segunda-feira, 1 de abril de 2013

A importância da Medicina Preventiva em cães

Hoje vou falar de uma área pouco falada na medicina veterinária, porém de grande importância, chamada de medicina preventiva.

Infelizmente, muitos veterinários só pensam em tratar, tratar, tratar,..., esquecendo de prevenir. Como diz uma velha frase: 'Prevenção é o melhor remédio.'

Eu pratico em meus pacientes e o resultado é sinônimo de saúde e tranquilidade.



Bom, vou tentar resumir e passar as informações mais importantes para vocês.

Quando falamos no assunto o que vem na cabeça de todos é prevenção de doenças, e de certa forma isso é correto. Nem todas doenças podem ser prevenidas, porém um organismo saudável ajuda a minimizar danos causados por doenças mais graves. Curar uma doença tem o custo mais alto e riscos maiores para o animal, além do mal estar causado, dores, perda da qualidade de vida e outras coisas ruins para o cão e os familiares que gostam dele.

Prevenir uma doença ou uma crise é impedir com que ela se manifeste ou chegue de uma forma mais branda, gerando melhor saúde para o cão. É muito ruim para os donos, ver seu cão doente ou com dor, deixando ele apático, sem apetite etc.

Vou citar algumas doenças que podem ser prevenidas: Doenças causadas por carrapato, crises de coluna, verminoses, algumas doenças de pele, Parvovirose, Cinomose, Leptospirose, torção gástrica em cães grandes e gigantes, traumas por acidentes dentro de casa, intoxicação por plantas tóxicas, dentre outras tantas. 

O primeiro passo é ter um veterinário de confiança que auxilie na compra do filhote ou na adoção. Esse veterinário pode acompanhar o cão por toda a vida, sabendo de todo o seu histórico, e principalmente, dando dicas sobre manejo, alimentação, rotina na casa, escovação, banhos, vacinação, vermifugação, atividade física etc. 

A medicina preventiva não é feita somente com medicamentos ou produtos de rotina, mas também com o manejo do cão, incluindo tudo que disse acima, que é muito importante. Consultas e visitas de rotina, junto com exames necessários ou determinados procedimentos, também são de extrema importância.



Lembrar sempre que cães idosos precisam de atenção dobrada.



Espero que tenha ajudado bastante e o suficiente para manter os cães com muita saúde e qualidade de vida, sempre alegres e ativos.

Nenhum comentário: