terça-feira, 30 de outubro de 2012

O calor e as alergias em cães

Muitos donos de cães associam o calor com o aumento das alergias e muito prurido (coceira). Isso faz sentido??? De certa maneira, sim... Vamos falar um pouco sobre tudo isso....

Como já foi dito aqui no blog, os cães podem ser alérgicos a ectoparasitas (pulgas e carrapatos), alérgicos alimentares e/ou atópicos (alérgicos à grama, poeira, pólen de determinada flor, perfume, determinado tecido (lã, linho etc.), produto de limpeza etc.). 

Como nas épocas de calor aumenta bastante o número de ectoparasitas e a grande maioria dos cães alérgicos são alérgicos a ectoparasitas, faz sentido a afirmação acima. Mas é bom deixarmos claro uma coisa, coceira por excesso de pulgas é diferente de alergia à pulga, pois o cão é alérgico à saliva da pulga, portanto basta uma pulga picar para desencadear todo o processo alérgico. E não basta usar qualquer proteção anti-pulgas, existem produtos específicos para o quadro de DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas). E claro que não é tão simples assim, consulte sempre o seu veterinário de confiança, pois é a única pessoa que pode lhe orientar corretamente sobre todos os detalhes.

Muitas raças, como por ex., Labrador Retriever, Golden Retriever, Beagle, Cocker Inglês, Pastor Alemão, dentre outros, são predispostos à alergia e adoram, nessas épocas de calor, deitar no molhado, andar na chuva, molhar patas e focinho no bebedouro, entrar na piscina, enfim, a pele ficando mais úmida, aumenta a chance de infecção bacteriana e fúngica secundárias, piorando assim os quadros alérgicos. Isso tudo também ajuda a fazer sentido a afirmação acima.



Bom, acho que já deu para ter uma ideia de alguns porquês da afirmação "A alergia do meu cão piora no verão", dita por muitos donos de cães alérgicos, controlados ou não, diagnosticados ou não.

E claro que eu não podia deixar de reforçar que, ultimamente, estamos nos deparando cada vez mais com cães alérgicos. A atopia já está sendo considerada também de fator hereditário, principalmente em algumas raças, como Lhasa Apso, Shih-tzu, Yorkshire Terrier, Retriever do Labrador, Golden Retriever, dentre outras predispostas. 

O diagnóstico e o controle de um cão alérgico não é fácil. Os pacientes costumam passar por muitos veterinários sem resultados positivos. Recomendo, para qualquer dermatopatia (doença de pele), procurar um veterinário que atenda dermatologia, para melhor encaminhamento do quadro e orientações. Algumas doenças de pele são muito 'chatas' para todos e claro que, principalmente, para os próprios bichos. Não esqueçam disso... Fica a dica.

Espero que o post tenha sido esclarecedor, principalmente para vocês que sofrem com seus cães alérgicos.