caso não abaixem precisa fazer exames nos linfonodos, mas diz que nem está cogitando esta possibilidade, porque ela não apresenta nenhum aumento em nenhum deles.Uma outra suspeita tb é que ela teve otite, mas a semana passada já estava usando Otomax, e ela a examinou no sábado e disse que se tinha algo já não tem mais nenhuma inflamação ou infecção no ouvido.

Vc acha que devo interromper imediatamente os antibióticos dela ou vou até o fim já que faltam apenas mais alguns dias? Fico muito apavorada com esses remédios.

Assim que ela refizer os exames eu venho dizer como ela está e o resultado deles.

Desde ja´agradeço por toda sua atenção.

Daniel Lima disse...

Oi Lucia,a Platamine é contra indicada para pacientes renais crônicos e pode gerar aumento da creatinina sanguínea em pacientes não renais, porém muitas vezes pode ser reversível com tratamento suporte. Existem tb outros efeitos tóxicos da droga, como qualquer quimioterápico.
Não tenho experiência clínica com essa droga - faço muito pouca quimioterapia nos meus pacientes. Ok?
Vamos nos falando e mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Andrea, recomendo continuar até o fim do tratamento prescrito pelo médico dela.
Não faça os exames já, pois acho que vai confundir mais as coisas - como ela tá bem, espere um tempo. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Rachel disse...

Doutor Daniel, tenho um labrador que está com 9 anos e há 2 dias foi diagnosticado com insuficiência renal. No exame laboratorial a Cretinina deu 3,2 e a Uréia 118.
A veterinária que o atendeureceitou ranitidina e Pro-Rim Spray e pediu novos exames em 15 dias.
Gostaria de saber se o quadro dele já está muito avançado e se seria o caso de fazer algum outro tipo de medicação.
Muito obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Rachel, os valores estão altos e muito provavelmente é um começo de IR crônica, levando em conta a sua idade. O tratamento varia muito de animal para animal, dependendo do seu estado clínico, portanto não posso opinar sobre isso sem estar acompanhando o caso dele. Ok?
Não tem experiência com esse medicamento homeopático, pois nunca usei.
Mande notícias.
Daniel Lima

deia disse...

Boa tarde, doutor.

Ontem a minha cachorrinha teve vômito pela manhã, acredito que é devido ao antibiótico e eu a levei na medica veterinária, já que o medico dela está viajando.
Lá ela medicou com Plasil injetável e receitou Vetol, 18 gotas de 8 em 8 horas, durante 3 dias. Ela tb acabou colhendo sangue dela,
pra eu me tranquilizar de que o rim dela estava bom e o resultado já saiu.

Eu estou com o resultado agora em mãos:

A ureia dela está em 68 e a creatinina em 1.0. O hemograma dela mostra que as hemacias diminuiram um pouco,
por isso ela tb está tomando eritropoetina, de 2 em 2 dias, as plaquetas antes estavam em 270.000,
agora subiram pra 303.000.

Leucócitos: 19.300

Segmentados: 21% 4.053 / uL

Linfócitos: 74% 14.282 / uL

Eosinófilos: 4% 772 / uL

Monócitos: 1% 193 / uL

Obs: Presença de rouleaux e linfócitos reativos.

Não sei o que significa isso, rouleaux e nem linfócitos reativos, mas em vários outros exames dela tb tem escrito essa observação.

Queria comentar que a minha cachorra toma 2 medicamentos homeopáticos: o Pro-Rim,da Real H e o Fator Renal da Arenales. Além desses, ela toma Acetilcisteina pois a médica disse que é um antioxidante para os rins, ela toma 2ml, 2x por dia, Ranitidina 1/4 comprimido, 20 minutos antes do antibiotico. Ela tb toma Fortekor-5, 2 comprimidos ao dia e Metacell, 1ml, 1x ao dia. Eritropoetina 0,3 ml subcutaneo de 2 em 2 dias. Agora vou procurar comprar o Ketosteril pra ela.

Depois que ela tomou o Plasil ontem ela não vomitou mais. Ontem liguei à médica que fez a hemodialise nela e ela me deu uma bronca pelo telefone e disse que eu devo continuar dando o soro pra ela. Eu não queria ter de aplicar
mais soro, e os veterinários daqui acham que ela não precisa, mas agora, depois da bronca, acho que vou dar pelo menos 1x por semana, ou até 2x por semana. Não queria pois fico com dó dela ficar sendo espetada tantas vezes. Ela já tomou tanto soro. O médico dela que a acompanha fala que quando o animal está mantendo bem as taxas ele não precisa tomar soro, já a médica que fez a hemodiálise acha que a tendência é ir aumentando a uréia e a creatinina. Eu estou muito confusa e fico triste de ter de dar soro novamente a ela. :(

Os linfócitos dela continuam altos, embora os leucócitos estejam mais baixos. O que o senhor acha?

Um abraço cordial,

Andrea.

ajuda disse...

Dr.eu tinha uma gatinha persa que eu peguei de uma amiga ela já tinha uns 7 anos ai eu cheguei em casa ela tava morta dura dura com os olhos abertos e linguá roxa roxa um pouco pra fora, eu afia notado que ultimamente aparecia uns vômitos pela casa, como se ela tivesse comido muita ração e colocado pra fora.De que que o sr acha de ela moreu ????

Daniel Lima disse...

Infelizmente, não temos como saber qual a causa da morte, apenas uma necrópsia poderia ajudar.
Daniel Lima

Unknown disse...

O meu cão de 13 anos tem IR, incontinência, valores de cretinina e ureia elevados, leishmaniose.
Lesão na coluna que lhe comprime nervo, causada por possível queda ou mau jeito q dificulta a locomoção das patas traseiras e é tb responsável pelo problema urinário tendo aumentado a bexiga de tamanho q ocupa quase a parte abdominal.
Está a fazer tratamento para a leishmaniose e fluidoterapia para avaliar novamente os valores de creatinina e ureia.
Apresenta tb embora em menor grau, incontinência das fezes e as mesmas são escuras. Vomita com frequência. Tb. toma trocoxil mensal.
Deixou de se deitar no jardim apenas se deita na cama e urina sem se aperceber.
Haverá forma de travar tudo isto? Resolver a incontinência urinária é possivel?
Estou desesperada pq adoro o meu cão e não quero q ele sofra. Ajude-me por favor.
Maria Monteiro

Daniel Lima disse...

Oi, Maria Monteiro, a situação dele é muito delicada e grave, pelo que me perece.
Apenas o tratamento da Leishmaniose e o controle da IR, dia a dia, vai poder nos dizer como ele vai responder, pois cada animal reage de uma forma.
Vá mantendo contato com noticias dele.
Daniel Lima

janaina pereira disse...

Meu nome é Janaina. Vendo 45 comprimidos de Ketosteril a R$180,00, dentro da validade. Minha cachorrinha Princesa, que morreu em 31 de maio, usava, e preciso vendê-los para pagar o que estamso devendo do tratamento dela.
Ela também usava o Hemax Eritron uma injeção para anemia. Tenho 2 caixas fechadas, de 2ml cada. Vendo a R$25,00 cada uma
Moro em SP, na Liberdade.
Quem estiver interessado pode entrar em contato comigo no email janaredatora@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Obrigado pelo contato, Janaina.

Daniel Lima

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 562 de 562   Recentes› Mais recentes»